Zetaflex desenvolve cobertura automatizada para bancos de atletas em torneios de tênis

Château de Fonscolombe encanta visitantes da Provence
5 de abril de 2019
Curitiba ganha espaço para terapias holísticas
5 de abril de 2019

Empresa inaugurou primeira cobertura móvel que protege atletas do sol e das altas temperaturas no último Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul

Os guarda-sóis que protegem os tenistas nos intervalos dos jogos estão com dias contados. A Zetaflex, referência no segmento de coberturas e toldos no Brasil, desenvolveu uma tecnologia inovadora para torneios de tênis: uma cobertura automatizada para os bancos dos atletas, que pode ser acionada por controle remoto e leva poucos segundos para ser recolhida, protegendo atletas do sol excessivo ou até da chuva quando necessário. A solução foi empregada pela primeira vez nas Américas durante a última edição do Rio Open, maior competição de tênis na América do Sul, ocorrida no último mês.

A presença da Zetaflex no mundo do tênis e de outros esportes não é algo novo. Há décadas a empresa oferece soluções de proteção contra intempéries para quadras, piscinas, academias, áreas de lazer e arquibancadas. “Qualquer esporte é, acima de tudo, uma atividade que proporciona prazer. Entendemos que a chuva ou o sol forte não devem ser capazes de limitar ou atrapalhar o momento da prática esportiva”, conta Júlio Zveibil, diretor geral da empresa.

Estreante no quadro de patrocinadores de eventos esportivos, a Zetaflex desenvolveu a cobertura dos atletas por iniciativa própria e de forma exclusiva para o evento. A solução foi empregada no estádio central do evento (Quadra Guga Kuerten), com capacidade para 6.200 pessoas, e na Quadra 1, a segunda mais importante do evento. “Para nós, era indispensável que, por meio dessa inserção, pudéssemos imprimir ao Rio Open alguns dos principais valores da empresa em quase seis décadas de trajetória: a versatilidade aliada ao conforto”, reforça Igor Zanetti, gerente de marketing da empresa. “Em determinado momento, notamos que as coberturas permaneciam levantadas durante o jogo. Descobrimos que foi um pedido dos jogadores para que o assento não ficasse quente – o que mostra que pudemos realmente contribuir para o conforto deles”, completa.

Pensando também no público que compareceu ao complexo do Rio Open, a Zetaflex desenvolveu um conceito de estande que simulava a experiência do atleta sob a cobertura. Mais de 1.000 pessoas visitaram o estande e tiraram fotos em um banco coberto pela mesma tecnologia utilizada na quadra principal do evento e foram convidadas a compartilhar suas imagens no Instagram usando a hashtag #ZetaflexNoRioOpen, que ultrapassou o número de 300 postagens de perfis públicos (que não restringem a visualização somente aos seguidores autorizados) nesta rede social. Os visitantes ganharam, ainda, um brinde exclusivo que segue o propósito dos produtos da empresa: um tapa-sol para carro, que protege o painel e bancos dianteiros da forte insolação quando o veículo está estacionado.

Além dos bancos de atletas, a empresa também propôs uma nova passarela de acesso entre a Sala VIP e o camarote do evento na quadra principal. Afinal, a Zetaflex percebeu a necessidade de garantir proteção aos convidados em caso de chuva no retorno do assento no estádio à sala coberta. E, para não perder a linda vista do local para o Cristo Redentor quando não está chovendo, sugeriu o AeroTeto® Zetaflex com o original sistema “abre e fecha” criado pela empresa – com acionamento automatizado, que permitiu controlar iluminação, ventilação e proteção em dias de chuva ou sol excessivo.

Passado o evento, a expectativa da empresa é ampliar a presença em outros torneios esportivos, além de atender à demanda de clubes, academias e condomínios pelo produto desenvolvido, que manifestaram o interesse já durante o evento. A empresa planeja, ainda, lançar outras soluções para o segmento esportivo no médio prazo.

Sobre a Zetaflex

Fundada em 1959, a Zetaflex detém o maior número de patentes reconhecidas no segmento de coberturas e toldos. Seu fundador, Eng. Salvador Zveibil, obteve sua primeira patente em 1947 e ainda hoje é considerado o engenheiro brasileiro recordista de patentes, responsável pela criação de produtos originais e exclusivos (parte deles premiados internacionalmente). Os produtos da Zetaflex oferecem proteção contra a chuva e raios solares de forma funcional e elegante, de acordo com as condições climáticas de cada região, para qualquer tipo de imóvel (residencial, comercial, corporativo ou industrial).

Fotos: Fernando Soutello/AGIF