Zim Gim: tesouro azul de Uberlândia ganha site oficial de e-commerce

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Nascido de uma herança de família e envasado em garrafa da Owens Illinois, o primeiro gim colorido do Brasil também apresenta novo rótulo

A primeira destilaria artesanal de Uberlândia, em Minas Gerais, nasceu da descoberta de um tesouro guardado há décadas embaixo de uma samambaia doméstica.A trajetória de Rafael Guimarães e Juliana Oliveira, sócios da Destilaria Zim, que produz o gim de mesmo nome, começou com a união entre a paixão pela bebida e uma herança de família. O Zim Gim é o fruto dessa história e hoje se destaca no mercado por sua coloração azul única e sabor marcante, preservados na garrafa da Owens Illinois (O-I) – líder mundial em fabricação de embalagens de vidro -, que recebe agora novo rótulo para comemorar o lançamento do site de e-commerce da destilaria.

Toda a mudança na vida dos sócios começou em 2018, quando um tio muito próximo de Rafael faleceu e lhe deixou de herança uma samambaia que há anos vinha sendo cuidada por ele com extrema dedicação. Apesar de pouca familiaridade com a espécie, Rafael aceitou esse compromisso e levou a planta para casa; ao instalá-la em seu novo lar, teve uma surpresa: o vaso era, na verdade, uma panela de alambique com receitas de genièvre – que mais tarde eles descobriram ser a versão primitiva do que se conhece hoje como gim.

A primeira alambicada

Apreciadores de gim há muitos anos, Rafael e Juliana, depois da descoberta do tesouro escondido, resolveram que era hora de colocar a receita encontrada em prática, adicionando detalhes que aprenderam ao longo dos anos em viagens, pesquisas e degustações da bebida. “Sermos presenteados com esse tesouro nos deu vontade de produzir o nosso próprio gim, e assim fizemos. As garrafas da primeira alambicada foram servidas logo em seguida, em meu casamento. Foi um sucesso”, lembra Juliana.

De repente, São Paulo

Após o casamento, a lua de mel não aconteceu. Em vez disso, Juliana cancelou a viagem e, junto com Rafael, passou a atender os inúmeros pedidos de gim que começaram a chegar de seus familiares e amigos que estavam na festa. “Mas nós não tínhamos estrutura para isso. Até então, não tínhamos pretensão alguma de produzir para venda”, conta a sócia.

A primeira produção foi toda feita em um alambique de cinco litros, mas a demanda pelo destilado começou a crescer. Na semana após o casamento, 36 garrafas de gim foram fabricadas e, após um mês, a dupla já estava produzindo em um alambique de 100 litros. “Começamos a vender muito em Uberlândia e, mesmo assim, não tínhamos plano de expansão. Até que um dia recebemos uma ligação de São Paulo: o gim havia chegado até lá e fomos convidados a fornecer para o aniversário de um conhecido apresentador de televisão”, relembra Rafael.

O segredo da dedicação

Hoje envasada na garrafa Covet Imperial, de 750 ml, da linha de garrafas premium da O-I — adquirida por meio da distribuídora Acqua Mineira –, a bebida tem se destacado pelo visual e pelo paladar. “As pessoas têm se apaixonado pelo produto. Mesmo antes de ser servido, ele já chama a atenção pela cor e também pela garrafa, por se tratar de uma embalagem que se diferencia na prateleira. Fizemos ainda um novo rótulo para apresentar a bebida, pois acreditamos que o apelo estético é muito importante. A embalagem vende o produto”, destaca Juliana.

Para Nádia Guimarães, responsável pela linha COVET de garrafas premium da O-I no Brasil, o mais importante dessa parceria, sem dúvida, é fazer parte de uma história tão significativa. “A Owens Illinois é uma grande fábrica no mundo todo, mas prezamos os detalhes, as pequenas histórias que acabam sendo grandiosas pelo que inspiram. Por isso ficamos orgulhosos de fazer parte da construção da marca do Zim Gim, ajudando a ressaltar todo o cuidado e qualidade que transparece assim que se olha para a garrafa”.

Com seu gim sendo enviado para o Brasil inteiro, Juliana e Rafael lançam agora o site oficial da Destilaria Zim, que funcionará também como o principal e-commerce da marca. Por causa dessa abrangência nacional, muitas vezes os idealizadores do gim ficam “em turnê”. Eles visitam os bares que vendem a bebida e ensinam os bartenders a preparar drinques para os clientes finais. Cor, garrafa, preparo do drinque que muda de aparência e sabor único: uma experiência completa.

Após a demanda ser expandida para outros estados, a Destilaria Zim tem se tornado cada vez mais madura e mostrado isso em todos os aspectos de sua produção, começando pelos ingredientes. Rafael informa que a sua fabricação utiliza botânicos – e não extratos – e que todos eles são muito bem selecionados antes de serem incorporados na bebida. “Inclusive, usamos fornecedores diferentes para garantir nosso poder de escolha e a melhor qualidade do produto”, salienta ele.

O tempo de maturação e destilação do gim conta muito no resultado final, conforme afirmam os sócios. Eles dizem que, sim, é possível fazer um gim em três, dois ou até em um dia, mas que isso prejudica a bebida, que deve ter o seu tempo de preparo respeitado. O Zim pode demorar até dez dias para ficar pronto, mas é assim que os produtores preferem que seja. “A mágica do Zim Gim continua acontecendo no dia seguinte, quando o cliente acorda sem ressaca, devido à qualidade do produto”, garante Juliana.

O Zim Gim está à venda no ecommerce seu preço sugerido é R$ 140.

Sobre a Destilaria Zim

Com produção iniciada em 2019, a Destilaria Zim, a primeira destilaria artesanal de Uberlândia (MG), nasceu de uma receita encontrada embaixo de uma samambaia. A partir da receita herdada pela família, a empreitada cresceu e tomou o País. Com produtos únicos e cheios de personalidade, a empresa traz em seu DNA o compromisso de fazer bebidas únicas que agradem ao paladar dos conhecedores de gim. Sobre a Destilaria Zim.

Sobre a O-I
A Owens Illinois, Inc. (NYSE: OI) é apaixonada pelo vidro e se orgulha em ser a líder global na fabricação de embalagens feitas a partir do material mais puro, saudável e sustentável. Com sede em Perrysburg, Ohio, é a parceira preferida de marcas líderes de alimentos e bebidas. Ao trabalhar lado a lado com seus clientes, a empresa une paixão e experiência para criar garrafas icônicas que ajudam a construir marcas para um mercado global crescente. Com mais de 26.500 colabores em 77 fábricas, a O-I está presente em 23 países. Seu impacto global financeiro alcançou receita de US﹩ 6,9 bilhões em 2018. Para mais informações, acesse http://www.o-i.com.