99 recebe certificado inédito de segurança da ABNT

Como serão os escritórios no pós-pandemia
28 de setembro de 2020
Império do Brigadeiro inaugura nova unidade
28 de setembro de 2020

Empresa é a primeira e única do setor de transporte por aplicativo a receber o selo de segurança

  • A organização considerou referências sólidas para a verificação de todos os processos da empresa.
  • A expectativa é de criar um ecossistema entre as empresas para que o nível de proteção aos usuários seja elevado, aumentando a segurança de todo o setor.

O app de transporte 99 recebeu nesta semana uma certificação de segurança conferida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e se tornou a primeira e única empresa do setor a receber esse tipo de reconhecimento. A 99 é uma empresa de mobilidade urbana que integra a Didi Chuxing, maior empresa global de transporte por aplicativo.

O processo de auditoria e desenvolvimento da certificação pela ABNT é resultado de três meses de trabalho de verificação. A associação atestou que a 99 realiza de maneira adequada o mapeamento de riscos e prevenção contra possíveis ocorrências, além de usar tecnologia avançada para oferecer mais segurança para motoristas e passageiros. Ao todo, 22 direcionamentos de proteção da plataforma foram auditados.

Outros aspectos avaliados estão relacionados às ferramentas de proteção para antes, durante e depois das viagens. O uso de inteligência artificial para prever crimes, zonas de risco, cursos presenciais e online, cadastro de motoristas e o atendimento especializado para situações emergenciais foram alguns dos itens verificados. Todos eles são públicos e podem ser consultados no site da ABNT .

Segundo Thiago Hipólito, Diretor de Segurança da 99, o selo dará ainda mais visibilidade ao que a plataforma faz pela segurança dos passageiros e motoristas. “Essa iniciativa ajuda a ampliar a relação de confiança que a 99 tem com seus usuários. A ABNT é uma organização respeitada e verificou nossos processos de maneira muito transparente”, diz Hipólito. “Para nós, a segurança é um trabalho contínuo e, por isso, continuaremos buscando oportunidades para melhorar nossos processos sempre”.

Certificação inédita

Essa é uma iniciativa pioneira no país, liderado pela 99, para dar mais visibilidade aos processos de tecnologia e inovação relacionados à segurança do app antes, durante e depois das corridas. Para conferir o selo à plataforma, a associação se baseou em requisitos de três normas técnicas da Organização Internacional de Normalização, a ISO, na sigla em inglês. Esses documentos tratam de gestão da qualidade, desempenho de infraestrutura de comunidade inteligente e diretrizes de melhores práticas para o transporte. Ou seja, a ABNT considerou referências sólidas desses mercados para a verificação de todos os processos da empresa.

O selo pode ser obtido por qualquer outra empresa do setor de transporte por aplicativo que se adeque às especificações exigidas. Isso significa que, além da 99, outras plataformas de transporte por aplicativo podem ser verificadas pela associação, caso desejem. A expectativa é de criar um ecossistema entre as empresas para que o nível de proteção aos usuários seja elevado, aumentando a segurança de todo o setor.

Sobre a 99

A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”). O aplicativo conecta mais de 600 mil motoristas a 18 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece cinco tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o país; 99Top, serviço de táxis de luxo oferecido em São Paulo; 99Compartilha, serviço de corridas compartilhadas disponível em Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP); e o 99Comfort, que reúne comodidade de carros novos e espaçosos a um preço acessível em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.Fernanda Coelho | public relations | 🌈embrace diversity