Vermeil reedita linhas exclusivas de Janete Costa

Iluminação minimalista é tendência de decoração para residências e ambientes corporativos
27 de setembro de 2022
Nearshore outsourcing, entenda como essa nova tendência tem mudado a indústria
27 de setembro de 2022

A direção criativa é de Rodrigo Ambrosio

Iniciado em 2016 com a participação da família da arquiteta, curadora e designer brasileira Janete Costa e conduzido por Rodrigo Ambrosio, o projeto de resgate, pesquisa e aprofundamento da sua obra retoma o legado deixado por este nome pulsante do universo criativo brasileiro. Produzidas em madeiras selecionadas de forma artesanal pela Vermeil, Olinda, Borsoi e Amparo agregam um toque de contemporaneidade às linhas modernistas desenvolvidos para diversos projetos de hotelaria e residenciais assinados pela arquiteta.

Disponível em diversas opções de acabamentos de lâminas de madeira, a Olinda conta com modelos de mesa lateral e aparador, enquanto a Borsoi é composta por mesa de centro. Já a Amparo consiste em sofá e poltrona originalmente criado em alvenaria. “Janete não tinha limite criativo para os seus projetos, sempre ambientava os espaços com mobiliário de sua autoria. Embora, inicialmente, as bases dos assentos da Amparo tenham sido inteiramente produzidas em concreto e em diferentes tamanhos, seguimos os seus desenhos e respeitamos as proporções, reproduzindo sofás e poltronas com acabamentos primorosos”, explica o diretor criativo Rodrigo Ambrosio.

A história de Ambrosio com Janete Costa começou no ano 2000, quando foi residir no edifício Lagoa Mar, única obra deste porte da arquiteta em Alagoas. Inspirado por ela e por outros artistas modernistas que contribuíram para a edificação, como Acácio Borsoi, Burle Marx e Marianne Peretti, o profissional decidiu cursar arquitetura. Após conhecer membros da família, tomou conhecimento de peças que haviam sido criadas por Janete exclusivamente para suas obras, como o próprio Lagoa Mar. Desde então, passou a conhecer mais de perto o acervo, buscando marcas parceiras para reeditar tais criações. Além da linha de móveis para a Vermeil, objetos, revestimentos e luminárias em breve aportarão no mercado, fruto desta mesma pesquisa.

Sobre a Vermeil – “Artesaria”: a arte da marcenaria

Há 45 anos no mercado de móveis artesanais de alto padrão com marcenaria fina própria, customizada e personalizada, a Vermeil oferece peças que fazem parte da sua história, além de oferecer itens de design assinados por nomes como Bruno Rangel, Luis Pons, Fabia Queiroga, Janete Costa, entre outros.

Reconhecida por sua qualidade e acabamento diferenciado, além de produzir peças desafiadoras e extremamente personalizadas para os projetos de arquitetos e designers de interiores, a marca desenvolve um minucioso trabalho de “artesaria”, a arte da marcenaria.

Vermeil – “Artesaria”: a arte da marcenaria

@vermeil_moveis

#vermeilmoveis

http://vermeil.com.br/

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 785 – Jardim Paulistano – São Paulo