Vai praticar atividade física? Proteja os punhos

Russo Sergei Tchoban expõe seu trabalho pela primeira vez em Curitiba
16 de dezembro de 2019
Bebel Ritzmann recebe Prêmio ABIME na Assembleia de SP
16 de dezembro de 2019

Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão explica o que pode acarretar problemas e como evitá-los

Ano Novo chegando e, com ele, projetos para colocar em prática nos próximos 365 dias. Um dos mais comuns que integram a lista é dar início à alguma atividade física – musculação na academia ou crossfit, por exemplo.

No sobe e desce dos pesos nas mãos, o punho pode acabar lesionado e interromper a meta de focar em uma vida mais saudável. “O punho tem uma estrutura flexível, porém, bastante frágil, principalmente quando há movimentos repetitivos de grande impacto e de sobrecarga”, explica o presidente da SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão), Marcelo Rosa de Rezende.

As lesões mais comuns são causadas pelo manuseio inadequado dos pesos e pela execução de movimentos repetitivos. Quando a área sofre uma lesão traumática, dependendo do caso, é necessário passar por cirurgia. “Caso sinta fortes dores nas articulações do punho e região, a pessoa deve rapidamente procurar um médico”, alerta o especialista.

 

Como evitar lesões

Alongar a região do punho pode evitar problemas. “Apertar e soltar uma bolinha, por exemplo, como aquelas utilizadas em fisioterapia, ajuda a fortalecer o punho”, pontua o médico.

Com o passar do tempo e da prática da atividade, as articulações se adaptam à nova situação e se fortalecem, ficando menos vulneráveis às lesões. “Partindo de uma carga menor e menos frequente, a pessoa vai condicionando as articulações, tornando-as mais resistentes”, diz o Dr. Marcelo.

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.

Mais informações em http://www.cirurgiadamao.org.br/