Aeroporto de Curitiba é o melhor do País na avaliação dos passageiros

Tendências de óculos solares para o Carnaval
1 de fevereiro de 2018
Luxo, arte e história presentes em 9 castelos na Holanda
1 de fevereiro de 2018

Dos 38 indicadores analisados no terminal, 33 tiveram notas acima de 4,00. Em 2017, esta foi a segunda vez que o Terminal paranaense ficou em primeiro lugar no ranking geral na avaliação trimestral

Na Pesquisa de Satisfação do Passageiro do 4º trimestre de 2017, realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério dos Transportes, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), alcançou a nota 4,77 em satisfação geral, em uma escala de 1 a 5, sendo 1 para “muito ruim” e 5 para “muito bom”. Com isso, o aeroporto foi considerado o melhor avaliado do período, segundo a opinião dos entrevistados.

Acesse o relatório aqui.

No último relatório, aeroporto da capital paranaense teve 33 de 38 indicadores com notas acima de 4,00. O indicador que mais evoluiu entre 2016 e 2017 foi qualidade da internet/wi-fi. Apesar de continuar abaixo da média (4), a nota saltou de 2,58 para 3,58, representando uma melhoria anual de mais de 38%. Além disso, o terminal também recebeu boas avaliações em qualidade das instalações de estacionamento de veículos (4,56) e disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos (4,20).

Os cinco quesitos avaliados que tiveram resultados abaixo de 4,00 foram: custo-benefício dos produtos comerciais (3,59), disponibilidade de bancos/caixas eletrônicos/casas de câmbio (3,88), custo-benefício dos produtos alimentícios (3,23) e custo-benefício do estacionamento (3,83).

PESQUISA – Trimestralmente, o Ministério dos Transportes divulga o resultado da avaliação dos 15 principais aeroportos em relação à satisfação dos passageiros com base em 38 quesitos de infraestrutura, atendimento, serviços, itens de gestão, além da satisfação geral, com notas entre 1 e 5. A partir do primeiro trimestre de 2018, serão 20 terminais.

Desde que passou a ser realizada, em janeiro de 2013, a pesquisa de satisfação já ouviu mais de 308 mil pessoas nos 15 principais aeroportos, que estão divididos em três categorias baseadas no número de passageiros processados por ano. Na categoria de até 5 milhões de passageiros estão os terminais de Natal (RN), Manaus (AM), Cuiabá (MT). Nesse grupo também farão parte os novos aeroportos da Pesquisa: Belém (PA), Maceió (AL), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Florianópolis (SC).

Entre 5 e 15 milhões estão: Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), Campinas (SP) e Confins (MG). Acima de 15 milhões de passageiros estão Galeão (RJ), Congonhas (SP), Brasília (DF) e Guarulhos (SP). Os passageiros são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.