ABREE, Reciclus e Prefeitura Municipal de Quatro Barras realizam ação de descarte de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e lâmpadas para reciclagem

Réveillon com promoções no Travel Inn Axten, em Caxias do Sul (RS)
14 de novembro de 2023
Aramis firma parceria inédita com Instituto Lado a Lado Pela Vida para o Novembro Azul
14 de novembro de 2023

Ação ocorre no dia 18 de novembro e tem o objetivo de promover a destinação ambientalmente correta dos produtos em fase final de vida útil

Dia 18 de novembro, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), em parceria com a Reciclus e a Prefeitura Municipal de Quatro Barras (PR), promove campanha de arrecadação de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e lâmpadas para reciclagem. O propósito da ação é facilitar, incentivar e conscientizar a comunidade local sobre a importância do descarte adequado desses produtos. Para isso, será disponibilizado um ponto de recebimento, no sistema “drive-thru”, em frente à Prefeitura da região, das 10h às 17h.

Para aqueles que desejam aderir à campanha, é necessário separar todos os itens que serão destinados para reciclagem. Os produtos podem variar desde fones de ouvido até geladeiras que estejam danificadas ou sem utilidade em casa. Por último, basta levá-los até o local da ação.

“Nossa meta é sensibilizar o maior número de pessoas sobre a relevância e as consequências do descarte ecologicamente responsável de dispositivos eletroeletrônicos e eletrodomésticos e também as lâmpadas, visto nossa parceria com a Reciclus. Portanto, estamos contentes em levar adiante esta iniciativa em mais uma cidade parceira da ABREE, que permite progredir na implementação da logística reversa em todo o país, contando com a valiosa participação da comunidade local”, ressalta Helen Brito, gerente de relações institucionais da ABREE.

Além de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, será possível o descarte de lâmpadas fluorescentes, compactas e tubulares. A Reciclus disponibilizará um coletor de recebimento e destinará corretamente os produtos arrecadados. Por conterem mercúrio em sua composição, as lâmpadas fluorescentes precisam ser descartadas em coletores especiais. 

“Campanhas como essa, em parceria com outras entidades gestoras, possibilitam a capilarização do conhecimento e, consequentemente, o engajamento da comunidade e minimização de impactos negativos ao meio ambiente decorrentes do descarte incorreto. Além disso, ajudam na melhor ativação de pontos de entrega já ativos no município”, explica Camilla Horizonte, gerente de operações e marketing da Reciclus.

O prefeito de Quatro Barras, Loreno Bernardo Tolardo, enfatizou a importância da ação, que estimula e engaja as comunidades na correta destinação de produtos específicos, com alto teor poluidor. “Trata-se de uma parceria muito produtiva com a ABREE e a Reciclus, visando não apenas a coleta propriamente dita, como o estímulo ao descarte consciente dos materiais. São ações que geram um impacto favorável ao meio ambiente, incorporando condutas e atitudes da população em seu dia a dia, de forma permanente.”

É importante destacar que os moradores da região têm a oportunidade de efetuar o descarte adequado ao longo de todo o ano, utilizando os pontos de recebimento da ABREE, que, em colaboração com seus parceiros, totalizam mais de 4,2 mil locais de recebimento em todo o país, abrangendo quase 1,3 mil municípios. Atualmente, a entidade registra a presença de 164 pontos de recebimento distribuídos pelo estado do Paraná. 

Já a Reciclus possui mais de 3,8 mil pontos de entrega de lâmpadas pelo Brasil. No Paraná, são 598 pontos em mais de 130 municípios. Além do Acordo Setorial, o Termo de Compromisso firmado com o estado prevê a implementação de pontos nos 399 municípios para atendimento a 100% do estado nos próximos anos.

No site da ABREE, é possível localizar os locais de recebimento mais próximos através de uma pesquisa com o seu CEP. Há uma lista completa de quais itens podem ser descartados, incluindo batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão e muitos outros. Para mais informações, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento

Para o descarte de lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, vapor de mercúrio ou luz mista, sejam compactas ou tubulares, basta acessar https://reciclus.org.br/onde-descartar/ e digitar o CEP para conferir qual o local mais próximo para descarte. 

SERVIÇO

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ELETROELETRÔNICOS, ELETRODOMÉSTICOS E LÂMPADAS EM QUATRO BARRAS (PR)

Data: 18 de novembro
Horário
: 10h as 17h
Local: em frente a Prefeitura
Endereço: Av. Dom Pedro II, 110 

Exemplos de produtos que podem ser descartados:

  • Celulares
  • Fones de ouvidos
  • Geladeiras
  • Máquinas de lavar 
  • Ares-condicionados
  • Televisores
  • Secadores
  • Batedeiras
  • Fogões
  • Micro-ondas
  • Ferramentas
  • Equipamentos de informática
  • Rádios
  • Videogames e consoles
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, vapor de mercúrio ou luz mista, compactas e tubulares
  • Entre outros

Sobre a ABREE:

Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 56 associados que representam 180 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/

GettyImages