Vale a pena investir no mercado de nicho?

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A grande vantagem de um negócio nichado é que você se torna referência

Há tempos se fala dos impactos que as tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) vêm causando no comportamento dos consumidores. De fato eles estão cada dia mais exigentes, não podemos negar. Para muitos empresários isso pode assustar de alguma forma, mas para aqueles que estão atentos, este tipo de comportamento é visto como uma grande oportunidade.

É assim com quem decide investir no mercado de nicho. Na contramão do fluxo, empreendedores que enxergam uma oportunidade de negócio nichado têm grandes chances de se dar bem. Digo isso com propriedade, pois quando decidi investir no nicho de gelados, há pouco mais de oito anos, muitos desacreditaram, pois era um mercado que era explorado apenas pelas lojas de conveniências dos postos de combustíveis.

A grande vantagem de um negócio nichado é que você se torna referência. Venhamos e convenhamos, uma coisa é você oferecer um produto ou serviço que todos oferecem, que existe uma grande concorrência, outra coisa é você oferecer um determinado produto ou serviço que atende a necessidade de um grupo específico que não tem muitas opções.

Já dizia o filósofo, escritor e político Romano, Séneca: “Quem está em todo lugar não está em lugar nenhum”. Essa frase não apenas define, mas, sobretudo, contextualiza perfeitamente o problema de não se estabelecer um nicho de mercado.

Mas afinal, vale a pena investir em um segmento de nicho?

A resposta é sim! Isso porque existe um público em busca produtos ou serviços específicos que desejam ter suas necessidades atendidas de forma direcionada e que apresente soluções assertivas para suas dores. Confira a seguir as principais vantagens de um mercado de nicho.

  • Seu negócio se torna referência

Como já mencionei anteriormente, trabalhar com nicho faz você se tornar referência, pois sempre que pensarem no seu nicho você será lembrado e tido como referência.

  • Você conhece melhor as dores do seu público

Trabalhando com um nicho você consegue ter clareza sobre quem é o seu público, como ele se comporta, quais suas dores e necessidades e, principalmente, consegue identificar as soluções para sanar essas dores e anseios.

  • Identificação com seus clientes

O consumidor de nicho sempre sabe que o seu negócio vai oferecer para ele o que o mercado em geral não tem para oferecer, logo é um público que se identifica com o seu negócio e é mais qualificado para as suas ofertas.

  • Preços vantajosos 

Quando se trabalha com um mercado pouco explorado, geralmente, a concorrência é menor, logo, você consegue oferecer valores mais vantajosos o que vai refletir positivamente no lucro do seu negócio, pois o cliente tende a compreender essa diferença.

Concluo este artigo reforçando que sim, vale a pena investir em um mercado de nicho, pois existem ótimas oportunidades para quem busca empreender e quer oferecer um serviço ou produto com poucas opções no mercado. Contudo, é muito importante definir e estudar o nicho escolhido.

Photo by krakenimages on Unsplash