6 formas para sua empresa desenvolver uma estratégia digital eficiente

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Dicas são de executivo da Deal, consultoria de serviços de tecnologia e parceira estratégica para negócios em diversos estágios de maturidade digital

Na era da transformação tecnológica, a estratégia digital emerge como uma frente essencial para uma atuação mais conectada e dinâmica dentro das empresas. O desenvolvimento e a implementação dessas estratégias demandam uma compreensão profunda das metas de negócios, tornando-se necessário estar em sincronia precisa com as oportunidades oferecidas pelo mundo digital.

Pensando em fomentar uma abordagem mais proativa para empresas que buscam esse crescimento, Júlio Esteves, gerente de times de desenvolvimento da Deal, consultoria de serviços de tecnologia e parceira estratégica para negócios em diversos estágios de maturidade digital, elencou seis dicas para um desenvolvimento eficaz das estratégias digitais. Confira:

  1. Compreensão do ambiente digital e definição dos objetivos organizacionais:

Para alcançar o sucesso organizacional, é preciso compreender as nuances do ambiente digital, incluindo as tendências atuais, as plataformas mais relevantes para o setor e as preferências do público-alvo da companhia. Com isso, o próximo passo é estabelecer objetivos claros e mensuráveis para a empresa nesse contexto. Eles devem estar alinhados com a visão e missão da organização.

  • Análise de tecnologias emergentes: 

Explorar as tecnologias emergentes relevantes para o negócio é essencial. Entre as principais, destacam-se atualmente a inteligência artificial, a automação e a realidade aumentada. Entender como podem ser aplicadas para melhorar a eficiência operacional, o atendimento ao cliente e a inovação ajudará a apoiar o negócio.

  • Otimização da presença online:

É importante realizar uma avaliação de como está a presença online atual da empresa, incluindo o site, redes sociais, e-commerce, entre outros. Para isso, é preciso identificar áreas de melhoria e implementar estratégias para otimizar esses canais, garantindo uma experiência consistente e atrativa para os usuários.

  • Engajamento do público-alvo: 

O engajamento do público-alvo é um sensor de como a empresa está caminhando. Para isso, se faz necessário o desenvolvimento de estratégias para o engajamento desses consumidores.

É preciso pensar de forma eficaz e isso inclui a criação de conteúdo relevante e personalizado, a promoção de interações significativas nas redes sociais e o uso de técnicas de marketing de conteúdo e automação.

  • Tomada de decisões informadas: 

Uma boa estratégia digital se faz com o uso de informações e insights coletados. Assim, torna-se possível tomar decisões mais informadas e direcionadas em relação à estratégia digital da empresa. Isso pode envolver ajustes nas campanhas de marketing, investimentos em novas tecnologias ou aprimoramentos na experiência do cliente.

  • Avaliação e ajuste contínuo: 

Um passo importante é o monitoramento constante do desempenho das iniciativas digitais e a realização dos ajustes necessários.

É preciso estar aberto a experimentar novas abordagens e aprender com os resultados, buscando sempre a melhoria contínua. Ao seguir esses passos, os líderes podem aplicar, de forma eficaz, os insights e orientações do artigo para desenvolver estratégias digitais que impulsionem o crescimento e a competitividade de suas empresas.

Sobre a Deal:

A Deal Technologies é uma consultoria de serviços de tecnologia e parceira estratégica para negócios em diversos estágios de maturidade digital. Com equipes de especialistas multidisciplinares, a empresa atua com foco em projetos para a jornada digital, sempre adaptada às necessidades do cliente a fim de cocriar soluções criativas e inteligentes, desde a fase de estratégia até a implementação técnica. Com quase 20 anos de atuação no mercado brasileiro, a Deal conta com grandes marcas clientes em seu portfólio, entre elas, B3, Getnet Brasil, BV, Nubank, Veloe, Travelex, Banco Pan, HSBC, Vertem, C6 e Porto Seguro. Em 2015, a Deal adquiriu a startup ManyToOne e, em 2020, a Blue Digital. Em 2023, a empresa anunciou um spin-off do segmento de martech, a Alot e em 2024, a aquisição da O2B, empresa com foco em produtos e soluções de Cloud. Nos últimos anos, a companhia recebeu o selo ISG Provider em várias categorias: em 2023 foi classificada como líder em Digital Transformation, Data Science, Data Engineering e Data Management.

foto: divulgação