Você já ouviu falar de Bacne? Saiba tratar a espinha nas costas que causa incômodo no verão

A acne nas costas, Bacne (Back Acne), chama a atenção de quem sofre com o problema e precisa de tratamentos específicos para a área. Até na academia os cuidados têm de ser redobrados

As estações de primavera e verão são perfeitas para o início dos tratamentos contra gordura, celulite e flacidez, mas um problema nas costas não pode ser deixado de lado, por causar desconforto estético – e às vezes até dor. É a acne nas costas, ou Bacne (Back Acne, como apelidou a imprensa norte-americana). “A acne só não pode se formar nas palmas das mãos e dos pés, porque estas são as únicas duas áreas no corpo que não possuem glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo, envolvido na formação da acne”, esclarece a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

De acordo com a médica, a acne nas costas não atinge apenas adolescentes e também é comum na fase adulta. “Para quem treina pesado, a automedicação com anabolizantes para hipertrofia muscular e fórmulas ricas em proteínas e aminoácidos, usadas em concentrações elevadas para obtenção de massa magra de forma mais rápida, nem sempre são saudáveis para o organismo e estão ligadas ao aparecimento de acne nessas regiões”, afirma. No entanto, há uma ligeira diferença entre a acne facial e corporal — o que significa que a maneira pela qual tratamos as áreas infectadas também deve ser diferente. “A pele nas costas tem poros maiores do que os poros faciais, dessa forma são muito mais propensos a ficarem entupidos. É por isso que é melhor procurar produtos especificamente concebidos para o corpo para tratar o problema, mas com o mesmo cuidado que temos no rosto”, comenta a dermatologista.

Como sabemos, é melhor evitar a acne do que deixar de ir à praia. E felizmente, há algumas maneiras de evitar que as espinhas entrem em erupção. “Na academia, opte por roupas soltas, brancas e 100% algodão. O algodão absorverá todo o suor e óleo produzido nas costas, prendendo-o em suas roupas em vez de seus poros e o branco reduz o risco de irritação de corantes artificiais”, afirma a médica.

No caso de tratamento, o uso de produtos secativos, à base de ácido salicílico e peróxido de benzoíla, são indicados para tratar o problema. “Muitas vezes, os tratamentos em consultórios com uso da luz de LED nos tons de azul (bactericida) ou Infrared (para acalmar e ajudar na cicatrização) são indicados juntamente com vários procedimentos que ajudam a controlar a oleosidade”, argumenta. Como o tipo de pele influencia no tratamento — e a causa multifatorial deve ser investigada — o melhor a fazer é sempre procurar um dermatologista, o profissional mais indicado para opinar sobre como lidar com a acne nas costas. “Além da característica da pele, processos hormonais ou hábitos de vida comprometidos com poucas horas de sono, stress, tabagismo e cuidados inadequados com a pele e a alimentação contribuem para o aparecimento da acne”, afirma a médica.

Veja dicas de como tratar o problema:

  1. Use um sabonete líquido com Ph balanceado – Escolha um produto de limpeza adequado as suas necessidades e procure fórmulas com ativos como a vitamina A para incentivar a renovação celular, além de antioxidantes nutritivos e extratos com ação hidratante.
  2. Retire as bactérias imediatamente – Após a academia, não espere chegar em sua casa para tomar banho. “O suor que se acumula entre nas roupas pode despertar bactérias causadoras de acne”, afirma a Dra. Claudia. “O ideal é tomar banho logo após o treino para destruir o suor e as bactérias antes de tapar os poros.”
  3. Jamais esprema – “Jamais espremer, apertar, manipular as espinhas porque isso tem, com certeza, grande chance futura de formação de uma cicatriz ou mancha – principalmente em estações com radiação solar mais elevada. E essas cicatrizes podem gerar a necessidade de um tratamento muito mais prolongado e mais custoso para esse paciente”, afirma a médica.
  4. Invista na esfoliação corporal – Uma boa esfoliação corporal, com ativos calmantes e hidratantes, é essencial para ajudar a estimular a renovação da pele e desbloqueio dos poros.
  5. Cuidado com produtos – Reconsidere o uso de produtos perfumados de lavanderia. Os detergentes com fragrâncias, como amaciantes de roupas, por exemplo, podem causar uma maior irritação e secura na superfície da pele, o que pode desencadear a inflamação. Escolha seus produtos de beleza com cautela. “Shampoo, condicionador de cabelo e produtos de tratamento contêm uma variedade de ingredientes comedogênicos, incluindo lauril e sulfato de sódio”, afirma a médica. Esses ingredientes, juntamente com protetores solares e produtos de cuidados com a pele que contêm lanolina, petróleo/petrolato e derivados de silicone, também podem causar irritação da pele. Produtos como mousse, gel e spray de cabelo merecem uma atenção especial. Considere a sua utilização.
  6. Visite um médico – Se a acne não responde ao tratamento em casa e medicamentos sem receita médica, visite um médico. A intervenção precoce é a melhor forma de prevenção contra cicatrizes.

Fonte: DRA. CLAUDIA MARÇAL – É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas – SP

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.