5 aplicativos que ajudam a reformar a casa

Vuelo Pharma cresce mais de 30% em meio a pandemia
27 de agosto de 2020
Startup unicórnio: saiba o que é e como criar uma
27 de agosto de 2020

Tecnologia é aliada de quem quer construir ou decorar com apps destinados ao planejamento de cada etapa da reforma

Como em quase tudo na vida, a expectativa pode ser muito diferente da realidade quando o assunto é reforma. O ideal seria poder testar as novas ideias nos ambientes da casa antes de fazer mudanças que gastam tempo e dinheiro, mas, como isso não é possível, a tecnologia trouxe formas de planejar as etapas da reforma com o máximo de realismo e precisão possível.

Com aplicativos gratuitos, é possível se inspirar e ter novas ideias, testar formatos e tamanhos de cômodos, assim como acomodar móveis e modificar cor e textura das paredes no caso de redecorações.

Confira cinco apps pensados para facilitar mudanças no visual de ambientes internos!

Viva Decora (iOS e Android)

Este aplicativo vai te ajudar no primeiro passo de uma reforma: a decisão do que modificar. Ele é uma plataforma na qual é possível encontrar fotos de projetos brasileiros, vídeos e dicas sobre decoração. Ainda dá para salvar seus conteúdos favoritos e enviar para outras pessoas. Caso o usuário goste de alguma ideia complexa e queira ajuda profissional, o app disponibiliza o contato de mais de oito mil arquitetos, designers e paisagistas inscritos.

Mooble (Android)

Agora que as ideias já foram decididas, é o momento de visualizar ainda melhor o planejamento. O mooble é um programa que permite fazer projetos realistas no computador ou celular. É possível dimensionar plantas em 3D e 2D com o tamanho que desejar para os cômodos, além de oferecer uma imensa gama de móveis com os quais o usuário pode montar sala, quarto, cozinha Kappesberg e mais qualquer outro espaço de casa que a imaginação pedir. Isso porque o app tem uma parceria com a marca Kappesberg, o que permite que os testes sejam feitos com móveis que realmente existem.

Coral Visualizer (iOS e Android)

Assim como montar um projeto com móveis reais ajuda a fazer escolhas baseando-se nas opções que há no mercado, poder aplicar na parede de casa cores de tintas que estão disponíveis para serem compradas também é uma mão na roda. O app da Coral utiliza a câmera do celular para localizar a parede desejada e simular a pintura da mesma. Assim, é possível conferir se o tom escolhido será harmônico com o restante da decoração já existente. Além disso, depois de selecionar a tinta desejada, dá para ir diretamente para a loja online da marca e já realizar a compra.

 Magicplan (iOS e Android)

Com todo o projeto pronto – desde decorações simples até reformas pesadas já planejadas com os aplicativos anteriores –, o Magicplan entra para garantir a precisão de qualquer alteração. O aplicativo é destinado a medições completas, sem precisar do auxílio de trena. Ele consegue visualizar o ambiente ou objeto em frente à câmera e informar altura, largura e profundidade.

ConstruCalc Reformar (iOS e Android)

Todas as etapas da reforma até aqui podem ter sido divertidas por estimular a criatividade, mas a parte que assusta muita gente também deve ter atenção especial: o planejamento financeiro. O ConstruCalc foi feito exatamente para dar mais segurança a quem deseja construir ou reformar. No aplicativo, é possível, por exemplo, calcular quanto de material será necessário e o custo médio dele – desde o início da obra até os acabamentos –, o que livra o usuário de cálculos complicados e evita erros.

iStock