Vítimas de engasgo devem ser socorridas em menos de quatro minutos para evitar sequelas

Azul é destaque em reforma de cozinha no litoral
31 de janeiro de 2020
Drinks de verão Rosé Piscine por Marcos Erik
31 de janeiro de 2020

Crianças e idosos fazem parte dos grupos de maior risco de acidentes causados pela obstrução das vias aéreas. LifeVac é o novo dispositivo no Brasil que pode salvar vidas

As recentes mortes causadas por engasgos têm preocupado a população. O socorro imediato é extremamente necessário para evitar a fatalidade. O procedimento mais comum em casos de Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE) é a manobra de Heimlich, que consiste em conduzir o paciente a uma tosse artificial, capaz de expelir a massa que está causando a obstrução. Apesar de ser considerado um método muito eficiente, requer certa habilidade e conhecimento para realizar o procedimento, uma vez que sua eficiência é até 86% quando aplicada por pessoas treinadas.

Crianças e idosos são grupos de maior risco em acidentes envolvendo engasgos. Além disso, essas ocorrências são muito comuns em residências, creches e escolas, casas de repouso, restaurantes, clubes, festas entre outros lugares onde exista o consumo de alimentos e manuseio de objetos que possam ser engolidos.

No momento do socorro, tudo deve ser feito com muita rapidez. Pois, dez minutos consecutivos de asfixia podem levar o paciente ao óbito. Após o quarto minuto, pode haver danos cerebrais irreversíveis e, depois de seis minutos, as chances de uma paralisia ou parada cardiorrespiratória aumentam consideravelmente.

O LifeVac

Pensando na possibilidade de evitar esse tipo de tragédia, o americano Arthur Lih criou o LifeVac, um desengasgador capaz de fazer rapidamente a sucção do objeto ou alimento causador da obstrução. O produto foi lançado no Brasil em novembro de 2019 e pode ajudar a salvar a vida de pessoas engasgadas. O produto é regulamentado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Na embalagem, o desengasgador conta com duas máscaras: infantil e adulto, que devem ser encaixadas no aparelho no momento do socorro. Após a montagem, basta posicionar e pressionar o aparelho contra a boca da vítima, criando um vácuo. Então, é só puxar o LifeVac, sugando o alimento para fora da boca. O procedimento deve ser repetido até que o bloqueio seja removido. O paciente, se familiarizado com o produto, pode fazer a autoaplicação do LifeVac. De acordo com os testes desenvolvidos pela marca, após a terceira tentativa de aspiração, há eficácia de 100% dos casos.

O LifeVac é disponibilizado em embalagem com kit para casa ou viagem. Além do site www.lifevac.com.br, o produto pode ser adquirido nas principais redes de farmácias e lojas de departamento on-line, no valor de R$ 650.

Sobre a R9C Sterifarma

A R9C Sterifarma é um novo grupo na área da saúde que já nasce com raízes bem fundadas: ele é o resultado da união entre duas empresas de um grupo tradicional na área hospitalar. A Sterifarma atua há mais de duas décadas no mercado hospitalar e inventou o conceito de “kits estéreis para cirurgia”, diminuindo consideravelmente a incidência de uma das maiores preocupações nos hospitais: as infecções. Já a R9C Saúde foi fundada há quatro anos com a missão de trazer ao mercado um portfólio inovador no tratamento da dor e na recuperação de lesões musculoesqueléticas. A R9C Sterifarma tem como principais produtos Genacol, Tanyx e Physicool no segmento de produtos de consumo, e HemaClear no segmento Hospitalar.