A fruta do verão pode salvar sua pele e cabelo

ZIPPY traz ao Brasil uma nova filosofia para ajudar crianças a criarem independência na hora de se vestir
17 de janeiro de 2019
Ekôa Park inicia programação 2019 com cursos especiais de bioconstrução
17 de janeiro de 2019

MANAUS AM 20-04-2018 CIDADES JOAO PINHEIRO COMERCIANTE DE ACAI NA RUA CODAJAS BAIRRO CACHOEIRINHA MOSTRA FRUTA DO AÇAI . FOTO MARCIO SILVA /ACRITICA

O açaí possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, auxilia na regeneração celular, hidratação da pele e na redução de manchas

Presente no cardápio de muitos brasileiros no verão o açaí pode ir muito além de suas propriedades culinárias e ser usado para benefício da beleza. A biomédica Luciana Godinho explica que o óleo extraído da fruta pode ser muito bom para retardar o envelhecimento da pele.

“Muito rico em fitoesteróis, antocianinas, ácidos graxos essenciais e flavonoides, substâncias antioxidantes, ele combate a ação maléfica dos radicais livres, ajudando a retardar o processo de envelhecimento precoce das células, melhorando a aparência da pele, dos cabelos e das unhas”, orienta.

Segundo Michelle Werner, esteticista e proprietária da Clínica Bem Bonita, a fruta possuí ainda: Ácido oléico, palmíticos, palmitoléicos e cianídrico, lignina, niacina, proteínas, gordura vegetal, frutose, glicose, sacarose, fibras brutas, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco, fósforo, vitamina B1, α-Tocoferol (vitamina E), vitamina C, antocianinas.

“Podemos usar o óleo vegetal de açaí para uma boa esfoliação corporal com açúcar cristal ou açúcar mascavo,realizando movimentos rotatórios com suavidade. A receita caseira irá ajudar a renovar e hidratar a pele”.

Outra dica é usar a fruta para acabar com rugas e linhas de expressão. A esteticista Nathalia Nascimento, da clínica que leva seu nome, aconselha a usar no rosto o óleo vegetal de açaí.

“Você pode fazer uma misturinha com o óleo de amendoas e o óleo vegetal de açaí e passar no rosto, pelo menos duas vezes ao dia, com a pele limpa. Em uma semana você já começará a notar a diferença”, explica.

A fruta pode ser usada também no cabelo. A hairstylist Sonia Nesi, do Studio de Beleza Sonia Nesi, exlica que o oleo pode ser usado durante a hidratação capilar:

“Além de reduzir o frizz e selar as cutículas, o procedimento mantém os resultados por 30 dias”, garante Sonia.

O óleo de açaí não possui contraindicações, no entanto, algumas pessoas podem ter intolerância ao fruto e ao óleo. Para evitar qualquer tipo de problema, primeiramente, faça um teste e comece ingerindo pequenas quantidades do produto.

Receitas caseiras:

Esfoliante de açaí: – 30ml do óleo vegetal de açaí – 30 gramas de açúcar mascavo. Misture e aplique no corpo friccionando com movimentos circulares, deixe agir por 20 min e enxágue em água corrente.

Para o rosto: – 10 ml óleo vegetal de açaí – 2 gotas óleo essencial de palma rosa- 2 gotas do óleo essencial de lavanda. Armazenar em um vidro âmbar fechado. Aplicar uma pequena quantidade no rosto higienizado, 2 vezes a dia, massageando em movimentos circulares até absorção.

Para o cabelo: acrescente a sua máscara capilar 10 gotas de óleo vegetal de açaí. Deixe agir por 20 minutos e enxague bastante. Usar de 15 em 15 dias.

FOTO MARCIO SILVA /ACRITICA