Vinhos, espumantes e chocolates combinam sabores no Garibaldi Experience, nova atração da Cooperativa Vinícola Garibaldi

“Alice – A Wonderland Adventure” chega ao Pátio Batel
4 de junho de 2018
Imunidade, algo vital e essencial
4 de junho de 2018

Harmonização temática no Complexo enoturístico da vinícola convida para uma experiência sensorial ousada

Três dos sabores que melhor representam a Serra gaúcha protagonizam a nova experiência que a Cooperativa Vinícola Garibaldi oferece aos visitantes em seu varejo a partir de junho. Vinhos, espumantes e trufas de chocolates combinados em perfeita harmonia são a receita para surpreender o paladar de quem se aventurar por essa deliciosa novidade: a Garibaldi Experience.

As degustações harmonizadas trazem bebidas derivadas da uva e trufas artesanais. A experiência ousada inclui três espumantes e dois vinhos, cada qual combinado a uma variedade do doce, feito à base de chocolate e com recheios saborizados. Essa composição foi elaborada com o auxílio da enóloga Maria Amélia, da Vinho & Arte. Com anos de experiência no segmento, ela acredita que a nova atração tornará o roteiro dos enoturistas ainda mais completo e inesquecível. “Já trabalhamos com vinhos e espumantes há muitos anos e agora desenvolvemos esse projeto que une três elementos comuns no imaginário de quem visita a Serra gaúcha: vinho, espumante e chocolate. É uma proposta diferente para o inverno, convidativa para que as pessoas provem esse universo de sabores”, comenta.

Como é a degustação harmonizada

A nova experiência da Cooperativa Vinícola Garibaldi é um convite ousado. “O vinho é uma bebida intensa e complexa, com os fatores de paladar e aromas bem marcantes. Já o chocolate tem uma mega intensidade. No caso dos espumantes, o desafio aumenta por conta da sutileza da bebida, contraposta às propriedades de gorduras e açúcar do doce derivado do cacau – um só pedacinho pode sufocar os atributos gustativos do líquido borbulhante. A parceria entre os três pode até não ser muito técnica, mas é uma combinação empírica, passional”, pondera Maria Amélia.

O programa é composto por três espumantes, dois vinhos e cinco sabores de trufas, apresentando algumas das possibilidades de degustação resultante da combinação entre eles. Conheça as sequências sugeridas:

1ª sugestão: Vinho Chardonnay e Trufa de maracujá

A combinação ressalta o cítrico e acidez do vinho, que traz algumas notas desta fruta em seu aroma, balanceando com a doçura do chocolate, proporcionando uma sensação muito agradável.

2ª sugestão: Espumante Prosecco e Trufa de laranja

Uma brincadeira que remete ao Spritz, drink famoso da região do Vêneto, que combina Prosecco, Laranja e Aperol. A sensação refrescante vem da combinação surpreendente com toques agridoces.

3ª sugestão: Espumante Rosé Pinot Noir e Trufa de cereja

Essa combinação traz uma releitura do lugar comum das frutas vermelhas, ou seja: o sensorial do morango contraposto ao espumante. Como um drink, remete Kir Royal, com suas notas que lembram ao cassis.

4ª sugestão: Vinho Merlot e trufa de chocolate meio amargo

Essa proposta ressalta as propriedades do cacau, matéria-prima do chocolate, e suas características de aromas – destacados pela combinação com os taninos do vinho.

5ª sugestão: Espumante Moscatel e Trufa champagne

Essa trufa tem uma combinação poderosa: chocolates branco e preto, com toque de espumante da própria cooperativa. Sua combinação aposta no equilíbrio de sabores para ressaltar o uso criativo do Moscatel como sobremesa.

O encontro, com cerca de 45 minutos de duração, mescla momentos teóricos e práticos para que os participantes aprendam a explorar os sentidos e potencializar as sensações despertadas pela combinação de vinhos e chocolates. As sessões são realizadas para grupos com pré-agendamento, que pode ser feito pelo fone e whatsapp em (54) 3464.8104 ou pelo e-mail varejo@vinicolagaribaldi.coop.br

SERVIÇO

O quê: Degustação harmonizada de vinhos, espumantes e chocolates

Onde: Cooperativa Vinícola Garibaldi (av. Independência, 845 – Garibaldi/RS)

Horário: de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h; nos domingos e feriados, das 10h às 15h

Duração: 45 minutos

Quanto: R$ 30,00 por pessoa.

Informações e agendamento: (54) 3464.8104 | varejo@vinicolagaribaldi.coop.br

Sobre a Cooperativa Vinícola Garibaldi

Em 2018, a Cooperativa Vinícola Garibaldi ergue as taças para comemorar a passagem de seu 87º aniversário. Além de celebrar a concretização de mais um ano em sua história – que começou a ser escrita pela união de diversas famílias de agricultores como alternativa para vencer as dificuldades econômicas do país na época –, festeja os números positivos que encabeçam o balanço do exercício de 2017. Graças a um trabalho sólido de planejamento e investimentos, a Cooperativa viu seu faturamento aumentar mais de 10% no comparativo com 2016, batendo na casa dos R$ 134 milhões.

Crédito das imagens: Barbara Salvatti/Exata Comunicação