Você sabia que algumas vacinas são essenciais para pacientes com doenças do coração?

Meeting Point da Morar Mais destaca o trabalho da artista Lu Mizkatze, de Foz do Iguaçu
20 de setembro de 2019
Marca brasileira Brisa participa da Milan Fashion Week em plataforma de talentos emergentes
20 de setembro de 2019

O coração é considerado o símbolo do amor. Não existem registros históricos, mas há mais de três mil anos esta simbologia nascia com a cultura judaica. Segundo historiadores, os hebreus associavam alguns sentimentos ao órgão, possivelmente pelas reações associadas a euforia, susto ou ansiedade. Porém, os povos antigos não conheciam o papel do coração na circulação, descoberto no século XVII pelo médico inglês William Harvey.

Dessa relação também surgiram as doenças. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares (DCVs), tornando-se esta a primeira causa de morte entre a população brasileira. Estas anomalias podem ser divididas em um grupo de distúrbios do coração e vasos sanguíneos que incluem doença cardíaca coronária, cerebrovascular, arterial periférica, cardíaca reumática, além da cardiopatia congênita, trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de problema e o quanto a função cardíaca que está comprometida. Segundo o médico especialista em cardiologia cooperado da Unimed Curitiba, Miguel Morita, a cardiopatia é mais fácil de ser tratada quando detectada precocemente. Vale lembrar que muitas formas de doenças cardíacas podem ser prevenidas com a adoção de um estilo de vida mais saudável.

Porém, pacientes já diagnosticados com alguma doença cardíaca, precisam de cuidados especiais para evitar complicações que podem levar à morte. Nesta semana o Calendário de Vacinação de Pacientes Especiais, da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), ganhou uma versão atualizada para 2019 e 2020. A mudança busca prevenir agravamento dos quadros dos pacientes, que possuem um risco aumentado de morrer, por exemplo, de uma pneumonia.

O fim do inverno está próximo, mas é importante salientar que estas doenças podem acontecer a qualquer época do ano. O médico infectologista, Jaime Rocha, diretor de Prevenção e Promoção à Saúde da Unimed Curitiba e responsável pela Unimed Laboratório, destaca que, de acordo com informações do AHA Journals, a insuficiência cardíaca afeta mais milhões de pessoas em todo o mundo, evidenciando a necessidade de esforços contínuos para melhorar o gerenciamento e o tratamento da insuficiência cardíaca. “Uma infecção por influenza é algo extremamente sério para pacientes com insuficiência cardíaca. Daí a importância da vacinação”.

Ainda de acordo com Rocha, a própria Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda a vacinação para pacientes cardiopatas, mas a adesão ainda é baixa. Entre as vacinas recomendadas, a Influenza, Herpes zoster, BCG, Hepatite A e B, Meningocócicas conjugadas, HPV e Dengue.

Por fim, Morita reforça que a pneumonia e gripe descompensam o paciente cardiopata, causando e/ou agravando arritmias, infartos e insuficiência cardíaca. “O mais grave é que os cardiopatas morrem de doenças respiratórias imunopreveníveis, ou sejam, que poderiam ser evitados com a vacinação correta”.

Agora que você já sabe, que tal cuidar da saúde – e do coração? Mais informações sobre vacinas também podem ser obtidas no site da Unimed Laboratório.