Marceneiros criativos ganham destaque no Depósito Moringa

CASACOR Goiás 2023 tem ambiente voltado à meditação e ao relaxamento
25 de maio de 2023
Mulheres são mais propensas a sofrer com lesões no joelho? Ortopedista explica 4 motivos
25 de maio de 2023

Móveis e peças de apoio exclusivas têm assinatura de novos e de premiados nomes brasileiros

Banco MARGARIDAS. Para além do design e da ergonomia, a riqueza no trabalho de marchetaria torna esta peça de apoio única. De Chico Margarita.

O Depósito Moringa é um espaço inaugurado há 2 anos, que tem se preocupado em apresentar móveis que combinam funcionalidade e estética, sempre preservando os preceitos de sustentabilidade.

Com um estilo rústico e criativo, apresenta peças produzidas por marceneiros de todo Brasil e que são obras exclusivas, entre eles o Estúdio Cruzeta, Rodolfo Rascão e Chico Margarita.

De Florianópolis, o Estúdio Cruzeta trabalha uma abordagem muito sustentável em sua produção. Com concepção do arquiteto e marceneiro Tiago Escher, produz peças utilizando apenas encaixes, ao invés de pregos e parafusos, uma técnica que exige um grande nível de precisão, mas que também resulta em peças mais duráveis. A madeira utilizada é sempre proveniente de reaproveitamento.

Banco Giro, do Estúdio Cruzeta. Banco esculpido em madeiras garapeira e imbuía, retiradas da reforma do moinho Joinville, construído em 1913 e tombado como patrimônio em 2019.

Banco esculpido em madeira de demolição do Estúdio Cruzeta. Peça única, exclusividade do Depósito Moringa.

Do Rio de Janeiro, o arquiteto e Designer Rodolfo Rascão, se especializou em design de móveis pelo Instituto Europeu de Design (IED) de São Paulo, em 2016, e desde então utiliza a madeira maciça como principal material de trabalho. Ele também preza por soluções sustentáveis.

Banco três, de Rodolfo Rascão. Segundo o Arquiteto, o banco é primeiro móvel de origem construtiva de que temos conhecimento. “Símbolo de sociabilidade e comunicação, de um banco contemplamos a natureza e exteriorizamos nossos pensamentos”, comenta. O Banco Três foi inspirado nas estruturas de postos salva vidas das praias, lugar de observação. Desenhado em traços simples, com alternância de cores, cheios e vazios. Em madeira maciça de reaproveitamento.

Entre os móveis de destaque do Depósito Moringa, encontram-se também os assinados pelo premiado Chico Margarita.

Engenheiro de formação, o Designer cria móveis, luminárias e Wall Art. Recebeu prêmios como o MCB (2018), Museu A Casa (2022) e o Luxemburg Art Prize (mérito 2022). Coloca a técnica da marcenaria à serviço da inspiração, da ideia, nunca o contrário. Dá vazão à criatividade, à sensibilidade ao mesmo tempo que evidencia desenhos naturais da madeira, veios, cores e texturas.

Banqueta CABRAL. Idealizada por Chico Margarita, a Banqueta Cabral foi vencedora na categoria Produção Autoral da oitava edição do Prêmio Objeto Brasileiro, ano passado.

Com assento largo e ergonômico, seu design evidencia os ângulos das travessas. Ambos assento e encosto foram esculpidos à mão, mostrando veios aparentes da madeira Freijó.

Poltrona ABRAÇO 3. Esculpida na madeira bruta e maciça, totalmente feita a mão, com incrustações (marchetaria) no assento, representando as folhas de Gingko Biloba.

Seu assento alargado é muito confortável. O encosto tem estrutura única unida aos braços da poltrona, que acolhem como um abraço.

O Depósito Moringa tem 1.000mts2 de área onde estão reunidos mobiliário sustentável, design, artesanato, utilitários e obras de arte, com curadoria da proprietária Simone Palladino. O espaço abriga ainda um Ferro Velho que já existia no local há 40 anos.

Fica em Jundiaí, a 50 km de SP, sendo inclusive uma boa dica de passeio para quem quer ver coisas lindas e arejar a cabeça mais próximo da natureza, no caso a Serra do Japi.

DEPÓSITO MORINGA

@depositomoringa

Avenida 14 de dezembro, 786 Jundiaí – SP

WhatsApp: 11 99854-0527

Fotos: Divulgação