90’s is back: saiba quais peças da década são essenciais para o guarda-roupas estar sempre na moda

Legoland® Florida Resort promove diversão assustadora em Winter Haven, a menos de uma hora de Orlando
2 de outubro de 2020
Buy My Dress apresenta coleção de bolsas Limited Edition
2 de outubro de 2020

As roupas básicas e divertidas que marcaram o fim do século XX permitem várias combinações e misturas de looks com opções para diferentes estilos

Os anos 1990 foram um marco para a indústria de entretenimento. Artistas e músicas que bombaram na época ainda fazem sucesso, mais de 20 anos depois. Afinal, os jovens adultos de 2020 já ouviram as letras icônicas de Madonna ou cantaram no fim de alguma festa os hits nacionais da banda Mamonas Assassinas, e nem precisamos citar o clássico da Los Hermanos, Ana Júlia. Sitcoms e filmes da época, como Friends e Matilda, também marcaram o imaginário e ainda conquistam público. Se o fim do século fez tanto sucesso no âmbito cultural, nas passarelas não seria diferente. “A moda acompanha os eventos sociais e reflete aquilo que acontece ao nosso redor. Na década de 1990, as roupas passaram a exibir o colorido, o conforto, a sensualidade e praticidade que permanecem até hoje”, lembra Juliana Resende, empresária a frente de boutiques da Calvin Klein, Schutz e Victor Hugo em Brasília.

Peças que voltaram aos guarda-roupas ainda em 2019 ainda são trends e podem ser peças-chave para quem quer looks práticos. A mom jeans é um exemplo disso. Com cintura alta e justa e silhueta mais larguinha ao longo do corpo, a peça é cheia de estilo e pode ser combinada tanto com blusas apertadas, quanto com modelos mais folgados, e vai bem com sapatos baixos, tênis e saltos. A versatilidade marca a Mom Jeans, que pode ser adaptada para as mais diversas ocasiões. Na Calvin Klein, é possível encontrar um modelo diferente do tradicional, com um cinto de tecido para fazer amarrações e um comprimento estilo pescador.

Outra peça que é possível encontrar nas vitrines duas décadas depois são as saias trapézio e midi. As trapézios marcam looks mais jovens e ousados, com cortes que marcam a cintura e deixam a maior parte das pernas a mostra. Enquanto isso, as midi podem ser importantes aliadas na hora de dar o efeito visual de um corpo mais alongado, por marcarem a cintura e seguirem até abaixo do joelho. Seja nas versões mais soltas, como as envelopes, ou mais coladas, no clássico estilo lápis, a saia midi é uma promessa de conforto e elegância.

Na mesma ideia de elegância prática das saias midi, o slip dress foi um sucesso absoluto no fim do século XX. O modelo facilmente confundido com uma camisola é adaptável e pode ser usado sozinho, combinado à meia-calça para dias frios ou eventos noturnos, ou sobrepostos a camisetas básicas para momentos mais casuais.

Estampas para quem é de estampas
Com a primavera de volta ao país, além das ondas de calor, as flores invadem as roupas. Isso mesmo. É temporada de florais mais uma vez e essa é uma tendência antiga, que bombou nos vestidos na década de 1990 e volta sempre nas coleções primavera-verão. Seja nos estilos mais chamativos, com flores grandes em cores contrastantes; ou mais tímidos, com desenhos menores e tons que se sobrepõem; as flores sempre dão leveza e um tom romântico aos looks.

Outra estampa da época que está sempre em alta é o xadrez. Sucesso nos últimos 30 anos, ela aparece em peças casuais e sociais e pode ser uma ótima escolha em qualquer época do ano. Nas coleções primavera-verão, as versões mais leves de xadrez, como vichy e madras, e a tradicional buffalo, são sempre boas apostas.

Anos noventa da cabeça aos pés
Se praticidade e conforto foram a marca das roupas da época, a premissa também aparece quando o assunto são sapatos. Os tênis altos que dominaram os looks da época ainda aparecem nas vitrines, com versões sofisticadas, como o Platform Mauli Rose da Schutz, ou esportivas. Também de volta aos pés de quem sente saudade ou apenas aprecia a década de 1990, os saltos plataforma sempre voltam a ser tendência. Outro calçado que promete trazer o tom glamouroso da época é a strappy sandals. As conhecidas sandálias de tiras voltam em cores fortes e neutras e prometem bombar em 2020. Um exemplo é o modelo Frida Acqua da Schutz.

Onde encontrar
Calvin Klein Brasília
Lojas no Brasília Shopping, Iguatemi, ParkShopping e Taguatinga Shopping. Vendas para todo o Brasil pelo instagram das lojas @calvinkleinbrasilia.

Schutz Brasília
Loja no Brasília Shopping. Vendas para todo o Brasil pelo instagram da loja @schutzbrasiliashopping