4 dicas para tornar o jantar em casa especial

Cantor brasileiro começa a trilhar carreira de sucesso nos Estados Unidos
15 de outubro de 2020
Tania Bulhões lança Figo Negro
15 de outubro de 2020

Confira ideias práticas para uma decoração convidativa e deliciosas sugestões gastronômicas

Vivenciar momentos de descontração, cumplicidade e relembrar velhas histórias ao lado de amigos e familiares é sem dúvida um dos grandes pilares para uma vida mais leve e feliz. E, para essa reunião ficar perfeita, nada melhor do que contar com um jantar delicioso em um ambiente convidativo e intimista.

Luminária Cirio Chandelier, da Santa & Cole, disponível na FAS Iluminação

O cuidado com a disposição dos móveis, iluminação, o preparo da comida, tudo, pode tornar essa experiência inesquecível e muito mais aconchegante. Para que cada detalhe esteja perfeito, convidamos o chef Rodrigo Bellora, que está à frente do restaurante Valle Rustico e Guaraipo Bar e Cozinha, e a arquiteta Bárbara Dundes para reunir algumas dicas que irão garantir um jantar prático com uma atmosfera acolhedora e inesquecível. Confira:

Facilite a circulação no ambiente

Projeto de ambientes integrados, da Criare

Sabe aquela sensação incômoda de ter que levantar da cadeira no meio da refeição para alguém conseguir passar atrás? Na hora do jantar, um dos problemas mais comuns que ficam evidentes em ambientes mal planejados é a dificuldade de circulação.

Para evitar esse transtorno e deixar o espaço mais confortável, a dica é escolher uma mesa com proporções adequadas para o cômodo ou apostar em mobiliário sob medida. “Contar com um espaço reduzido não é desculpa para passar aperto. Na hora de optar por uma mesa, é importante tentar deixar um espaço de pelo menos 80 cm para a circulação atrás das cadeiras”, explica a arquiteta Bárbara Dundes.

Explore a iluminação

Luminária portátil PoPuP, da Davide Groppi, disponível na FAS Iluminação

Nada melhor do que a luz certa para criar um ambiente acolhedor. Um bom projeto luminotécnico no ambiente pode fazer toda a diferença para garantir uma atmosfera mais aconchegante. Uma ótima aposta para acertar na iluminação é utilizar luminárias suspensas centralizadas acima da mesa e explorar o efeito das sombras com modelos portáteis.

“Uma iluminação que proporciona acolhimento é excelente para tornar o clima mais convidativo e deixar as pessoas mais à vontade. Para aplica-la indiretamente, a dica é posicionar pontos de luz portáteis nas extremidades da mesa ou do ambiente, brincando com as sombras do espaço”, indica Bárbara.

Para deixar o ambiente ainda mais aconchegante, você também pode investir em uma lareira portátil. Além de aquecerem o espaço e serem ecológicas, é possível utilizá-las tanto em cômodos internos quanto na área externa.

Lareira portátil ECO-22, da Ecofireplaces

Divida o momento de preparar a comida

Seja um jantar em família ou entre amigos, compartilhar o momento de preparar a comida com os participantes pode tornar este momento ainda mais especial. “Uma dica bem legal, que utilizamos muito na cozinha profissional, é fazer o mise en place, que é na verdade, organizar tudo o que vai utilizar para cozinhar antes de iniciar o preparo. O mise en place contempla também os utensílios e panelas, e isso serve pra que para que na hora de cozinhar seja um momento prazeroso em família”, comenta Rodrigo Bellora, chef a frente do restaurante Valle Rustico e do Guaraipo Bar e Cozinha.

Com tudo organizado, o momento pode incluir a ajuda dos pequenos: “É importante transformar isso em uma atividade de família para tornar o jantar em casa um momento especial. É hora de fazer com que todos participem, inclusive as crianças, seja para lavar legumes, alcançar os itens, colocar água na panela, ralar queijo, entre outras funções”, explica Bellora.

Algumas sugestões deliciosas e práticas

Para definitivamente aproveitar esse momento, além de uma atmosfera leve, a comida deve ser deliciosa e prática. Por isso, o Chef Rodrigo Bellora indica algumas sugestões de pratos rápidos.

“Gosto muito de pensar em uma entrada que possa ser degustada até que o prato principal fique pronto. Uma dica que adoro é um patê bem simples: basta colocar uma berinjela inteira com casca na brasa e deixar ela desmanchar por dentro. Outra dica gostosa e simples é um Guacamole, com abacate salgado, com limão, cebolinha, salsinha e um pãozinho para acompanhar”.

Para que todos participem do preparo do prato principal, massas podem ser uma ótima opção. “Para fazer em família gosto muito de pensar em um nhoque com molho ragu. Porque, além de ser fácil de fazer, ainda pode contar com a participação de todos no processo. É o tipo de receita para fazer utilizando somente duas panelas e que envolve a família toda”, recomenda Bellora.

Agora, é só aproveitar as dicas e curtir a companhia.

É possível acompanhar outras receitas do chef no Instagram @vallerustico e @guaraipobarecozinha.

Chef Rodrigo Bellora / Foto: Marcos Moreira

Créditos:

Criare – www.criare.com

FAS Iluminação – www.fasiluminacao.com.br

Ecofireplaces – www.ecofireplaces.com.br/

Rodrigo Bellora – www.vallerustico.com.br/

@rodrigobellora / @vallerustico / @guaraipobarecozinha / @tubuna750