5 tendências em tratamentos e produtos de saúde e beleza para ficar de olho

Com grãos da Alta Mogiana, Mais1 Café ganha espaço e se torna a maior cafeteria ´to go´do Brasil
25 de novembro de 2021
Hering inaugura loja conceito no shopping JK Iguatemi, em São Paulo
26 de novembro de 2021

De ativos que atuam no interior das células para rejuvenescer a embalagens funcionais, passando por experiências luxuosas de BeautyHealth, conheça as maiores inovações do mercado de saúde e beleza

O setor de saúde e beleza está em constante inovação. Não é à toa que a todo momento vemos novas tecnologias e ativos chegando ao mercado. Tendências que antes eram novidade hoje já são a norma, como a tecnologia nanoencapsulada, que entrega os ativos profundamente na pele, e os cosméticos com ação prejuvenescedora, combatendo os sinais da idade antes mesmo de aparecerem. Então é natural que a indústria esteja sempre em busca de novas tendências. E, para você não deixar passar nenhuma novidade, separamos abaixo algumas inovações em ativos e tecnologias que você já pode encontrar no mercado. Confira:

Foco nos telômeros: Já pensou em combater o processo de envelhecimento da pele diretamente no interior das células? Isso já é possível graças aos cosméticos e ativos que atuam na proteção dos telômeros. “Os telômeros são pequenas estruturas nas extremidades dos cromossomos que agem como capas protetoras do material genético. Mas, conforme as células se multiplicam para promover a regeneração dos tecidos do organismo, o comprimento dos telômeros é reduzido. Com o passar do tempo, os telômeros ficam tão curtos que não são mais capazes de proteger o material genético, o que faz com que as células parem de se reproduzir, percam sua função e atinjam um estado de senescência, isto é, de envelhecimento, que é sentido em todo o organismo, favorecendo, inclusive, o surgimento precoce dos sinais do envelhecimento, como rugas”, explica o geneticista Dr. Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética e diretor geral da Multigene. Um ótimo exemplo desses ingredientes protetores dos telômeros é o Telodormin, ativo de uso tópico capaz de preservar o comprimento dos telômeros de forma a prevenir o envelhecimento das células e, consequentemente, da pele. “O Telodormin é capaz de modular a proliferação dos fibroblastos, que são estruturas que conferem sustentação aos tecidos do organismo, para preservar o comprimento dos telômeros, assim impedindo que as células entrem em estado de senescência e preservando a saúde e a jovialidade da pele”, destaca a farmacêutica Maria Eugenia Ayres, Gestora Técnica da Biotec Dermocosméticos. Outra opção para proteger os telômeros é o sérum Be Ageless, da Be Belle. “O Be Ageless é um sérum com mecanismo anti-idade inovador, já que é capaz de proteger os telômeros para prolongar a longevidade celular, restaurando os níveis de colágeno e desacelerando o processo de envelhecimento, o que resulta na melhora dos sinais da idade e recuperação da firmeza, luminosidade e contorno facial, com efeito tensor, lifting e antigravidade”, diz Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle

Embalagens funcionais: Engana-se quem acredita que as embalagens ainda só servem para armazenarem o produto e enfeitarem sua estante. Hoje, certos cosméticos possuem embalagens funcionais que complementam o efeito do produto. Um exemplo é o Gel-Creme Lifting para Área dos Olhos, da Età Cosmetics, que pode promover redução instantânea de bolsas através de sua ação drenante e conferir efeito tensor, preenchedor e lifting imediato para combater linhas e flacidez que surgem na região, além de auxiliar no clareamento de olheiras. Isso porque o produto conta com um bico aplicador de porcelana, que, além de facilitar a aplicação, ainda contribui na redução das bolsas por possuir um toque gelado. Realmente uma grande facilidade para quem gosta de usar a água gelada ou o cosmético deixado na geladeira para reduzir o inchaço. “A temperatura fria, seja da água que você usa para lavar o rosto pela manhã ou do cosmético que você colocou na geladeira na noite anterior, ajuda a refrescar a pele, promove descongestionamento do tecido e ajuda na diminuição de inchaço”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Minoxidil indiano: O Minoxidil é extremamente conhecido e utilizado por sua capacidade de acelerar o crescimento dos cabelos. “O Minoxidil age diretamente nos queratinócitos (responsável pela queratina dos fios), melanócitos (coloração) e feomelanina (acelerando a produção dos fios). Dessa forma, ele ajuda no engrossamento dos fios ou redensificação capilar, além de reverter a evolução dos folículos da fase catágena, fase de repouso, para a fase anágena, fase dinâmica de replicação celular e de crescimento, prolongando essa etapa do ciclo dos fios”, explica a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética. Mas hoje já existem produtos que realizam uma ação parecida de maneira ainda mais eficaz, como é o caso do RedNek MinoxWax 8%, também conhecido como Minoxidil Indiano. “O RedNek MinoxWax 8% é uma loção poderosa que promove a revitalização da raiz dos fios do cabelo e da barba e a normalização do ciclo do folículo capilar para prolongar a fase anágena, ou seja, o período de crescimento dos fios. Além disso, o produto também é capaz de estimular a vascularização da região em que é aplicado, o que aumenta a oxigenação local e, consequentemente, acelera o crescimento dos fios”, afirma Renato Lima, diretor de marketing da B.URB.

