Empreendedora espera faturar mais de R$ 100 mil com velas orgânicas perfumadas até o final de 2023

Pedra Branca apresenta empreendimento inovador, com “casas suspensas”, galerias de arte e foodhall
4 de julho de 2023
Novo estudo divulga medicação que leva a perda de 24,2% do peso corporal, maior diminuição de peso da história das medicações
4 de julho de 2023

Barbara Bottan é a fundadora da Hafiza, que aposta em produtos 100% orgânicos, sustentáveis e renováveis

Com o intuito de presentear suas amigas e colegas mais próximos no final de 2020, Bárbara Bottan queria entregar algo personalizado, um presente diferente e único. Depois de muito pesquisar, decidiu que iria dar velas perfumadas e foi atrás de alguns fornecedores, porém como queria algo muito específico e numa quantidade não muito significativa não teve sucesso em achar algum que oferecesse o que buscava.

Mas, como ela não é de desistir, ela foi em busca de todos os materiais necessários e resolveu, por si própria fazer as velas. “Eu já gostava de fazer velas para mim mesma e decidi colocar a minha criatividade em ação, eu queria algo muito específico e pessoal. Então, comecei a buscar os tipos de ceras, as embalagens de vidros e tudo que eu precisava para fazer as velas. Demorei, mais ou menos, uns 6 dias e fiz 8 velas”, conta Barbara.

Formada em Marketing, Barbara trabalha em uma boutique de M&A e deu as velas para suas amigas de trabalho e para amigas próximas e foi um sucesso. Após o presente, uma pessoa do trabalho solicitou 30 velas, pois, também, queria presentear e outras amigas também começaram a pedir.

“Eu dei de presente e elas começaram a falar que queriam o contato do fornecedor, mas a fornecedora era eu mesma. Ao todo, elas solicitaram 60 produtos e eu decidi fazer, porque além de uma satisfação pessoal, também renderia um dinheiro extra no final do ano”, relembra a profissional de marketing.

Barbara precisou de 12 dias para produzir. Ela lembra que foi comprar todos os materiais para a produção e viu que conseguiria 100% de margem de lucro.

Depois dos presentes feitos e dados, ela percebeu que era um negócio que ela queria dar continuidade e não ser algo momentâneo. O logo, identidade visual da Hafiza já existiam, mas após perceber que as pessoas tinham gostado, viu uma oportunidade de negócio. 2 anos de passaram e Hafiza era apenas uma página no instagram e que recebia pedidos esporádicos ao longo do ano e um valor considerado nos meses de novembro e dezembro. Foi aí que a Bárbara numa conversa descontraída com uma amiga pensou em ter uma sócia investidora, como já trabalhava no mercado financeiro tinha uma noção de como conseguir alguém que comprasse a sua ideia de negócios. Nisso encontrou alguém que tinha os mesmos princípios e valores e foi fechada a sociedade.

Mas, as velas da Hafiza não são qualquer vela que se encontra no mercado. Preocupada com o meio ambiente, Barbara constrói seus produtos com materiais 100% sustentáveis e orgânicos. Com uma linha totalmente premium, os aromas têm perfumes jamais vistos no mundo das velas.

Barbara criou um Instagram para a marca e começou a fazer propaganda, também, em sua rede social e as vendas começaram. Em dois anos, Barbara vendeu mais de 400 velas aromáticas, faturou acima de 70 mil e resolveu que queria algo mais sério.

No dia 7 de julho, a Hafiza vai lançar oficialmente seu e-commerce, onde as pessoas poderão comprar online e os produtos serão entregues para todo o Brasil. “As vendas pela rede social vão bem, mas chegou a hora de profissionalizar e escalar a marca para outro patamar, levar a sério o meu business”, comenta.

Ao todo, Barbara investiu mais de R$80k com toda infra do e-commerce, produção e marketing e espera faturar múltiplos 6 dígitos nos próximos 6 meses. “Já tenho um estoque recheado de velas prontas, ao todo 500 e estou preparada para mais de 5 mil nos próximos meses, pois quero mudar a cultura do Brasil em relação ao mundo das velas e conseguir transformar esse mercado, realmente criar novas memórias”, finaliza a empreendedora.

Divulgação