5 dicas para garantir uma casa aconchegante em dias frios

Conheça 5 casas luxuosas nos lugares mais procurados do mundo para viajar
27 de maio de 2022
Le Lis lança coleção Texturas, que oferece peças curingas com matérias-primas naturais
30 de maio de 2022

Confira sugestões de decoração para manter a casa aquecida sem gastar muito

Nada melhor que um ambiente quentinho em dias frios. É possível deixar a casa ainda mais confortável em períodos de baixas temperaturas com alguns truques na decoração, sem precisar de grandes reformas. Pensando nisso, Livia Chervezan, coordenadora da categoria de decoração e organização da casa da Telhanorte, dá cinco dicas infalíveis para manter a casa aquecida e aconchegante no inverno e nos demais períodos do ano.

Aposte em uma iluminação aconchegante

As lâmpadas com cores quentes e fontes indiretas de luz são ótimas opções para deixar o ambiente confortável, como a sala de estar ou o quarto. Afinal, as luzes com tons amarelados em luminárias e arandelas ajudam a aquecer o espaço e proporcionam sensação de bem-estar.

Use cores quentes na decoração

Assim como as lâmpadas amarelas, cores mais quentes em objetos decorativos ampliam a sensação de aconchego. “A dica é optar por almofadas, mantas e cortinas em tons terrosos, como laranja, vermelho, cobre e caramelo”, conta Lívia.

Invista em tapetes

Mesmo que na casa não tenha piso frio, é natural que no inverno o chão fique mais gelado. “Os tapetes são ideais para aquecer o ambiente, pois evitam o contato direto com os pisos frios. Seja modelo em sisal, nylon ou felpudo, o tapete é uma peça coringa para trazer conforto”, explica a coordenadora.

Aplique papéis de parede

O papel de parede é aliado para aquecer, pois pode barrar a chamada “friagem”. Se as paredes da casa forem muito finas ou não tiverem recebido as camadas de revestimento isolante necessárias, por exemplo, a sensação térmica tende ser mais fria. Para isso, aplicar papel de parede no ambiente pode diminuir esse desconforto.

Amplie a sensação térmica da casa

Os aquecedores e lareiras artificiais também são itens funcionais do ponto de vista térmico. No mercado existem modelos portáteis e versáteis, sendo possível controlar a intensidade de calor no ambiente.