Viva melhor: vitaminas orais e nutracêuticos colaboram para aumentar o bem-estar e cuidar da saúde

Veganismo: conheça o movimento que vem ganhando a cada dia mais força no Brasil
13 de maio de 2022
O Sunday Funday do PkB voltou com incríveis atrações para curtir ao ar livre
13 de maio de 2022

Estresse, sedentarismo, falta de sono e alimentação desbalanceada são problemas comuns da vida moderna, que podem impactar em questões de saúde e bem-estar. Suplementos aparecem como opção para equilibrar a balança

Os bons hábitos de vida são realmente a base da pirâmide para viver melhor. A alimentação, por exemplo, reflete na saúde geral do organismo, da imunidade à beleza da pele. O problema é que, por conta do estresse e de maus hábitos de vida, muitas pessoas não se alimentam adequadamente, acumulando carências nutricionais que impactam na saúde do organismo como um todo. E aí entram os nutracêuticos. “Os suplementos alimentares têm por finalidade complementar a alimentação de indivíduos saudáveis e podem ser necessários a todos, pois cada indivíduo apresenta determinadas necessidades nas diversas fases da vida. Os suplementos alimentares não são medicamentos, portanto não servem para tratar doenças, porém podem ajudar a prevenir. São destinados a pessoas saudáveis com a finalidade de fornecer nutrientes e compostos bioativos em complemento à alimentação. Podem ser prescritos a pessoas enfermas, com déficit nutrológico, como estratégia terapêutica complementar às terapias medicamentosas e procedimentos médicos”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia.

Segundo a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos, o estresse crônico contribui para uma busca maior por alimentos processados, carboidratos e açúcares que promovem um fenômeno conhecido como glicação. “Esse fenômeno leva à formação de AGES (produtos finais de glicação avançada) que afetam o colágeno da pele, com consequente aceleração do processo de envelhecimento”, diz a farmacêutica. “A glicação é um dos maiores vilões da nossa pele. Ela é uma alteração na nossa pele influenciada pelo excesso do açúcar. Esse processo significa o açúcar destruindo, endurecendo e mudando a estrutura do colágeno dentro da nossa pele. Essa reação pode aumentar acne, rosácea, estimular oleosidade, piorar o aparecimento de rugas, flacidez, manchas e envelhecimento, aumentar as estrias e celulites. A glicação envolve a pele do corpo todo, as alterações aparecem tanto no rosto quanto no corpo”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. Na verdade, os AGEs também estão envolvidos em diversos outros problemas, incluindo até mesmo catarata e câncer. Para evitar isso, é possível apostar em ativos como o Glycoxil, um dipeptídeo biomimético da carcinina que atua na prevenção e no tratamento coadjuvante de diversas desordens metabólicas e doenças associadas ao envelhecimento sistêmico. “Devido a sua atividade antiglicante, desglicante e antiglicoxidante, o Glycoxil consegue atuar sobre o processo de glicação do organismo, ou seja, impedir a ligação das proteínas ao açúcar do corpo humano, assim impossibilitando a formação de AGES, radicais livres e inflamação, condições intimamente relacionadas ao processo de envelhecimento e ao surgimento de doenças”, diz Patrícia França.

Beber demais ou comer em excesso, principalmente gordura e alimentos pró-inflamatórios, pode sobrecarregar o fígado. “Entre outros problemas, quando sobrecarregado, o fígado não consegue processar a gordura de maneira eficiente. Logo, ocorre a desaceleração do metabolismo, levando, inclusive, ao acúmulo de gordura, ao ganho de peso e, consequentemente, a obesidade”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez. Nesse caso, além da mudança do estilo de vida, incluindo uma dieta bem orientada e exercícios físicos, é recomendado o uso de ativos nutracêuticos como o Desmovit, que limpa e recupera as funções do fígado sem os inconvenientes de produtos desintoxicantes que levam o órgão a trabalhar mais. “O Desmovit é um poderoso ativo capaz de diminuir e manter sob controle a inflamação do fígado, melhorando significativamente o processo de detoxificação do organismo”, explica a nutricionista Luisa Wolpe Simas, consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos. O nutracêutico é indicado em casos de dismetabolismo hepático e esteatose (acúmulo de gordura no fígado); hepatite tóxica e viral; como suporte aos tratamentos farmacológicos, reduzindo problemas gastrointestinais e efeitos colaterais; em dietas de emagrecimento e detoxificação; em problemas de colesterol alto; na redução da hepatotoxicidade do álcool e drogas; e na restauração de todas as funções normais do fígado. O produto também pode ser usado preventivamente, principalmente em épocas do ano em que se abusa mais da alimentação e bebidas, como no período de férias.

