Viagem em família no Centro de Portugal

Libéri Gastronomia é nova opção de alimentação saudável em Curitiba
15 de julho de 2019
Volvo Car Brasil inicia pré-venda no país do sedã esportivo S60
15 de julho de 2019

Localizada entre Lisboa e Porto, região tem diversas atrações para crianças e adolescentes

Há muita coisa para ver no Centro de Portugal, região lusitana que fica entre Lisboa e Porto. Seus destinos mais famosos são Coimbra, Fátima e Aveiro, o que pode dar a impressão de que o turismo por lá agrada mais os adultos. Mas as opções de atrações para crianças são infinitas, e elas vão se apaixonar por Portugal. Listamos algumas abaixo:

Dino Parque Lourinhã
Localizado a 75 quilômetros de Lisboa, em Lourinhã, este parque é um museu ao ar livre com mais de 120 modelos de dinossauros espalhados por quatro percursos, cada um representando uma era histórica da Terra. No edifício central, é possível ver diversas descobertas paleontológicas e, no laboratório, a preparação de fósseis em tempo real.

Museu Nacional Ferroviário
Este passeio vai desde as primeiras locomotivas a vapor até os trens do futuro, passando por tesouros como o trem real e o trem presidencial português. Há experiências com realidade aumentada e até um trem em miniatura onde as crianças podem passear. O Museu Nacional Ferroviário está em Entroncamento, a 30 quilômetros de Fátima. Entre os dias 28 e 30 de setembro deste ano, o espaço recebe o Festival Vapor – A Steampunk Circus, com música, cinema, jogos, livros, automóveis clássicos, desfiles e workshops.

Grutas da Moeda
A menos de dois quilômetros de Fátima, as crianças poderão entrar em uma caverna de verdade, com 350 metros de extensão visitável e até 45 metros de profundidade. A visita guiada percorre várias galerias naturais e o centro de interpretação ensina mais sobre o que foi visto. Os pequenos ainda aprendem muito sobre ciências, como o que são minerais, algares, estalactites e estalagmites.

Parque Biológico da Serra da Lousã
Uma espécie de zoológico, este parque cuida de animais típicos de Portugal, como javalis, texugos e veados. Além dos bichinhos, outras atrações são uma quinta pedagógica, um centro equestre e um labirinto de árvores. Está a apenas 25 quilômetros de Coimbra e oferece uma experiência imperdível junto à natureza.

Universidade de Coimbra
Por que uma das universidades mais antigas do mundo poderia interessar uma criança ou adolescente? Simples: é possível fazer paralelos entre ela e o universo de Harry Potter. Para começar, o uniforme tradicional dos alunos inclui camisa, gravata e longas capas pretas, assim como o dos estudantes de Hogwarts; a histórica Biblioteca Joanina é enorme e suntuosa, assim como a da escola de magia; e ainda há um nível subterrâneo com paredes de pedra e tapeçarias que mais poderia ser uma sala secreta do castelo!

Portugal dos Pequenitos
Também em Coimbra, Portugal dos Pequenitos é um parque temático que retrata a cultura portuguesa de forma lúdica, como casas típicas, monumentos significativos ou construções de arquitetura portuguesa de tamanho infantil. É um lugar absolutamente encantador, que aproxima os pequenos do país.

Passeio de moliceiro em Aveiro
Conhecida como a “Veneza Portuguesa”, a cidade de Aveiro é cortada pela ria e seus canais, por onde navegam os moliceiros. Essas embarcações tradicionais são coloridas, e um passeio a bordo delas é uma delícia em qualquer idade!

Museu Marítimo de Ílhavo
O bacalhau é um peixe importantíssimo na gastronomia portuguesa, e há uma história incrível por trás disso. Este museu, que fica perto de Aveiro, tem uma réplica dos barcos usados para a pesca do bacalhau, e conta como ela acontecia e porque os pescadores de bacalhau foram considerados heróis nacionais naquela época.

Sobre o Centro de Portugal

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Acesse www.centerofportugal.com.