Verdi será tema de concerto do Coro da UFPR no Teatro da Reitoria

“O Tubo Rosa”
14 de outubro de 2019
Semana de Arte, Cultura e Literatura começa nesta segunda, 14, com exposição de quadrinhos inspirados em Alexander von Humbold
14 de outubro de 2019

Na próxima semana, de 17 a 19, o Coral da Universidade Federal do Paraná inicia mais uma temporada e desta vez somente com obras do compositor italiano Giuseppe Verdi

As apresentações que começam sempre às 20h30 marcam mais um aniversário do grupo, que completa 61 anos na quinta-feira (17de outubro). A regência e direção artística são do maestro Alvaro Nadolny.

Verdi que também aniversaria neste mês de outubro (nascido em 10/10/ 1813) será homenageado pelo Coro da UFPR que interpretará suas composições: Ave Maria, Stabat Mater, Laudi Alla Vergine Maria, Te Deum e Pai Nosso.

As obras foram escritas por Verdi depois de um desafio lançado em 1888 pelo compositor Adolfo Crescentini que publicou na Gazetta Musicale di Milano (importante periódico musical da Itália, na época) um conjunto incomum de intervalos que chamou de “escala enigmática” e desafiou os compositores a harmonizá-la. “Incentivado pelo artista Arrigo Boito em 1889 Verdi aceita e concretiza o desafio compondo a Ave Maria. Nos anos seguintes ele compôs as outras três peças: Stabat Mater, Laudi Alla Vergine Maria e Te Deum, conjunto de obras que foi publicado em 1898, com o título Quatro Peças Sacras. Foi nesse mesmo período que ele escreveu também o Pai Nosso. O Coro ao estudar essas obras, tem como objetivo explorar novas possibilidades de construção musical, nos quais o limite entre repouso e tensão é cada vez mais tênue”, explica o maestro.

Coro da Universidade Federal do Paraná – Fundado em 17 de outubro de 1958 pelo Maestro Mario Garau, o Coro da UFPR é dirigido há mais de 30 anos pelo maestro Alvaro Nadolny que se dedica à pesquisa, estudo e difusão da música erudita por meio do canto coral. Hoje o grupo se tornou um importante celeiro para novos cantores que integram grupos profissionais no Paraná e outros Estados. Também é um grande incentivador para novos regentes, compositores e professores de canto. A exemplo disso, nesse concerto estreia mais um jovem regente, Lucas Svolenski, aluno de Naldony e do curso de Composição e Regência na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Assim como ele outros regentes já surgiram, como é o caso de Felipe Biesek, formado em música e que atua como cantor, compositor e regente assistente de Alvaro Nadolny no Coro da UFPR.

Serviço:

Concerto do Coro da UFPR (Universidade Federal do Paraná)

Dias: 17, 18, 19 de outubro (de quinta a sábado), às 20h30
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299 – Curitiba – Centro)
Direção artística e regência: Alvaro Nadolny. Regente assistente: Felipe Biesek. Pianistas: Karina Gineste, Hermes Drechsel.

Entrada gratuita

Colaboração: Leite longa vida ou em pó (em prol do Instituto Semeando a Paz).