4 motivos para não praticar a positividade tóxica

A Full Sail University promove encontro de brasileiros com o diretor de fotografia Matt Staker
18 de junho de 2021
A promoção do turismo romântico recomeça no mundo
18 de junho de 2021

Ter uma visão positiva da vida é importante para saber como lidar com ela, mas isso não significa desprezar os sentimentos negativos

Ser otimista com as atitudes em geral e ver a parte boa de todas as situações são algumas práticas de positividade que, ultimamente, durante a pandemia, precisaram ser praticadas rotineiramente, mas sempre com cautela para que ela não se transformem em algo tóxico e irreais, criando uma imagem de perfeição e nos impedindo de sermos resilientes e aprender a lidar com situações desfavoráveis. Incluindo, os sentimentos negativos que possam surgir na nossa mente e dos acontecimentos externos.

Para não cair na toxicidade, é preciso entender as emoções e trabalhar com elas, não tentar transformá-las em felicidade. O foco deve ser em partes boas da vida, mas não existe alguém inteiramente feliz (e nem inteiramente triste). Para praticar os sentimentos, Maicon Paiva indicou o livro “O Eu sensível”, de Beatriz Breves, que leva o leitor a praticar o sentimento de algumas emoções boas e ruins.Segundo Maicon Paiva, espiritualista da casa de apoio espiritual, Espaço Recomeçar , as emoções negativas precisam ser demonstradas. “Impor uma falsa felicidade ou um lado positivo de situações que são inteiramente ruins é ignorar a tristeza ou a raiva, e todos os sentimentos precisam ser sentidos e processados para que assim possam ser transformados” comentou o especialista sobre o positivismo extremo.

“Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento”

Com essa frase do autor Mark Manson que escreveu o livro “A sutil arte de ligar o f*da-se”, o espiritualista ilustra os aspectos ruins que essa falsa positividade pode trazer para a saúde mental das pessoas. “A repressão de sentimento não fica no nosso interior para sempre. A emoção é expressa de alguma forma, inclusive com doenças do corpo físico“, comenta Maicon Paiva.

A positividade tóxica também é a responsável pela ingenuidade de muitas pessoas. Não enxergar maldade, nas ações alheias, pode desenvolver uma vulnerabilidade e ser perigoso para o indivíduo.

O exagero em positivismo é algo frequente no meio das redes sociais, o que explica o 3º motivo de não praticá-lo. Mostrar uma vida perfeita, além de enganar a si próprio e, consequentemente, adoecer com isso, cria uma imagem para as pessoas ao seu redor, que lutarão para atingir o objetivo de manter uma vida sem problemas igual ao que é visto na internet. Esse objetivo é impossível de ser alcançado e só frustrará outras pessoas pelo fracasso.

Assim como a frustração nas redes sociais, impor gratidão e felicidade não é empático e é estressante para quem recebe o conselho. Em situações como a que estamos vivendo, tentar ajudar falando para “ver o lado positivo das coisas” chega a ser ofensivo para quem perdeu um ente querido. Além de trazer consequências mentais, a positividade “obrigatória” também pode ser ofensiva quem precisa de uma ajuda psicológica.

Praticar a positividade de maneira saudável te torna uma pessoa mais resiliente, sendo capaz de lidar com as próprias dificuldades, e altruísta, ajudando terceiros em como lidar com problemas da vida. Todas as emoções foram feitas para serem sentidas e aproveitadas para aprendermos a enfrentá-las, quando forem ruins, e apreciar, quando forem boas.

Para ajudar nesse processo de mudança, Maicon Paiva indica realizar um acompanhamento e tratamento espiritual. “A casa de apoio espiritual, Espaço Recomeçar, trabalha com a Consulta e Limpeza Espiritual, dando direcionamentos e conselhos de forma online ou presencial”, disse o espiritualista. Para saber mais informações sobre os serviços, clique aqui e conheça.

Sobre o Espaço Recomeçar

Desde 2002, o Espaço Recomeçar auxilia pessoas através de trabalhos espirituais. Seu fundador Maicon Paiva é um renomado espiritualista paulistano e sentiu a necessidade de auxiliar as pessoas em suas vidas, seguindo a tradição da Leitura de Búzios e Tarô, ele e sua equipe auxiliam com Limpezas Espirituais e Amarrações Amorosas. Nos anos de trabalho, o Espaço Recomeçar já auxiliou mais de 35 mil pessoas e está aberto para receber você! Confira nossos serviços através do site, clicando aqui!

Pixabay