A importância de plantas em projetos corporativos

Um Natal ESG Para Você
14 de dezembro de 2022
Descubra como investir o 13º salário em ações do mercado financeiro
15 de dezembro de 2022

Atualmente, criar um espaço de trabalho adequado e que gere um bem-estar é um dos pilares para os arquitetos em geral

Líderes de empresas vem buscando essa nova forma de arquitetura, pois a ligação com a melhora da saúde mental é consideravelmente notável.

Em geral, os espaços coorporativos devem ser um espaço adequado e confortável para o bem-estar dos seus colaboradores que passam tanto tempo inseridos no local. Por isso, pensar em um bom paisagismo em ambientes coorporativos traz diversos benefícios, sendo eles: melhorar a acústica do local, purificar e limpar o ar, melhorar a conexão com a natureza, além de melhorar a aparência da empresa.

Com a volta de ocupações em escritórios, o paisagismo torna-se um bom aliado na busca pelo equilíbrio no interior das empresas. Sendo assim, com o tempo, arquitetos encontraram a importância das plantas na decoração. As pessoas estão cada vez mais longe da natureza, e trazê-las para dentro dos seus ambientes profissionais ajuda não apenas na decoração, mas em todo o aspecto mental.

Pensando nisso, a Tria arquitetura se empenhou em trazer um pouco mais do paisagismo para dentro dos seus projetos. Um dos exemplos, é a obra do escritório OpenVC, que com uma estrutura da estante metálica totalmente modular favorece a rapidez na produção e montagem. Os nichos quadrados que a compõe não só guardam e expõem objetos, como também recebem muitas plantas. A intersecção do verde quebra o desenho linear da estante, trazendo volume, vida e cor ao ambiente.

Na área do staff, foi desenhada uma bancada sob medida em marcenaria para otimizar o espaço e estações de trabalho e para fugir da disposição de um funcionário em frente ao outro, evitando a monotonia e permitindo uma conversa.

As diretrizes do cliente eram três: obra rápida, de low budget e que contemplasse cores neutras para os interiores. Tendo isto, as arquitetas escolheram cores apenas para locais pontuais e introduziram plantas naturais para criar um clima aconchegante de trabalho.

FOTOS: Alessandro Guimarães