Virá Charme Resort: pertinho de Curitiba, conforto e privacidade tornam o resort um destino para voltar sempre

Casa protegida para idoso: arquitetos ensinam como garantir segurança e acessibilidade nos ambientes para a melhor idade
30 de setembro de 2020
Descubra qual o drink do seu signo
30 de setembro de 2020

Sofisticação e natureza aliam-se para oferecer experiência diferenciada aos turistas

A pouco mais de 150 km de Curitiba, localizado em Fernandes Pinheiro – PR, o portal de entrada depois da linha férrea é o primeiro contato com o Virá Charme Resort. Após mais alguns metros de plantações e de um heliponto, todo o charme que o resort traz no nome se apresenta. Na recepção, pegue a chave do seu chalé e deixe as preocupações de lado, pois o grande protagonista de Virá fica à direita, logo abaixo. Lá, o lago do resort sem dúvida ganha o cenário. Ele e os 38 chalés – da água e da terra – distribuídos em mais de 170 hectares compõem a imagem encantadora que vemos acima.

Divididos em cinco categorias, os chalés do Virá oferecem conforto e privacidade. Com intervalo de 50 metros entre cada unidade, os Bangalôs do Lago têm decks exclusivos com acesso ao lago – justamente por isso são indicados apenas para adultos – e vidro no piso em frente à lareira. Experimente dar ração aos peixes por ali. Nos Bangalôs da Terra e nas Suítes a vista para o lago também encanta e permite crianças e pets. Nos Chalés do Bosque e nos Chalés, os hóspedes podem apreciar o pôr do Sol entre as árvores.

O conforto e o aconchego ficam por conta das lareiras, banheiras de hidromassagem com vista para o lago, piscina aquecida, redes nas palhoças e, é claro, do SPA em parceria com a L’Occitane, que oferece massagens e ofurôs. Para quem quer dar uma escapada para o interior, mas precisa se manter conectado, o wi-fi é liberado.

Independentemente da escolha da acomodação, a tranquilidade e o contato com a natureza estão garantidos. Por fazer divisa com áreas de mata preservada, como a Floresta Nacional de Irati e a Reserva Biológica das Araucárias, os hóspedes podem dar sorte de encontrar com algum visitante nativo como tamanduás, ariranhas, capivaras e até o Virá – cervo da região. Durante a estadia é possível passear de charrete, a cavalo ou de bicicleta, aproveitar piscina coberta, sauna, sala de jogos, quadra de tênis, pedalinho e caiaque. A família pode aproveitar a trilha de dois quilômetros em torno do lago ou então pescar e ter contato com outros animais da fazenda, como peixes, galinhas, vacas, bezerros e pôneis.

Falando em animais, o resort é pet friendly. Seu melhor amigo será recebido carinhosamente com caminha box, potes para água e comida especialmente preparadas dentro dos chalés. Por lá também vivem os gatos da raça Bengal, Addam e Zen. Pai e filho foram adotados pelos proprietários da fazenda e vivem livremente. Lembre-se: assim como os outros animais, eles recebem carinho, mas não podem ganhar alimentos que não são adequados.

A preocupação com a fauna e a flora está no dia a dia do resort. Em seu programa de sustentabilidade, por exemplo, os resíduos orgânicos, como talos e folhas, são separados e utilizados como alimentos dos animais, e outros, destinados para compostagem. Atualmente, o consumo de energia do resort é quase 100% suprido por placas fotovoltaicas. A madeira empregada nas construções e cercas são de reflorestamento, produzidas na própria fazenda, assim como as lenhas utilizadas nas lareiras e as toras dos chalés e restaurante. Bosques privativos foram planejados ao lado de cada chalé, assim no verão, as sombras das árvores protegem as paredes das construções do sol da tarde, para reduzir a necessidade de uso do ar condicionado. Já no inverno, quando as folhas das árvores caem, o sol esquenta as paredes trazendo conforto térmico aos hóspedes.

