40% dos consumidores de luxo esperam aumentar seus gastos no próximo ano, aponta BCG e Altagamma

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Pesquisa anual aponta que, apesar de alto investimento dos clientes, experiência digital ainda é desafio para marcas de luxo

A nona edição do estudo True Luxury Global Consumer Insight 2023, realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) em parceria com a Fundação Altagamma, mostra que os consumidores de itens de luxo com alto valor agregado esperam aumentar seus gastos em 40% no próximo ano. Apesar das incertezas geopolíticas e seus impactos na economia, o material aponta uma tendência de crescimento e otimismo pós-pandemia, impulsionado principalmente pela China, país que está 50% acima da média global em número de consumidores de alto padrão que pretendem aumentar os investimentos em produtos ou experiências luxuosas.

A pesquisa, realizada com mais de 12 mil consumidores de artigos luxo em 12 países, revela que, apesar de ânimo dos clientes, 34% dos brasileiros acreditam que haverá uma recessão econômica no país, e 65% disseram que a alta inflação terá uma longa duração. Além destes, o BCG ainda identificou outro fator desafiador na indústria: a digitalização. Segundo a consultoria, menos de 50% dos consumidores estão satisfeitos com suas experiências digitais em geral.

Outra descoberta do material foi em relação às gerações de consumidores. Segundo o BCG, millenials e jovens da geração Z representaram um valor de mais de €200 bi, o dobro do valor de 2016 e, até 2026, esse público representará 75% do mercado. Por isso, é importante considerar uma estratégia bifocal de curto e médio prazo, aproveitando oportunidades com soluções personalizadas e, mais adiante, fidelizando essas pessoas. Canais digitais podem ser a melhor forma para alcançar essas gerações, o que pode ser interessante para algumas marcas.

O BCG também analisou a aderência da inteligência artificial generativa no setor de luxo. De acordo com a pesquisa, a ferramenta está sendo priorizada por muitos executivos, já que oferece oportunidades únicas na indústria, impactando principalmente áreas de marketing, personalização e experiência do cliente. Além disso, a tecnologia pode estender o tratamento “VIC” (sigla para Very Important Consumer, ou Consumidor Muito Importante) a outros possíveis clientes de luxo, que representam 350 milhões de pessoas.

No Brasil, se destacam o metaverso e Web3, com a virtualização de tendências de moda e identidade. Segundo o BCG, espera-se que as plataformas ganhem força devido ao maior apetite dos consumidores por experiências online – o mesmo movimento é visto no Oriente Médio e na Índia, por exemplo, com jovens entusiastas de tecnologia e usuários que buscam escapar de uma realidade negativa com uma imersão no universo virtual.

O material completo está disponível, em inglês, no site do BCG.

Sobre o Boston Consulting Group

O Boston Consulting Group atua em parceria com lideranças empresariais e sociais para ajudá-las a enfrentar seus desafios mais importantes e capturar as melhores oportunidades. Fundado em 1963, o BCG é pioneiro em estratégia de negócios. Trabalhamos lado a lado com nossos clientes por meio de uma abordagem transformadora que abrange os interesses das partes envolvidas — capacitando organizações para crescer, construir vantagens competitivas mais sustentáveis e gerar impacto positivo na sociedade. Nossas equipes globais são pautadas pela diversidade e têm profundo conhecimento técnico-funcional em diferentes indústrias, além de múltiplas perspectivas que estimulam a mudança. O BCG oferece soluções por meio de consultoria estratégica de ponta, aliada à tecnologia e design, assim como corporate e digital ventures. Adotamos um modelo de trabalho colaborativo único em toda a empresa e em todos os níveis da organização dos clientes, impulsionados pelo objetivo de ajudá-los a prosperar para tornar o mundo um lugar melhor. Para obter mais informações, acesse o link.

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