Viva uma Vida Simples: os pequenos momentos permitem o autoconhecimento

Maiôs voltam a ser o queridinho das mulheres
2 de março de 2018
Desafios da gestão comercial no setor de vendas
5 de março de 2018

A importância do autoconhecimento

O autoconhecimento está cada vez mais em pauta, pois só podemos alcançar a plenitude emocional quando olhamos para dentro de nós mesmos. Para ajudar, existem passos bastante simples e, a autora do Viva Este Livro, uma obra interativa focada no conhecimento de si, Camila Piva, selecionou algumas tarefas simples que contribuem neste processo.

Dance – Sinta seu corpo, conheça sua especificidade. O corpo é uma forma de comunicação, expressa subjetividade, ideias, dificuldades e bloqueios. Conhecer a sua linguagem corporal é aumentar a consciência de si mesmo.

Espalhe sua arte – Na arte é possível manifestar todos os sentimentos, revelar na tela, na música, em encenações, escritas entre outras, o que há de mais profundo no coração. Essa expressão desenvolve muitos sentidos fazendo com que a pessoa se sinta aliviada e se veja no que criou.

Cultive uma flor – Cultivar uma planta ou uma flor requer paciência, persistência, observação e delicadeza, itens essenciais para cultivar qualquer coisa! Seja relações, sonhos ou um bom padrão mental. O cultivo desses seres vivos poderá servir como uma metáfora para vida e também irá render ótimos momentos de introspecção.

Faça silêncio – Imagine ficar em silêncio em meio a tanto barulho e informações que recebemos no dia a dia. Desafiador, não? Mas as vezes é preciso desligar tudo e se conectar com sua própria essência. Isso permite reflexões que geram o autoconhecimento. Ouvir o silêncio é ouvir a si mesmo(a).

Inspiração – Construa um painel de inspirações! Pode ser com cartolina, tela de pintura ou uma placa de isopor. O material não importa! Cole ou fixe no seu painel pessoas e coisas que te inspira. As pessoas e coisas que admiramos dizem muito sobre nós mesmos. Faça uma reflexão em cada item do seu painel e ao final se inclua nele. Se aceite da forma como é, e saiba que todos nós temos pontos escuros para iluminar.