A excelência humana se aprende

Tchau papada: Mezzo Dermocosméticos apresenta Neck Contour
31 de julho de 2019
Mais de 120 aves resgatadas chegaram ao Parque das Aves no primeiro semestre de 2019
31 de julho de 2019

Maior coach de equipes do país faz do Instituto Tânia Zambon uma referência internacional em desenvolvimento pessoal e profissional

O que leva mais de mil pessoas, boa parte delas empreendedores de pequeno porte, a trocar um final de semana ensolarado por uma maratona de palestras? A resposta é clara: desenvolvimento pessoal e profissional com foco na excelência humana. Parece simples, mas não é. A procura por uma “luz no fim do túnel” tem levado milhares de pessoas ao redor do mundo a buscar orientação profissional. Dados da International Coach Federation (ICF) revelam que se trata de um mercado que reúne em torno de 53 mil profissionais em todos os continentes e movimenta cerca de US$ 2,3 bilhões por ano. No Brasil, o cenário não é diferente. Segundo a mesma entidade, nos últimos quatro anos o segmento de coaching cresceu mais de 300%.

Um dos responsáveis pela expansão e profissionalização desse mercado é o Instituto Tânia Zambon (ITZ), fundado em 2011 pela Meta Coach Tânia Zambon, considerada a maior coach de equipes do país pela RankBrasil. Com sede no Rio de Janeiro e escritórios em Gramado e nos Estados Unidos (Vale do Silício, Nova York e Orlando), além de representação em Portugal, o ITZ é apontado como referência na área por instituições nacionais e internacionais. Em abril de 2019, recebeu em Genebra, na Suíça, a premiação International Star for Quality 2019, concedida pela Business Iniciative Directions (BID), a partir do atendimento ao modelo Total Quality Management (TQM), que engloba inovação, formação contínua, pós-venda, qualidade, gestão e marketing.

Em oito anos de atividades, o Instituto Tânia Zambon desenvolveu uma série de cursos e treinamentos, entre eles, Coaching Executive Business; Master Coach (graduação oferecida em Orlando-EUA) e Leader Training Extreme Survivor, além do Programa Neuroevolutivo Transformacional (PNT), método criado pela especialista em comportamento humano, que condiciona o cérebro a trabalhar explorando o melhor em si em qualquer campo de interesse. No total, cerca de 300 mil pessoas já passaram pelo ITZ tanto no Brasil quanto no exterior, as quais viram suas vidas e seus negócios sendo transformados por meio de técnicas que condicionam o comportamento humano.

É o caso de Altanísio Ferreira de Lima, fundador do Chocolate Gramadense, empresa familiar da Serra Gaúcha com 37 anos de mercado. “Eu acreditava que os negócios iam bem, que sabia tudo de chocolate e que seria difícil ir além do que havíamos conquistado”, afirma o empresário. “Quando terminei o primeiro treinamento, constatei que eu não sabia nada, que era possível conquistar muitas coisas, mas que para isso era preciso mudar.”

A mudança envolveu não só o comportamento da direção, mas, principalmente, a forma como interagiam com a equipe, como faziam a gestão do negócio. “Antes eu olhava para os colaboradores e via apenas funcionários, hoje vejo pessoas com sonhos e objetivos a serem alcançados”, admite Lima. A transformação gerou resultados, com as vendas mais do que triplicando e alcançando a casa do R$ 1 milhão. “Eu acho que a Tânia é um fenômeno, pela capacidade que tem de ensinar, de envolver, de colocar na cabeça das pessoas que elas podem melhorar”, diz Lima. “Ela passa uma verdade tão grande que eu não pensei duas vezes e disse: é agora! Não tenho nenhuma dúvida do que aquilo que a gente aprende e aplica gera resultado positivo, dá certo.”

Formada em fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista – IPA, com especialização em Neurociência, Psicologia e Saúde Pública, a gaúcha Tânia Zambon trabalhou 20 anos em hospitais, sendo 12 anos em UTIs. Somou a esta larga experiência em lidar com pessoas, formações de Master Coach, com o especialista norte americano Michael Hall; Coach de Equipes, formada pelo Joseph O’Connor e Master e Trainee Internacional. É especialista em Psicologia Autorrealizadora pela International Society of Neuro-Semantic.

Dona de frases como “Eu mudo, tudo muda” e “Sim, é possível”, Tânia tem em seu trabalho o foco da transformação e do desenvolvimento humano, por meio da aplicação de técnicas e ferramentas de coaching, neurociência e PNT. “Não há milagre, mas, sim, muito esforço e empenho para que vidas e empresas sejam transformadas pelo poder da direção e da atitude”, afirma a especialista, que também ocupa a vice-presidência da Executive Business Life Coaching (LLC) e é co-fundadora da International School of Coaching.

Autora de seis livros na área de neurociência e estratégias de negócios, foi considerada pelo RankBrasil a coach de equipes número 1 do Brasil, com o recorde obtido durante o evento Celebration Power Life, que levou mais de 5 mil pessoas ao Riocentro, no Rio de Janeiro. Atualmente, além de comandar o Instituto Tânia Zambon, está à frente da Universidade de Negócios que leva seu nome – módulo de ensino que recebe mensalmente empresários que realizaram formação em coaching executivo. A iniciativa promove o crescimento exponencial de negócios com uma parceria exclusiva com empresas do Vale do Silício, na Calfórnia, onde os participantes têm aulas, entre outras, nas sedes do Google, Facebook e Amazon.

Com os olhos voltados para o futuro, Tânia se prepara para ter sua história contada em filme. “Sim, é possível”, tem estreia prevista para 2020 e terá a atriz Giovana Antonelli no papel de protagonista.

SOBRE ITZ

O Instituto Tânia Zambon (ITZ), fundado em 2011 pela Meta Coach Tânia Zambon, considerada a maior coach de equipes do país pela RankBrasil, tem sede no Rio de Janeiro e escritórios em Gramado e nos Estados Unidos (Vale do Silício, Nova York e Orlando), além de representação em Portugal. Já recebeu mais de 300 mil pessoas no Brasil e no exterior e é apontado como referência na área por instituições nacionais e internacionais.

taniazambon.com