14ª. Edição da Regata Rota do Café cruzará o Atlântico — da Normandia à Bahia — com preocupação pela saúde dos oceanos

Nota fiscal é um documento importante e deve ser guardado em local seguro
29 de outubro de 2019
Natuzzi: clássicos no décor
29 de outubro de 2019
SUEZ apoia o velejador francês Stéphane Le Diraison, que comanda seu veleiro Time For Oceans na maior edição da história, com 60 barcos confirmados e uma mensagem clara: é preciso uma ação rápida pelos oceanos
A Transat Jacques Vabre, um dos principais eventos da vela oceânica mundial, com largada em 27 de outubro, da cidade portuária de Le Havre, região francesa da Normandia, com destino a Salvador, na brasileiríssima Bahia. A regata terá 60 duplas confirmadas, recorde histórico de participantes.

Uma história centenária, repleta de aventura

A regata tem como origem a história das grandes rotas marítimas transatlânticas impulsionadas pela forte dinâmica econômica entre os continentes americano e europeu. A primeira Transat Jacques Vabre, da mesma forma, religava Le Havre (França) a Cartagena (Colômbia), uma espécie de déjà-vu da Rota do Café. Desde então, Jacques Vabre e a cidade de Le Havre recriam esta que foi uma rota marítima tão importante para a época quanto a Rota do Chá (de Hong-Kong a Londres) ou a Rota do Ouro (de Nova Iorque a San Francisco).

Os participantes partem de Le Havre (França) em 27 de outubro. A 14ª edição da regata, que será a maior da história em número de barcos, levará os 60 veleiros até Salvador, na Bahia, depois de uma viagem pelo Atlântico de 4.350 milhas náuticas que durará entre 10 e 25 dias. Entre os velejadores, destaca-se o seu navio azul e branco de 60 pés, batizado “Time For Oceans”: Stéphane Le Diraison.

#SUEZ4oceans

Ao dirigir-se para o mar aberto, o objetivo de Stéphane vai além de simplesmente vencer a corrida; ele pretende espalhar sua mensagem e compartilhar seu – e nosso – compromisso com a preservação dos oceanos. A SUEZ acredita que os oceanos representam o novo desafio ambiental do século XXI e que podem ser protegidos por meio da redução da poluição terrestre causada por resíduos essencialmente plásticos. É por isso que o nosso compromisso n.º 13 do nosso roteiro de Desenvolvimento Sustentável 2017-2021 centra-se na “Lei para a saúde do ambiente e a proteção dos oceanos”. Uma das nossas prioridades é, assim, apoiar a transição ambiental dos clientes e contribuir para o bem comum, oferecendo uma visão e soluções concretas.

Durante a corrida, Stéphane utilizará métodos renováveis para a produção de energia graças a um sistema hidrocinético, que irá satisfazer todas as suas necessidades energéticas a bordo. Com a consciência de que 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos são despejados nos oceanos todos os anos, ele irá gerir meticulosamente os seus resíduos durante toda a corrida.

Nosso objetivo, junto a Stéphane, é transmitir uma mensagem forte: a conservação dos oceanos é uma iniciativa de múltiplas partes interessadas que deve envolver coletivamente instituições, empresas e cidadãos. Ao chegar em Salvador, Stéphane será recepcionado por estudantes de um grupo escolar da Salvador em uma área costeira muito vulnerável à poluição oceânica, com uma surpresa incrível.

Por isso, convidamos você a acompanhar essa jornada.
Fique ligado nas redes sociais da SUEZ Brasil!
Facebook: @SUEZBrasil
Twitter: @SUEZBr
Linkedin: SUEZ Brasil