Ácido hialurônico: indispensável, poderoso anti-idade é arma para hidratar pele no outono e inverno

Leandro Martins de Almeida explica a exigência de painéis solares na California
22 de abril de 2019
Vault by Vans se une com o artista Ralph Steadman e WildAid para parceria inédita
22 de abril de 2019

Saiba a função desse poderoso ingrediente que (se ainda não faz) deve fazer parte da sua rotina de beleza da pele a partir de agora; de hidratação à atuação anti-idade, a substância é unanimidade na prescrição dos dermatologistas

Coringa nas fórmulas antienvelhecimento, o ácido hialurônico — apesar do nome — não é especificamente um ácido. “Na verdade, é uma glicosaminoglicana e faz parte da matriz extracelular, onde ficam as fibras de colágeno e elastina. Nos cremes, é usado como um poderoso hidratante em fórmulas anti-idade”, explica o dermatologista Dr. Jardis Volpe, da Clínica Volpe (SP). Nada irritante, encontrado naturalmente em nosso corpo, o ácido hialurônico tem uma incrível capacidade de reter a umidade, por isso hidrata e é indispensável no inverno — estação em que a pele fica naturalmente mais seca devido à baixa da temperatura, o tempo seco, o vento frio e o aumento da concentração de poluentes! “Além disso, à medida que envelhecemos, a pele perde ácido hialurônico e isso faz com que se torne gradualmente mais seca, além de perder elasticidade”, explica Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos. “Por isso, hoje a maioria dos cremes antiaging já conta com o ingrediente, com diferentes pesos moleculares para atuarem nas diversas camadas da pele”, acrescenta Mika.

De acordo com Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, embaixadora do CIA — Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, e Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC, o peso molecular de um ácido hialurônico define em que camada da pele ele vai atuar. “Quanto mais baixo o peso molecular, camadas mais profundas da pele ele alcança e, dessa forma, vem o preenchimento das rugas”, explica. Isabel conta que, dessa forma, o ácido hialurônico pode: formar um adesivo sobre a pele, mantendo a hidratação cutânea por meio da manutenção da umidade; promover hidratação imediata e de longa duração do estrato córneo, também melhorando a adesão entre as células e recuperando o bom aspecto e aparência viçosa da pele; evitar o ressecamento quando tem excelente penetração; e, por fim, intensificar a renovação epidérmica e agir como preenchedor e firmador, principalmente quando ligado ao silício orgânico (Epidermosil).

De acordo com o dermatologista Dr. Jardis, o ácido hialurônico, no geral, é uma molécula grande que não penetra tão bem na derme. “Mas sua versão lipossomada, o Hyaxel, chega até a derme ajudando na elasticidade e turgor”, completa. “O Hyaxel é um ácido hialurônico fracionado vetorizado pelo silício orgânico, cuja função é intensificar a renovação epidérmica (peeling biológico natural). O ativo também possui ação preenchedora, pois potencializa as células da pele a produzir ácido hialurônico e, dessa forma, preencher as rugas naturalmente, sendo também um excelente hidratante”, completa a farmacêutica, que indica DSH CN (ácido hialurônico de alto peso molecular) para completar a fórmula.

A dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, confirma a tendência mundial: “Em grande quantidade e em pesos moleculares diferentes do ácido hialurônico, nós conseguimos fazer com que a matriz extracelular, onde ficam as fibras de colágeno e elastina, tenha uma densidade mais estimulada, mais preservada e muitas vezes recuperada”, comenta. Assim, se o produto combina vários pesos moleculares do ácido hialurônico, sua atividade antirrugas é potencializada, com preenchimento layer-by-layer.

Agora que você já está convencido da importância, vale a pena investir! Não sabe por onde começar? Confira alguns produtos com a substância:

*Serum 4D, da Buona Vita, traz quatro ácidos hialurônicos de vários pesos moleculares, proporcionando hidratação, preenchimento de rugas e rearquitetura facial.

 

*USK Advanced Defense Booster, da Under Skin, conta com ácido hialurônico vetorizado e confere hidratação imediata e duradoura (por até 24 horas segundo estudos). O produto é um poderoso antioxidante noturno, para combater rugas, flacidez e hirpegmentação. www.underskin.com.br

*USK Miracle Awake Serum, da Under Skin, é um sérum uniformizador que apresenta efeito tensor imediato e conta com ácido hialurônico em alta concentração como veículo da fórmula, que ainda traz ingredientes que tencionam, hidratam e aumentam elasticidade. www.underskin.com.br

*Prev-Aging Night, da Pharmapele, é um sérum rejuvenescedor com alta concentração de ácido hialurônico em associação à Vitamina C. O produto estimula síntese de colágeno e reduz rugas. www.pharmapele.com.br

*Hidratante Nutritivo Onface, da Biozenthi, promove hidratação imediata e prolongada devido ao ácido hialurônico presente em sua formulação. Com ação antipoluição, o produto conta com Vitamina E. www.biozenthi.com

FONTES:

*Dra Claudia Marçal — Dermatologista da Clínica de Dermatologia Espaço Cariz, com especialização pela Associação Médica Brasileira (AMB), membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da American Academy of Dermatology (AAD), CME (Continuing Medical Education) na Harvard Medical School.

*Dr. Jardis Volpe — Dermatologista; Diretor Clínico da Clínica Volpe (São Paulo). Formado pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro da Sociedade Americana de Laser, da SBD e da Academia Americana de Dermatologia; Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC; Atualização em Laser pela Harvard Medical School. www.clinicavolpe.com.br

*Isabel Piatti – Especialista em Estética e Cosmetologia, embaixadora do CIA – Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC. Profissional Aisthesis. Tecnóloga em Estética e Imagem Pessoal. Técnica em Estética. Especialista em Cosmetologia. Especialização em Escolas de Estética e Terapias Alternativas na Europa, na área Facial, Corporal e Bem-Estar. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME. Palestrante em Congressos da área da Saúde Estética Nacionais e Mundiais. Consultora técnica de revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora dos Livros “Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança” e “Gestantes: Cuidados Estéticos Durante a Gravidez”.

*Mika Yamaguchi — Farmacêutica pela faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP – Universidade de São Paulo, é também cosmetóloga e diretora científica da Biotec Dermocosméticos, empresa fornecedora matérias primas para cosméticos.