Aeroportos Inteligentes: Como a tecnologia está transformando a forma de viajar

Parque Bondinho Pão de Açúcar promove semana especial para as crianças em outubro
13 de outubro de 2022
Queda capilar: Dra. Luciana Passoni explica o que pode ser e quais as novas tecnologias para tratá-la
13 de outubro de 2022

Startup que explora a era 4.0 promete revolucionar o mercado aeroportuário

Os aeroportos são infraestruturas bastante complexas e, portanto, com grandes oportunidades de aplicação de tecnologias que aprimoram não só a segurança, mas também a experiência de passageiros e fornecedores.

Atualmente, o mercado aeroportuário já busca recursos que tornam as atividades mais rápidas e eficientes, com o intuito oferecer um atendimento de qualidade para um fluxo cada vez maior de pessoas. Os chamados “aeroportos inteligentes” são exemplos de como a tecnologia pode transformar a forma de viajar, com operações mais eficazes e planejadas com precisão.

Dimensão do mercado

Para se ter ideia, dos vinte maiores aeroportos da América Latina, nove estão localizados no Brasil. Eles estão em Guarulhos, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Confins, Campinas, Porto Alegre e Salvador.

O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, o maior do Brasil e da América do Sul, registrou em 2019 a movimentação de 43 milhões de passageiros e mais de 291 mil pousos e decolagens. Hoje, com o avanço das imunizações contra a Covid-19, a demanda por viagens na América Latina já alcança os níveis pré-pandemia. De acordo com dados divulgados pelo ACI (Conselho Internacional de Aeroportos), em agosto de 2022 a região Sul do continente americano registrou um tráfego aéreo apenas 1,7% inferior aos valores do último ano antes da origem do Coronavírus.

A gestão desse grande volume de informações é algo bastante desafiador e, por isso, a startup EVOLV desenvolveu soluções que transformam os processos tradicionais de armazenamento de dados. “As ferramentas que promovem a disponibilidade e sincronicidade de informações em tempo real já são consideradas grandes aliadas no processo de tomadas de decisão, principalmente em caso de imprevistos. Através da união de conceitos da Inteligência Artificial e IoT, as tecnologias geram um grande potencial de crescimento e otimização para o mercado”, explica Leandro Simões, CEO e Co-fundador da EVOLV.

A instalação de sensores permite o monitoramento de escadas rolantes, elevadores e esteiras, bem como a contagem de pessoas em banheiros, o controle de índices de ruído, qualidade do ar, temperatura ambiente e sistemas de refrigeração. “Durante o contexto da pandemia, por exemplo, a disponibilidade desses dados foi fundamental para evitar aglomerações e, também, otimizar o planejamento das operações para minimizar o contato humano”, ressalta o CEO.

Impactos na operação e na gestão dos aeroportos

A análise desses dados pode ajudar a reduzir despesas operacionais dos aeroportos, uma vez que viabiliza a implementação de manutenção preditiva, evitando a quebra e paradas desnecessárias para reparos. Sem contar na maior eficiência no monitoramento de ativos e na mitigação de riscos.

Acerca dos impactos na operação, o CTO da EVOLV Tecnologia, startup de Campinas especializada no aumento de eficiência de processos operacionais usando IoT e Inteligência Artificial, Benedito Fayan, também destaca: melhor prestação de serviços aos usuários, otimização de custos nos processos de facilities, manutenção, aderência e rastreabilidade para indicadores da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

“Com esses dados, as equipes gerenciais podem reduzir o trabalho de back-office para geração e acompanhamento desses indicativos. A disponibilidade de todas essas informações também é essencial na tomada de decisão em tempo real para mitigar problemas, não sendo mais necessário esperar dias ou até meses para compilação e análise desses dados”, explica Fayan.

Melhor experiência, segurança e planejamento

A modernização dos sistemas de monitoramento em aeroportos com o uso de sensores que utilizam tecnologias de Inteligência Artificial e IoT traz ferramentas que aprimoram toda a experiência do passageiro, com mais segurança, pontualidade e qualidade dos serviços prestados.

Todas essas informações também abastecem as equipes gerenciais, que podem tomar decisões com mais agilidade, antecipar problemas e planejar como o aeroporto pode aumentar a sua capacidade e absorver um maior fluxo de pessoas.

Diante dessas novas necessidades de automação e controle, os aeroportos têm passado por esse processo de transformação digital, inovando seus sistemas e trazendo mais tecnologia de ponta para além das aeronaves das companhias. “A busca por inovação deve ser constante. Este é um setor que tem grande potencial para inovar cada vez mais e transformar a experiência das milhões de pessoas que passam por eles todos os anos”, reforça Fayan.

Sobre a EVOLV

A EVOLV é uma startup especializada no aumento de eficiência de processos operacionais usando IoT e Inteligência Artificial. Com milhares de sensores espalhados pelo Brasil, a empresa é formada por um time sênior de aficionados por tecnologia. Seus fundadores foram os pioneiros em IoT no Brasil e possuem mais de 20 anos de experiência como executivos nos setores de Telecomunicações e Infraestrutura. Para conhecer mais sobre a solução EVOLV, acesse o site https://evolvtec.com.br/.

Photo by Anete Lūsiņa on Unsplash