Uso de óculos de sol por crianças

Artesanato regional ganha visibilidade e é fortalecido com plataforma de comércio virtual sustentável
10 de outubro de 2019
Feijoada do Bourbon Curitiba Convention Hotel conquista os curitibanos
11 de outubro de 2019

O item é obrigatório para blindar os olhos dos raios UVA e UVB, inclusive para os mais novos

Os óculos escuros são complementos obrigatórios ao tomar sol para proteger os olhos dos raios UVA e UVB. Mais do que um acessório estético, auxilia na prevenção de uma série de lesões oculares. E é por este motivo que crianças também devem utilizá-los, principalmente em atividades em que ficam expostas por muito tempo à luz solar.

“Os olhos dos pequenos são mais sensíveis que os dos adultos. Assim que a exposição ao sol for mais constante, e sendo possível o uso do equipamento de proteção pela criança, a utilização se faz necessária, pois muitas ficam expostas à luz solar brincando em parques, playgrounds, praias e demais locais abertos, o que pode acarretar em lesões a longo prazo”, afirma Dr. Fabio Pimenta, oftalmopediatra do Grupo H.Olhos.

Prevenir desde cedo

Com o ritmo de brincadeiras e do corre-corre da criançada, muitos pais não se incomodam com a qualidade dos óculos escuros, já que o item pode ser quebrado com mais facilidade. Mas, é importante destacar que é preciso verificar a qualidade das lentes, que devem ser capazes de filtrar entre 99% e 100% de toda a radiação ultravioleta.

“Os óculos devem possuir um selo que ateste a proteção UV. Optar por modelos de procedência duvidosa é mais crítico do que não usar nada, pois causa a dilatação da pupila devido à diminuição da luminosidade, e assim permite a entrada dos raios nocivos, o que não acontece com lentes de qualidade”, explica o especialista do H.Olhos.

Outros pontos também devem ser considerados em relação às lentes para as crianças: o ideal é que elas cubram a região ao redor dos olhos, para evitar danos às pálpebras causados pelo sol. Além disso, os óculos são uma barreira contra o vento, funcionando como um bloqueio contra poeira e partículas, que podem causar irritação e vermelhidão, evitando também o ressecamento dos olhos.

Sobre o Grupo H.Olhos
O Grupo H.Olhos é reconhecido no mercado há 36 anos, por promover assistência hospitalar especializada, segura e acolhedora, além de ser referência na prestação de serviços oftalmológicos, amparado em um conceito de medicina humanizada. O H.Olhos Paulista, localizado no Paraíso, e o H.Olhos ABC, localizado em São Bernardo do Campo, contam com pronto-socorro 24h, centro cirúrgico, centro de diagnóstico, centro de auxílio óptico e consultórios equipados com aparelhos de última geração voltados à saúde ocular. Fundada em 1984, a CERPO é uma das maiores redes de clínicas de oftalmologia de São Paulo, com cinco unidades.