4 dicas de decoração para o quarto de gêmeos

Vinhos naturais, orgânicos ou biodinâmicos
18 de janeiro de 2021
Óculos inteligentes com reconhecimento facial detectam casos de febre
18 de janeiro de 2021

Nem sempre pensar em uma decoração para duas crianças da mesma idade é uma tarefa fácil; arquiteta especialista em quartos infantis lista algumas dicas sobre o assunto 

Quem é pai e mãe sempre tem aquela vontade de montar o quarto dos sonhos para seus filhos, ainda mais quando são crianças. E já imaginou como fica essa vontade quando, ao invés de um, os papais têm gêmeos? Tudo em dobro, de uma única vez, e com o projeto do quarto não é diferente. Mas temos uma notícia boa: mesmo que a família tenha apenas um cômodo para os irmãos/irmãs é possível montar um espaço lindo e que agrade a todos.

A arquiteta Renata Assarito, sócia-fundadora do Studio M&A Arquitetura, escritório especializado em quartos infantis com mais de 5 mil seguidores no Instagram, explica que existem várias dicas simples e econômicas de transformar um quarto de gêmeos em um lugar dos sonhos. “A maior dificuldade é manter a personalidade de cada um, como são gêmeos e têm a mesma idade, fica mais fácil de fazer um projeto, do que quando é um quarto de irmãos com idades opostas, por exemplo. É necessário conversar com as crianças, entender o que cada uma gosta e tentar fazer uma mistura de tudo sem deixar a delicadeza de lado”, comenta.

Abaixo, as arquitetas do Studio M&A Arquitetura listam dicas simples de projetos de decoração para esses casos. Confira:

Invista no candy colors: os conhecidos tons pastéis são ótimas opções para quartos infantis em geral e caem super bem quando se trata de gêmeos, pois deixa mais clean. “Tons como azul claro, rosinha ou verde suave dão a sensação de bem-estar e paz, além de proporcionarem um ar mais juvenil. Além disso, também costumamos combinar com papel de parede com flores ou animações, sempre combinando, claro, com o perfil das crianças”, conta Camila Marinho, também sócia-proprietária do escritório.

Insira animais na decoração: outra dica que agradam bem as crianças é o uso de animais como: cadeira com encosto de borboleta, penteadeira com orelhinha de gato, por exemplo. “Essa técnica cai super bem com cores clarinhas e pastéis, trazendo o ar de delicadeza. A dica é seguir uma decoração clean, pois se trata de duas pessoas que, apesar de novinhas, provavelmente terão gostos diferentes, invista no básico para agradar todo mundo”, aconselha Renata.

Aproveite o espaço: como se trata de um quarto para duas crianças é preciso saber aproveitar o espaço e, ao mesmo tempo, manter a individualidade de cada um. “Se possível, opte por uma bicama para que as crianças tenham, mais espaço para brincar no quarto, e pode funcionar até com uma cama auxiliar para receber um amigo ou a própria mãe ou pai. Se for ter penteadeira, por exemplo, melhor que seja uma para cada, do lado da cama, apesar de serem gêmeos e da mesma idade, precisa prezar pela individualidade”, esclarece Camila.

Pense a longo prazo: temos que lembrar que os gêmeos vão crescer e, acredite, eles crescem rápido. Por isso, o melhor caminho é optar por móveis de cores neutras que podem ser reaproveitados em uma futura decoração e deixamos os detalhes mais coloridos. “Foque nas almofadas, puxadores coloridos, papéis de parede que são itens baratos e fáceis de serem trocados. Os mobiliários, por sua vez, são mais caros”, finaliza Renata.

Sobre o Studio M & A Arquitetura

Formadas em arquitetura e especialistas em design de interiores, as arquitetas Camila Marinho e Renata Assarito são sócias do escritório Studio M & A Arquitetura. Fundado em 2017, o escritório conta com diversos projetos residenciais e comerciais em seu portfólio. As arquitetas buscam levar função, conforto e estética com um toque especial para cada cliente. O instagram da dupla @studioma_arquitetura traz projetos autorais e dicas de arquitetura, além de possuir alto engajamento.