Um resort no interior pede uma gastronomia regional – mas com requintes que os visitantes merecem. No Virá, o cardápio variado de almoço e jantar – com pratos que privilegiam a gastronomia polonesa, descendência da família dos proprietários – é composto por alimentos produzidos na propriedade, como verduras, legumes, temperos, ovos, carnes e peixes. O café da manhã também tem o toque da fazenda com bolos, doces, queijos caseiros, linguiças coloniais e pães artesanais. Os hóspedes também podem colher frutas do pomar e levar para casa verduras e legumes orgânicos da horta.

Os jantares de sábado à noite têm um gostinho especial. À luz velas, os pratos finos são servidos pouco depois da mesa de antepastos e a música também tem um tom familiar. O proprietário David Gryczynski, sua filha Marina e o violonista Nelson embalam a noite com um sofisticado repertório em voz e violão. Os mais românticos podem ainda escolher um vinho da adega e apreciá-lo no deck do lago, ou em frente à lareira nos dias mais frios.

E falando em família, os proprietários são responsáveis pelo acolhimento dos hóspedes. Afinal, “receber bem” foi o motivo para mudar de profissão e criar a pousada ainda em 1998. O casal David e Ieda fez da casa simples na fazenda – estrutura que hoje sedia o SPA – um local aconchegante para recepcionar familiares, amigos e visitantes. Aos poucos, com a construção de mais chalés, o espaço começou a receber turistas de todo o Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Pensão completa

O Virá Charme Resort trabalha com sistema de pensão completa. Além da experiência única de contato com a natureza, estão inclusos café da manhã, almoço e jantar (exceto bebidas), acesso ao complexo de lazer (piscina coberta e sauna), passeios a cavalo, charrete, pesca esportiva, caiaque, standp-up e pedalinhos. Algumas atividades precisam ser agendadas e pagas à parte como as terapias no SPA, cavalgadas ao pôr do Sol, piqueniques, decorações românticas e alimentos consumidos no bar da piscina. Com diárias para o casal a partir de R$ 1.020,00 – mínimo de duas noites para reserva aos finais de semana – é possível desfrutar de toda essa exclusividade e requinte que o Resort oferece. Mais informações no Instagram @viracharmeresort e reservas pelo site viracharmeresort.com.br.

Ficha técnica: 

38 chalés totalmente equipados, sendo quatro na categoria Bangalôs da Água, oito Bangalôs da Terra, quatro na categoria Suítes, quatorze Chalés do Bosque e outros oito na categoria Chalés Apartamento.

Spa completo com massagens, terapias e ofurôs;

Restaurante e bar molhado;

Piscina Coberta e sauna;

Como chegar:

Saindo de Curitiba e região ou ainda do norte de Santa Catarina o caminho até a cidade de Fernandes Pinheiro percorre trechos da BR-376 e BR-277. Entrando na cidade é necessário percorrer um pequeno trecho, 4km, de estrada de chão.

Para quem vem de São Paulo ou do norte no Paraná o acesso mais rápido é pela BR-376, BR-373 e BR-153 até Fernandes Pinheiro. Já saindo do oeste do Paraná o caminho é pela BR-277. Confira no mapa.

Sobre o Virá Charme Resort 

Com mais de 170 hectares de natureza, o Virá Charme Resort está localizado em Fernandes Pinheiro, a 154km de Curitiba. São 38 chalés com 50 metros de distância entre cada unidade, que trazem conforto e privacidade. A arquitetura sul polonesa dos chalés – tanto os da terra como os da água – abriga requinte e sofisticação em banheiras de hidromassagem com vista para o lago, lareiras à lenha e redes no deck. Fundado em 1998, quando se chamava Pousada Fazenda Virá, do sonho do casal Ieda e David. Depois de 22 anos de história, o resort cresceu, passou por uma reformulação de marca, mas sempre mantendo o objetivo: receber bem. Conheça viracharmeresort.com.br e redes sociais viraresort no Facebook e @viracharmeresort no Instagram