Açafrão da terra tem poder antioxidante, aprenda receitas com a especiaria

Exposição na Casa de Cultura Monsenhor Celso em Paranaguá
20 de fevereiro de 2018
Isabela Capeto assina coleção exclusiva para PUC
21 de fevereiro de 2018

Uma importante estratégia nutricional para a mudança de estilo de vida é utilizar especiarias naturais nas receitas do dia a dia, que poderão proporcionar mais sabor e aparência à receita, além de benefícios à saúde

É o caso do açafrão da terra, conhecido também como cúrcuma, tempero que pode ser usado para o preparo de carnes, peixes, saladas de grãos integrais, molhos e até mesmo com pipoca. De acordo com a nutricionista e doutora em Investigação Biomédica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), Roberta Cassani, a cúrcuma contém óleos essenciais com comprovadas características antioxidante e antimicrobiana, e seu principal composto nutricional, a curcumina, tem forte efeito nas etapas da via inflamatória, responsável pela maioria das ações funcionais ao organismo.

Confira abaixo as receitas de Risoto de palmito e Peixe assado com açafrão da terra Kitano, elaboradas com ingredientes que promovem propriedades funcionais ao organismo, devido à presença de antioxidantes e outros importantes nutrientes:

Risoto de palmito com açafrão da terra

Créditos: Ildi Papp

1 xícara (chá) de arroz arbóreo

1 colher (café) de açafrão em pó Kitano

1 cebola roxa picada

1 vidro de palmito

2 copos (200 ml) de água

2 dentes de alho

1 xícara de Caldo de Legumes Kitano

1 colher (sopa) de cream cheese light

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Alecrim a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo: doure a cebola e o alho no azeite de oliva. Acrescente o arroz e a água e deixe cozinhar. Coloque sal e o açafrão. Pique o palmito e acrescente o caldo de legumes Kitano diluído em água, assim que o arroz estiver quase secando. Finalize com o cream cheese e alecrim.

Peixe assado com açafrão

Créditos: Jacek Chabraszewski

1 kg de peixe de sua preferência

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Molho

1 colher (chá) de gengibre em pó

1 colher (sopa) de mostarda

1 colher (chá) de açafrão Kitano

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de vinagre

2 dentes de alho

Modo de preparo: tempere o peixe com o sal, a pimenta, o gengibre, o açafrão, o alho picado e a mostarda. Regue com vinagre. Deixe marinar por 2 horas. Coloque em uma travessa com os temperos. Leve para assar durante 40 minutos.