Visit Iguassu patrocina ação ‘Onça Grafiteira”, do Projeto “Onças do Iguaçu”

“Distorção Material”: KURA e Lucas Recchia aprofundam diálogo entre arte e design em novo espaço
23 de novembro de 2023
Poesia Experimental Portuguesa na Caixa Cultural
23 de novembro de 2023

Iniciativa traz artista visual Igor Izy para pintura de mural em Foz do Iguaçu. Ação integra comemorações do Dia Internacional da Onça-Pintada

Para celebrar o Dia Internacional da Onça-Pintada, comemorado no dia 29 de novembro, o Visit Iguassu preparou um grande presente aos moradores e turistas de Foz do Iguaçu. Nos dias 24 e 25 deste mês, o artista fluminense Igor Izy estará na Terra das Cataratas para dar início às atividades do Projeto Onça Grafiteira, onde pintará um mural em homenagem ao felino, considerado um dos maiores símbolos do Parque Nacional do Iguaçu. Com cerca de seis metros de altura e largura, a obra estampará um muro na rua Benjamin Constant, 493, e sua criação poderá ser acompanhada de perto pelo público, na sexta-feira (24) das 14 às 17 horas e no sábado (25) das 9 às 12 horas.

O “Onça Grafiteira” é uma ação conjunta entre o artista e o “Projeto Onças do Iguaçu”, e sua realização em Foz acontece graças ao apoio do Visit Iguassu e associados. “Estamos imensamente felizes e orgulhosos por contribuir, de alguma forma, com a preservação desta espécie tão ameaçada e importante para o nosso bioma. Integrar este projeto é muito significativo para nós”, afirma a diretora-executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello.

Além do evento de Foz, apoiado pelo Visit Iguassu, a iniciativa ocorrerá também nos outros nove municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu: São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Céu Azul, Matelândia, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Serranópolis do Iguaçu, Santa Tereza do Oeste e Lindoeste. A ideia é utilizar a arte como ferramenta de sensibilização das comunidades para a questão da conservação da onça-pintada, tornando os grafites pontos de referência em todos estes municípios.

“O medo é uma grande ameaça para estes felinos. Por isso, promover ações que os desmistifiquem e gerem conexão com as pessoas, ajudam na conservação da espécie. Queremos conectar o Parque Nacional, a comunidade e as onças, dando um senso de pertencimento e de responsabilidade compartilhada por sua proteção, sempre com a visão de transformar espectadores em atores do processo”, explica a coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros.

Complementando a atividade, o artista Igor Izy também realizará uma oficina de grafite para crianças da Escola Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, no dia 24 de novembro, das 9 às 11 horas. A oficina criará a oportunidade para que o tema da conservação da espécie também seja debatido com os alunos.

Onças-pintadas na região — De acordo com a última estimativa populacional, realizada em 2020, o Parque Nacional Iguaçu abriga cerca de 24 onças-pintadas em toda a sua extensão. O animal é considerado o maior felino das Américas.

Sobre o Projeto Onças do Iguaçu —É um projeto institucional do ICMBio, desenvolvido em parceria pelo Parque Nacional do Iguaçu e pelo o Instituto Pró Carnívoros, que trabalha na conservação da onça-pintada como espécie-chave da biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu e região.

Sobre o artista Igor Izy — Criador e participante de diversos projetos sociais, o artista nascido na Baixada Fluminense, zona norte do Rio de Janeiro, já pintou um grande mural, em parceria com a ONU, e trabalhou em projetos com grandes museus e marcas como CCBB RJ, Oi, New Balance, Paco Rabanne e Vans.