AdStudio assina curadoria de móveis da primeira loja da Pinga no Rio de Janeiro

Chegou o Natal…hora de aproveitar com muito conforto em harmonia com a natureza
19 de novembro de 2021
Câncer de próstata: Avanço da biotecnologia ajuda a detectar pré-disposição ao tipo de câncer mais comum entre os homens
19 de novembro de 2021

A especialista em garimpo, restauração e upcycling, Paloma Danemberg, seleciona peças dos séculos XIX e XX para o espaço

A empresária e curadora Paloma Danemberg, à frente da loja de móveis e objetos europeus antigos AdStudio, foi pessoalmente convidada a assinar a curadoria de móveis da primeira loja em solo carioca da Pinga, espaço multimarcas de moda nacional.

Localizada em um casarão dos anos 1930 em Ipanema, a loja recebe o total de 104 itens, do século XIX e XX, que por si só contam uma história em cada um dos espaços, desde o lounge até os provadores. Da mesma época da casa, uma grande coleção da revista francesa Lisette ocupa uma parede inteira do segundo andar. Esta foi a primeira revista da época a retratar mulheres e meninas como protagonistas.

Outros ítens são ressignificados e contam novas histórias a partir do upcycling, um dos três pilares do AdStudio, junto com o garimpo e a restauração. Na loja, carregadores de tijolos de 1900 se tornaram lindos expositores de tecidos, um engradado de bebida é usado como um revisteiro decorado, e cadeirinhas de crianças de 1960 são usadas como suporte para acessórios em cima de uma mesa e como prateleiras presas na parede. Manequins, bancos, caixas, poltronas, e outras tantas peças compõem os ambientes.

Sobre Paloma Danemberg

Curadora à frente do AdStudio por Paloma Danemberg, a empresária é expert em garimpo, restauro e upcycling de móveis e objetos antigos.

A carioca Paloma Danemberg é empresária e curadora do AdStudio, loja de móveis e objetos europeus antigos fundada em 2016 com a proposta inédita de desmistificar de maneira inteligente a cultura do antiquariato para uma nova geração. Paloma é expert em garimpo, restauro e upcyling, os três principais pilares oferecidos pelo AdStudio, localizado no Shopping Leblon no Rio de Janeiro.

A curadora realiza, desde pequena, viagens com seu pai, o antiquário Arnaldo Danemberg, em busca de relíquias e peças cheias de história. Em cada viagem, percorre dirigindo um caminhão, mais de 50 horas nas estradas da Europa, passando por pelo menos 15 cidades e outros vilarejos. As peças escolhidas a dedo, são despachadas por meio de um container para o Brasil, onde são cuidadosamente restauradas, catalogadas e preparadas para serem vendidas na loja. Todas acompanham certificado de autenticidade. São um diferencial de seu acervo, peças campesinas e de ofício em madeira, ferro, vidro, esportivas, revistas antigas emolduradas e a linha chamada “Gabinete de Curiosidades”, que abrange itens do mundo da gastronomia, esportes, aviação, medicina, automobilismo, fotografia, cinema, publicidade, entre outros, do final do século XIX e do princípio do século XX, que testemunharam a ebulição da segunda revolução industrial e que são atualizados em seu uso.

O AdStudio por Paloma Danemberg abrirá suas portas em São Paulo no primeiro trimestre de 2022. Enquanto isso, conseguimos acompanhar Paloma em terras paulistanas por meio de colabs e parcerias, exposições de arte promovidas pela curadora com suas peças de garimpo e em ações especiais.

Em âmbito nacional, dentre suas parcerias de destaque, está a série “Marcas do Tempo”, com o artista visual Beto Gatti. São fotografias, de tiragem limitada, emolduradas por objetos antigos, garimpados e restaurados, além de outros objetos com intervenção em neon, com a grafia do artista. Outra parceria de destaque é a coleção “Carioca” com a marca centenária Granado. Com a Isolda, criou uma linha de objetos para casa. Já no universo da moda uma coleção de acessórios de moda com Betina de Luca e Waiwai; além de muitas outras.

Paloma carrega estilo e repertórios únicos, DNA que pode ser reconhecido no seu trabalho como curadora. Seu estilo pessoal pode ser definido como high low de mãos dadas com upcyling. Têm paixão por garimpar, e assim como na sua profissão, garimpa tudo na vida: experiências, roupas, gastronomia, entre outros. “Gosto do que é legítimo. Posso perfeitamente usar uma bolsa feita a partir de um moedeiro de madeira ou uma peça super high end. Amo bijuterias originais, diferentes, tenho coleções de colares e brincos. Desde colares feitos de lacre de plástico comprados na África do Sul, quanto brincos de esmeraldas, herdados de família. Evito comprar em lojas que estimulem o fast fashion e tenho predileção por reinventar a função das peças que tenho”, explica Paloma.

É uma das pouquíssimas mulheres em posição de liderança na carreira em que atua, acompanhando e colocando a mão na massa em todos os processos que envolvem o garimpo, a restauração, a ressignificação e a comercialização de seu acervo.

Durante suas viagens se transforma e assume a empreitada de dirigir um caminhão de maneira muito orgânica! “Gosto de estar nessa posição pouco exercida por mulheres. Brinco que aqui uso salto alto, mas sou mais feliz de “botas”. Na Europa sou caminhoneira, viajo horas de caminhão ao lado do meu pai em busca do que para mim são relíquias. Quando estou no Brasil, meu dia a dia se resume no gerenciamento do AdStudio, no meu aprimoramento profissional através de mentorias, meus treinos de funcional e beach tennis, sem esquecer do principal, minha família: minha filha Rafaela, meu marido Tiago e nossa pet Tiara.”.