7 dicas de como cuidar de seu cão idoso

Volvo Car Brasil apresenta a Iniciativa E.V.A. no Brasil
27 de maio de 2019
Pesquisa: Famílias de baixa renda representam 49% do consumo de roupas e calçados esportivos no Brasil
27 de maio de 2019

*Por René Rodrigues Júnior

O tempo passa para todos, inclusive, para nossos amigos peludos. Donos de uma euforia e vitalidade sem igual, quando a idade chega aos cães, aos poucos as brincadeiras ficam mais espaças e o ritmo, um pouco mais lento. No fundo, se avaliarmos bem, eles voltam a fase inicial de bebês, devido ao nível de cuidado que precisam e a delicadeza de suas reações.

É difícil estabelecer exatamente quando os cães entrarão na fase senil, visto que as raças maiores a atinge por volta de seus sete ou oito anos, enquanto as menores podem demorar um pouco mais e serem considerados cães idosos a partir dos seus 10 anos de idade. De toda maneira, para que seu pet passe por esta etapa da melhor maneira possível, priorizando sempre sua saúde e bem-estar, alguns pontos merecem mais atenção.

1 – Manutenção do peso

O ideal para a alimentação balanceada de um cão idoso são os alimentos classificados como sênior. São animais menos ativos, portanto, precisam de um alimento menos calórico para evitar o ganho de peso e, consequentemente, dificultar a locomoção pela sobrecarga nos ossos e músculos.

2 – Evite tártaro nos dentes

É importante manter a escovação dos dentes do seu pet em dia, porém, se ele não for acostumado desde pequeno, dificilmente conseguirá fazer. Caso não seja possível, pelo menos evite dar alimentos que não sejam os apropriados para eles, pois o tártaro é inevitável com a idade pode acarretar em outras doenças. É possível fazer a remoção do tártaro, mas isso envolve um processo anestésico e pode resultar ainda na perda parcial dos dentes.

3 – Incentive-o a beber água

Isso é válido para todas as idades, porém, como os cães idosos tendem a fazer menos exercícios, pode ser que não procurem água com tanta frequência. É preciso observar.

4 – Visite regularmente um médico veterinário

O ideal é levar seu pet a cada seis meses a uma consulta, para manter os exames em dia e avaliar peso e demais características físicas que possam indicar o aparecimento de alguma doença relacionada a idade.

5 – Atividades físicas diárias

Essas atividades podem ser resumidas a pequenos passeios em horários que a temperatura esteja mais baixa, logo pela manhã ou no fim da tarde. O tempo recomendado é de no máximo 30 minutos. Nesse período ele pode se socializar com outros cães e manter-se ativo, afastando o risco da obesidade.

6 – Brincadeiras e afeto

Embora a energia não seja a mesma de antes, é fundamental incentivar seu cão a brincar e dedicar algumas horinhas de atenção e carinho. Assim evita-se a tristeza e a apatia.

7 – Mantenha os móveis da casa na mesma posição

Isso evita acidentes, já que o cachorro passa a ter uma visão prejudicada ou até mesmo perdê-la. Se os móveis e pertences do animal ficarem sempre no mesmo lugar, ele é capaz de encontrá-los mais facilmente.

Mas de todas as dicas, talvez a mais importante seja essa: tenha paciência. Cuidar de um animal idoso requer muita força de vontade e dedicação. É preciso lembrar que assim como nós quando atingimos a velhice, eles voltam a se comportar e demonstrar as mesmas necessidades de quando eram pequenos. No fim das contas todo o esforço vale à pena, pois a amizade e o amor são incondicionais.

* René Rodrigues Júnior é médico veterinário da Magnus, fabricante de alimentos para cães e gatos

bigStock