Yeesco: marca se reinventa e vê faturamento multiplicar

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Há pouco mais de um ano no ar, plataforma de estilo de Brusque (SC) já está entre as maiores do Brasil

Roupas para todas as idades, tamanhos e ocasiões. Com o objetivo de ser referência na democratização da moda e no e-commerce, a marca catarinense Yeesco já está entre as 30 maiores plataformas digitais de estilo do Brasil. “Nascemos de um momento de dificuldade que se tornou uma grande oportunidade”, comemora o cofundador da companhia, Victor Santos.

Fundada em 2014, a empresa passou por um grande processo de transformação nos últimos dois anos e viu suas vendas se multiplicarem. Até 2020, a marca contava com 11 lojas nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e uma equipe formada por cerca de 80 funcionários. Mas, quando os negócios pareciam fluir plenamente, veio a pandemia de covid-19 e o consequente fechamento de suas unidades físicas. O momento de crise, porém, serviu para impulsionar uma ideia que já vinha sendo construída há algum tempo: concentrar esforços nas vendas 100% online. Assim nasceu a nova cara da Yeesco, no dia 13 de abril de 2021, com sete pessoas que colocaram a plataforma de e-commerce no ar. Hoje, já são mais de 300 colaboradores, 850 mil clientes cadastrados em todo o Brasil e produtos de 23 marcas diferentes à venda.

Os números não param de crescer com a mudança. De janeiro a maio deste ano, a Yeesco já vendeu R$ 50 milhões, o que representa 94% do valor de todo o ano de 2021. A projeção é de 5,5 milhões de peças vendidas em 2022, 400% a mais do que no ano passado. Para atender à demanda, foi preciso construir um terceiro pavilhão para abrigar o centro de distribuição. Localizada no bairro Bateas, em Brusque (SC), a matriz se divide ainda em mais dois pavilhões: um com produção e administrativo e outro com criação, atendimento e loja-conceito.

Os modelos desenvolvidos pela marca atendem a público que vai dos 18 aos 60 anos, do tamanho PP ao G1, de diferentes camadas sociais e dos mais variados estilos. “Não trabalhamos com coleções, temos uma linha permanente e as peças são desenvolvidas conforme a estação e conforme a demanda que parte dos clientes, priorizando sempre a representatividade e o conforto para as mais diversas ocasiões”, destaca Santos. O trabalho de pesquisa de moda e produção é constante, todos os dias há novidades no e-commerce. Um dos carros-chefe da marca é a calça pantalona 9630, que já chegou a vender mais de mil unidades em um único dia.

O lançamento de um aplicativo próprio da Yeesco está previsto para o terceiro trimestre deste ano e deve alavancar ainda mais o número de vendas. “Ficará muito mais fácil e cômodo para o cliente, que terá vários descontos e promoções à disposição”, acrescenta Victor.

Indústria 100% brasileira

Empresa de origem familiar, a Yeesco dá continuidade ao legado que começou com o pai de Victor, José Ademir Santos, há duas décadas. Bem antes de se tornar uma plataforma digital, as vendas para o varejo se concentravam em feiras e lojas temporárias montadas nos litorais catarinense e gaúcho durante o verão. Aos poucos, conforme as vendas aumentavam, a empresa foi abrindo lojas físicas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. “Meu pai tem uma ótima visão de vendas e é muito certeiro em suas apostas. O sucesso da Yeesco não nos surpreende, pois começamos o negócio com a intenção de nos tornarmos um dos melhores do Brasil”, revela Victor. A empresa vende peças de roupas femininas e masculinas, a maior parte de fabricação própria, o que garante um melhor custo-benefício e agilidade no atendimento – cerca de 70% das entregas são feitas em até um dia. O desempenho já garantiu à marca o RA1000, selo que destaca excelentes índices de atendimento no ReclameAqui.

A Yeesco tem orgulho de ser uma uma indústria 100% brasileira, que emprega centenas de trabalhadores contratados via CLT e segue admitindo novos colaboradores diariamente. Os planos são crescer ainda mais. Victor diz que o objetivo é se tornar a SheIn brasileira, em referência à varejista chinesa que está no topo de vendas da moda internacional. “Queremos ser uma plataforma de estilo, que vá além de roupas, calçados e acessórios, mas que possa oferecer também itens de cama, mesa e banho, peças de decoração para a casa. Estamos aqui para facilitar a vida do nosso cliente, oferecendo todos os produtos no mesmo lugar, com preços acessíveis”, completa o cofundador da Yeesco.