Tratamento da pele baseado no conceito BeautyHealth: Uma tendência que vem ganhando cada vez mais notoriedade é o conceito de BeautyHealth, que consiste em melhorar a aparência da pele ao mesmo tempo em que se promove manutenção da saúde do tecido cutâneo. E, nesse sentido, o HydraFacial é precursor, consistindo em um equipamento de hidrodermoabrasão capaz de proporcionar uma experiência única, conferindo a melhor pele da sua vida. Como conta com a exclusiva e patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️, gera um efeito de vórtice para expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto confere hidratação. A experiência-base, em 3 etapas, é extremamente personalizável para atender às necessidades específicas de cada pele, com esfoliação, extração (com hidratação) e aplicação de antioxidantes, mas pode ser complementada com boosters, peels, LED’s, perks e terapia linfática para personalizar ainda mais a experiência. Dessa forma, o HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, com uniformização do tom e da textura e aumento da firmeza, viço e brilho da pele. Podendo ser realizado tanto na face, quanto no corpo, o HydraFacial ainda prepara o tecido cutâneo para procedimentos estéticos e cirurgias plásticas posteriores, assim potencializando resultados. Completamente indolor, o HydraFacial confere resultados em apenas uma sessão, que pode ser repetida mensalmente para manutenção dos resultados. A experiência é indicada para todos os tipos de pele, inclusive peles secas e sensíveis, e possui procedimentos rápidos, que duram de 30 a 60 minutos e não tem downtime, assim possibilitando uma experiência exclusiva sem atrapalhar a rotina.

Maciez para a boca: As inovações não se resumem aos produtos para a pele e cabelos. Com cada vez mais pessoas se preocupando com a saúde oral, os produtos para a higiene da boca também se renovam. A tendência agora são escovas com quantidade de cerdas cada vez maior, que também estão ficando mais finas e macias, proporcionando assim uma verdadeira massagem para as gengivas e dentes sem perder a eficácia na limpeza. “O recomendado é sempre dar preferência às cerdas macias, pois cerdas duras podem desgastar o esmalte de seus dentes e provocar retração gengival. Além disso, uma grande quantidade de cerdas é fundamental para a saúde oral, pois, quanto mais cerdas, maior é a eficácia da escovação e menor é o acúmulo de placa bacteriana no dente”, afirma o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP. E uma grande inovação nesse sentido é a Escova Velvet, da Curaprox, que conta com 12.460 cerdas para formar uma superfície extremamente eficaz na limpeza dos dentes sem perder a suavidade e delicadeza. “A escova dental Velvet é um marco na Odontologia mundial, pois é a escova com maior número de cerdas do mundo, que ainda são ultramacias, com pontas arredondadas e feitas de Curen®, um tipo de fibra mais fina e ultramacia capaz de desorganizar totalmente a placa bacteriana sem causar injúrias ou traumatismos nos dentes e gengivas”, finaliza o Dr. Hugo.

FONTES:

*DRA. PAOLA POMERANTZEFFDermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais.

*DRA. ROBERTA PADOVANMédica Pós-graduada em Dermatologia. Graduada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Medicina Estética e Dermatologia pela INCISA. Com participação regular em congressos, jornadas e cursos nacionais e internacionais, a médica é proprietária de duas clínicas, no Maranhão e em São Paulo, com diversos tratamentos para saúde e beleza da pele. Além disso, atuou como médica residente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

*HYDRAFACIAL: Sediada nos Estados Unidos com atuação em 87 países ao redor do mundo, HydraFacial é uma marca de equipamentos estéticos presente no mercado internacional há 24 anos. Recém-chegada ao Brasil, HydraFacial tem por objetivo entregar soluções de cuidados com a pele para todos, sendo precursora em um conceito de tratamento, totalmente indolor, que consiste não somente em tornar a pele mais bonita, mas também mais saudável. A marca trouxe com exclusividade ao Brasil a tecnologia HydraFacial, que permite a hiperpersonalização de todo o tratamento para atender às necessidades específicas de cada pele, com resultados eficazes.

*DR. MARCELO SADY: Pós-doutor em genética com foco em genética toxicológica e humana pela UNESP- Botucatu, o Dr. Marcelo Sady possui mais de 20 anos de experiência na área. Speaker, diretor Geral e Consultor Científico da Multigene, empresa especializada em análise genética e exames de genotipagem, o especialista é professor, orientador e palestrante. Autor de diversos artigos e trabalhos científicos publicados em periódicos especializados, o Dr. Marcelo Sady fez parte do Grupo de Pesquisa Toxigenômica e Nutrigenômica da FMB – Botucatu, além de coordenar e ministrar 19 cursos da Multigene nas áreas de genética toxicológica, genômica, biologia molecular, farmacogenômica e nutrigenômica.

*LUDMILA BONELLI: Cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle.

*MARIA EUGENIA AYRES: Graduada em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz com Pós-Graduação em Farmacologia Clínica. Atua no Setor Magistral desde 2000 onde atualmente é Gestora Técnica da Biotec. CRF 33.424

*HUGO ROBERTO LEWGOY: Especialista, Mestre e Doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo; Professor Colaborador do Instituto de Pesquisas Nucleares (IPEN) e do Mestrado Profissional em Biomateriais em Odontologia da Universidade Anhanguera (UNIAN); Pós-graduado em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Instrutor da filosofia individually Training Oral Prophylaxis (iTOP); Pós-graduado em Implantodontia pela Miami University e University of Berna; Membro do International Team of Implantology (ITI); Consultor Científico da Curaden Swiss