Tecnologia é o principal destaque do setor para este ano e promete moldar ainda mais o perfil do consumidor
O varejo brasileiro está em crescimento. O setor fechou 2023 com alta de 1,7%, segundo dados do IBGE, sendo o 7º ano de expansão consecutivo. Para 2024, a perspectiva é de que o setor avance em 1,5%, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Acompanhando esse ritmo, o especialista Breno Michel, Sales Director da Körber Supply Chain na América Latina, compartilha as tendências que ganharão força nos próximos meses. Para as empresas, é a oportunidade para entender onde direcionar os investimentos.
“Agilidade é a palavra que descreve bem o que esperar do varejo em 2024. Empresas devem buscar oferecer serviços cada vez mais ágeis, para atender clientes que desejam esperar cada vez menos. Menor espera em filas, menos tempo para finalizar uma compra, menor prazo de entrega do produto. E não apenas isso. Além de oferecer o melhor serviço, seja físico ou on-line, o consumidor brasileiro também vai desejar o menor preço do mercado”, explica Michel.
Esse movimento é comprovado pela pesquisa sobre o sentimento e os hábitos do consumidor, realizada pela McKinsey & Company. No ano passado, cerca de 89% dos brasileiros reduziram gastos, e, na hora da compra, 28% desses consumidores fizeram trocas, optando por produtos mais baratos. Além disso, 63% dos brasileiros entrevistados para a pesquisa E-commerce Trends 2024, no ano passado, afirmam que preferem comprar online em vez de lojas físicas.
Considerando esse cenário de consumidores cada vez mais conscientes e exigentes, somado à tecnologia disponível, o especialista detalha as principais mudanças que devem movimentar o varejo nesse ano.
“Os investimentos dos varejistas em tecnologia preparam as empresas para atender uma demanda de consumidores cada vez mais exigentes. As estratégias devem abordar um todo, não é só chamar as pessoas para comprarem na sua empresa. É preciso garantir a melhor experiência de compra, desde a forma como os produtos são armazenados nos centros de distribuição, até chegarem nas lojas ou na casa do consumidor. Tudo isso deve ser somado à comunicação da marca e aos princípios ESG. É um plano com várias etapas que conversam entre si, e que aumentam o sucesso do negócio”, complementa o executivo.
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