A empregabilidade de pessoas com mais de 50 anos e os seus desafios

DEUS EX MACHINA abre sua segunda loja proprietária no Brasil
29 de maio de 2023
6 pontos turísticos em Salvador, sede do 1º Congresso da Febtur
29 de maio de 2023

As contratações de pessoas com mais de 50 anos precisam ganhar mais força, mas as empresas já percebem os novos movimentos do mercado de trabalho e estão se adaptando

A participação do público 50+ no mercado de trabalho brasileiro já foi bastante reduzida em anos anteriores, mas esse cenário tem se mostrado diferente nos últimos anos por alguns fatores, como o aumento dos percentuais de envelhecimento da população brasileira e o aumento da expectativa de vida já registrado também no cenário mundial.

As recentes modificações nos critérios de aposentadoria, como o aumento da idade para se aposentar e do tempo de contribuição para o INSS, também têm levado as empresas a se readaptar para a manutenção desses profissionais no mercado de trabalho e a criar oportunidades para receber melhor as pessoas com mais de 50 anos. Essa nova realidade tem provocado também reflexões sobre outras estratégias corporativas de capacitação continuada, saúde e a jornada de trabalho, entre outras.

De acordo com dados do Banco Nacional de Empregos (BNE), a quantidade de currículos de pessoas com mais de 50 anos tem aumentado significativamente nos últimos anos. Em 2022, foram 4850 currículos de profissionais 50+, e só no 1º trimestre de 2023 foram mais de 1600 currículos, superando o quantitativo do mesmo período no ano anterior. Diante desse cenário, o diretor operacional do BNE, José Tortato explica que “o aumento da idade de aposentadoria e da expectativa de vida mudam o mundo do trabalho e suas relações, e essas mudanças demandam das empresas novos posicionamentos, é tempo de mudar e acompanhar as necessidades que vão surgindo”.

O profissional 50+ possui o que o mercado tanto busca: experiência, inteligência emocional, resiliência, e o encontro de diferentes gerações no ambiente de trabalho contribuem para o desenvolvimento humano, que é uma das principais tendências da gestão de pessoas neste século 21, tornando o ambiente ainda mais criativo e dinâmico nas empresas, tendo o fator da experiência em foco, e não a prevalência dos rótulos que reforçam ainda mais a desigualdade social e a discriminação.

Segundo dados do IBGE, apesar do grande número de pessoas com mais de 50 anos, as oportunidades de emprego para essa faixa etária são restritas, e o etarismo, preconceito com pessoas por causa de sua faixa etária, se mostra ainda presente, no entanto, nos últimos anos, ações de combate ao etarismo já estão sendo aplicadas pelas empresas e oportunidades afirmativas para pessoas com mais de 50 anos estão aparecendo cada vez mais.

As empresas estão se adaptando e o número de contratações de pessoas com mais de 50 anos, apesar de precisarem ganhar mais força, estão crescendo cada vez mais. Além dos benefícios da diversidade geracional e da inclusão para o mercado de trabalho, os profissionais 50+ contribuem diretamente para uma visão ampliada da organização e da tomada de decisões de forma mais rápida e estratégica.

BNE – Banco Nacional de Empregos

www.bne.com.br

Há mais de 20 anos no mercado, o Banco Nacional de empregos – BNE é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias.

Foto de Jenean Newcomb na Unsplash