Vinho, gastronomia e música: Douro & Porto Wine Festival fecha o verão europeu no Norte de Portugal

Projetos da 27a CASACOR Minas destacam sustentabilidade
15 de setembro de 2022
HOPE estreia nos Estados Unidos com vendas online na Amazon
16 de setembro de 2022

Nos dias 17 e 18 de setembro, em Lamego, as margens do rio Douro recebem o Douro & Porto Wine Festival, evento dedicado ao vinho e à música que pretende promover o melhor da região.

O festival conta com shows de grandes nomes do mundo da música, como Fafá de Belém, Gipsy Kings, The Stranglers, Pedro Abrunhosa e muito mais, bem como alguns dos melhores Chefs do país, num balanço idílico entre gastronomia e entretenimento

Com o Norte de Portugal como referência, entre os dias 17 e 18 de setembro, o Douro & Porto Wine Festival chega com uma programação única e sofisticada, inspirada no vinho. Realizado na margem do Rio Douro, no Porto Comercial de Cambres, em Lamego, a 138 km do Porto, o evento promove a fusão ideal entre o vinho, a gastronomia e a música. Produzido pela ALL OVER THE FUTURE, a iniciativa conta com o apoio do IVDP, da Câmara Municipal de Lamego e do Turismo do Porto e Norte.

Perfeito para famílias e jovens, o projeto foi desenhado para pensar nos diferentes públicos: desde experientes produtores a simples grupos de amigos que procuram matar a curiosidade, o espaço tem áreas para todos os gostos. Valorizando sempre os momentos de convívio e bem-estar, o Douro & Porto Wine Festival tem como objetivo promover a produção vinícola e o desenvolvimento do enoturismo na região. Eleita em junho como Cidade Europeia do Vinho 2023, esta conquista reafirma a Região do Douro como uma referência europeia no vinho, projetando as suas características distintas como destino turístico e oportunidade de investimento.

Douro & Porto Wine Festival surge de uma vontade de celebrar e promover o melhor que a Região Demarcada do Douro tem para oferecer, num festival que se vive como uma experiência sensorial única. Projetamos ter envolvidas mais de 30 empresas da região e aproximadamente 100 produtores do Douro, e é essa diversidade que queremos promover e dar a provar a quem nos visita.”, afirma Diogo Patrício Marques, responsável pela organização.

Assim, ao longo de 6 hectares, com capacidade para 10.000 pessoas por dia, o espaço recebe grandes nomes da música, bem como inúmeros chefs, produtores de vinhos de sucesso e diversos convidados. Na primeira edição do festival, o recinto abre portas a diferentes espaços, com destaque para os dois palcos principais. É por lá que vão passar os mais de 10 artistas nacionais e internacionais que compõem o cartaz do festival, acompanhados por diversos produtores de vinhos da região do Douro e mais de 10 Chefs e Especialistas.

Para o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, “este tipo de iniciativas são essenciais à dinamização da região. O nosso objetivo é que o Douro continue a crescer de forma sustentável e assente na qualidade, e estes eventos são, sem dúvida, uma mais-valia para que isso aconteça. Fator determinante para o apoio do Turismo do Porto e Norte é o conceito encontrado para este evento, um modelo diferenciador que une o vinho e a música”.

Uma posição corroborada por Francisco Manuel Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, que destaca a importância de dinamizar o interior do país. “Estamos muito felizes por acolher em Lamego um festival com uma oferta tão rica e completa, ideal para promover e animar a região. Associando o potencial da nossa cultura e território à sua notoriedade, acreditamos que é uma excelente oportunidade para impulsionar o turismo regional e dar a conhecer a todos os que nos visitem um Douro moderno e sempre atual”, afirma.

Cook Stage 

Com a curadoria e moderação do conceituado Chef Miguel Castro e Silva, o Cook Stage é um dos espaços mais interessantes do festival, onde a gastronomia e o entretenimento figuram como cabeças de cartaz. Entre espetáculos de Live Cooking, degustações, música e palestras, o palco mais gourmet do Douro & Porto Wine Festival promete muita animação, com diversos convidados de honra. Chefs, produtores de vinho, artistas e figuras públicas, com nomes como JJ Vintém, António Loureiro, Marlene Vieira, Catarina Nascimento, Tiago Bonito, José Guedes, Dirk Niepoort, David Guimaraens, Fernando Alvim, Miguel Gameiro, entre muitos outros, sobem ao palco para presentear os visitantes com surpreendentes momentos gastronómicos.

Douro & Porto Stage

Juntamente com a oferta vinícola e gastronómica do evento, como não podia deixar de ser, a música tem um papel de destaque fundamental no festival. Assim, o Douro & Porto Stage prepara-se para receber grandes artistas do panorama nacional e internacional. Gipsy Kings, The Stranglers, Fafá de Belém, Pedro Abrunhosa, Tiago Bettencourt e Banda Filme Variações são alguns dos nomes escolhidos para animar o último fim de semana de verão com concertos que prometem ser inesquecíveis.

 Fafá de Belém: cantora brasileira é um dos destaques da programação (crédito: divulgação)

Mas as novidades não ficam por aqui, e a lista de novos espaços e atividades continua. É o caso da Wine Experience, uma área com experiências sensoriais e vitivinícolas, com convidados nacionais e internacionais, onde é possível participar de várias provas e concursos. Entre stands variados de marcas com ativações, uma Cook Área com mais de 10 pratos exclusivos para venda e uma Área Premium de Food trucks, o festival prepara-se para receber os entusiastas do vinho de todas as partes do mundo.

O recinto acolhe ainda as famosas Wine Houses: pequenas casas de madeira distribuídas de forma organizada pelo espaço, onde é possível degustar, provar e comprar vinhos das mais variadas Quintas da Região demarcada do Douro.

Pensada e desenvolvida para proporcionar momentos únicos e inesquecíveis, o Douro & Porto Wine Festival apresenta também a Zona Privilege. Com bares exclusivos, uma área de alimentação com acesso ao Cook StageMeet & Greet com artistas, acesso privilegiado ao palco, uma tenda Privilege com Shows Exclusivos e 20 Business Cabins, esta área oferece um leque de experiências personalizadas aos visitantes.

O festival realiza-se no Porto Comercial de Cambres e os bilhetes, disponíveis aqui, custam entre 30€ e 100€.

crédito fotos: AdobeStock