Os maus hábitos de vida também levam a um processo de inflamação constante, conhecido como inflammaging. Ela é responsável por diversos problemas, condições crônicas e até a aceleração do envelhecimento da pele. “Se você não estiver familiarizado com o termo, inflamação se refere a uma reação do sistema imunológico a uma infecção ou lesão. Nesses casos, a inflamação é um sinal benéfico de que seu corpo está lutando para se recuperar, enviando um exército de células brancas do sangue para combater o processo que a ocasionou. Mas a inflamação também ocorre sem servir a nenhum propósito saudável, como quando você sofre de estresse crônico, tem uma doença autoimune, diabetes ou obesidade. E, ao invés de resolver o problema e regredir, esse tipo de inflamação, de forma sistêmica e discreta, pode perdurar de forma crônica, trazendo danos ao organismo e, potencialmente, levando a problemas de saúde como artrite, doenças cardíacas, mal de Alzheimer, depressão e câncer”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez. “Existe um processo inflamatório subclínico que conhecemos como Inflammaging. Esse é um conceito novo relacionado ao envelhecimento precoce ocasionado, entre outras condições, pela formação de radicais livres oriundos da exposição aos raios ultravioleta, poluição e alimentação rica em alimentos processados. Essas ações promovem um desequilíbrio entre os mecanismos pró e anti-inflamatórios do organismo, aumentando o status inflamatório contínuo e progressivo ao qual estamos expostos continuamente, não percebemos, e nem temos sinais clínicos. Podemos dizer que Obesidade, Diabetes tipo II e a Aterosclerose são exemplos de inflammaging e em todas essas doenças temos um aumento das substâncias inflamatórias” explica a farmacêutica Patrícia França, que aponta a adoção de um estilo de vida saudável como a melhor maneira de combater esse processo, além de sugerir o uso de suplementos orais anti-inflamatórios como os Fosfolipídeos de Caviar (FC Oral). “Quando utilizamos Fosfolipídeos de Caviar conseguimos reduzir essas substâncias pró-inflamatórias, o que diminui o inflammaging. Em sua composição, um carotenóide, a astaxantina e a vitamina E trazem benefícios no aumento do status antioxidante da pele e do organismo, reduzindo a inflamação e auxiliando na redução de radicais livres. Para a pele, ele ainda melhora a hidratação por inibir a perda de água transepidérmica, deixando a superfície da pele protegida e hidratada e ajudando a combater o envelhecimento precoce”, completa a farmacêutica.

Segundo Patrícia, um nutracêutico pode ser tanto um tratamento isolado como um complemento terapêutico. “Um exemplo de nutracêutico utilizado como complemento em um tratamento é o Osteosil®, que é composto por fósforo e silício orgânico hidrossolúvel que atua como coadjuvante nos tratamentos das doenças osteoarticulares. Além disso, é responsável pela modulação do cálcio e magnésio ambos importantes para o metabolismo muscular, reestruturação do tecido conjuntivo e melhora na saúde da matriz extracelular, sendo indicado também para pacientes que sofreram com perda de massa magra e fraqueza muscular”, diz a farmacêutica.

Inclusive, após uma infecção que deixa sequelas neurológicas (como é o caso do Covid-19), os suplementos também têm sua importância. “Pensando na questão neurológica, suplementos interessantes seriam os Fosfolipídeos de caviar, In.Cell e Lipo PS20”, destaca a farmacêutica. “O FC Oral (Fosfolipídeo de Caviar) é rico em ômega 3, vitamina E e Astaxantina, por isso confere uma ação anti-inflamatória. A presença de DHA vetorizado em fosfatidilcolina ultrapassa a barreira hematoencefálica e auxilia na saúde neuronal e sua plasticidade. No caso do In.Cell, há um pool de aminoácidos essenciais, lipídeos, ômega 3, microminerais e vitaminas que estão vetorizados em fosfatidilcolina, combinação importante para restabelecer a fluidez e função da membrana celular neuronal. Quanto ao Lipo PS20, esse ativo é derivado da soja padronizado com 20% de fosfatidilserina e 20% de fosfatidilcolina, componentes importantes encontrados no cérebro. A fosfatidilserina e fosfatidilcolina são potencializadores cognitivos, também chamados de nootrópicos, que atuam otimizando o aprendizado e a memória através da funcionalidade de biomembranas e integridade do Sistema Nervoso Central. A fosfatidilserina parece modular a liberação de cortisol em situações estressantes como no pós-Covid 19”, explica.

Também é possível fortalecer cabelos e unhas, além de rejuvenescer a pele – estruturas que sofrem com o aumento do estresse. Em todos os casos, é possível apostar em nutracêuticos como o Exsynutriment, que age no fortalecimento e melhora da qualidade dos cabelos e unhas, além de rejuvenescer a pele por estimular colágeno. “O Exsynutriment é um silício estabilizado em colágeno marinho hidrolisado capaz de fornecer silício biodisponível para o organismo, aumentando a produção de proteínas estruturais importantes para melhorar a qualidade da pele, dos cabelos e das unhas. Nos cabelos, por exemplo, há aumento na velocidade do crescimento e melhora da resistência capilar, enquanto as unhas tornam-se mais resistentes”, afirma Luisa Wolpe Simas.

Por fim, é importante ressaltar que os suplementos, mesmo sendo opções naturais e com efeitos colaterais reduzidos quando comparados aos medicamentos sintéticos, devem ser selecionados criteriosamente com o auxílio de um profissional de saúde habilitado, que poderá prescrever a melhor opção para a sua necessidade, levando em consideração suas características particulares e contraindicações pré-estabelecidas.

FONTES:

*DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

*LUDMILA BONELLI: Cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle.

*PATRÍCIA FRANÇA: Farmacêutica e gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

*LUISA WOLPE: Nutricionista e consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos