Você sabe o que é psicomotricidade funcional?

Receita para o Dia da Gula: Torta Mousse Negresco
21 de janeiro de 2022
Vindima 2022 começa no próximo dia 22 de janeiro na Vinícola Góes
21 de janeiro de 2022

Terapia auxilia crianças com TDAH, TEA e dificuldades de fala a desenvolver habilidades corporais e o autoconhecimento

Apesar do assunto estar mais difundindo, muita gente ainda não sabe o que é psicomotricidade, qual sua função e como ela interfere no nosso dia a dia. A psicomotricidade é a ciência que estuda o ser humano em seus diversos aspectos: emocionais, afetivos, sociais, motores e orgânicos. De acordo com Jéssika Lima Vandelão, psicomotricista do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE), essa terapia tem como objetivo melhorar e estimular a motricidade fina e global, o equilíbrio, o esquema corporal, a organização espacial, a lateralidade e a organização espaço-temporal do indivíduo.

Mas e a psicomotricidade funcional? Jéssika explica que ela é parte dessa ciência, tratando e auxiliando no desenvolvimento das capacidades mentais – análise, síntese, abstração e simbolização -, no autoconhecimento e no controle da própria atividade corporal. “A psicomotricidade funcional é um processo que engloba tratamentos multidisciplinares e coordenados, e tem como objetivo estimular o desenvolvimento integral do paciente”, complementa. E quais são os benefícios da psicomotricidade funcional? Segundo a especialista, muitos. Ela ajuda na consciência corporal, na estruturação espaço-temporal, na orientação espacial e lateralização; no domínio do equilíbrio e do tônus da postura e no controle das coordenações globais e segmentares, além de auxiliar na compreensão dos aspectos da sociabilização.

Já a vantagem é que ela pode acontecer tanto na clínica quanto em casa, na escola, ou em qualquer outro lugar, sempre com um profissional capacitado. As sessões acontecem de acordo com cada caso, mas geralmente variam entre 30 e 50 minutos, podendo envolver desde circuitos básicos de coordenação, força, equilíbrio – estático e dinâmico -, até brincadeiras e jogos cooperativos. O objetivo dessas atividades é que a criança se conheça e se desenvolva da melhor maneira possível. “Através da psicomotricidade funcional, ensinamos a criança a se expressar e conhecer. Melhorando, assim, seu desenvolvimento pessoal e sua relação com o ambiente em que ela vive e, por consequência, a sua qualidade de vida”, finaliza a especialista.