Mudando atividades simples do dia a dia, é possível reduzir o gasto excessivo de água

Que a água é um recurso fundamental para a sobrevivência do ser humano, todos já sabem. Porém a maioria das pessoas não utiliza esse precioso líquido com consciência para um futuro sustentável. Por isso torna-se fundamental o consumo sem desperdícios — fazer a captação da água da chuva, para usá-la nos afazeres domésticos, reaproveitar a água de reúso gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas, entre outras ações.

Atividades simples do dia a dia — como lavar a louça — podem ser modificadas com foco em reduzir o gasto excessivo de água. Segundo estimativa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a cada 15 minutos que uma torneira fica entreaberta, são desperdiçados cerca de 117 litros de água. Um número bem alto, se considerarmos a quantidade de água recomendada para uso diário pela ONU, que é de 110 litros por pessoa.

Em pesquisas simples pela internet, é fácil achar diversos vídeos e postagens ensinando a tirar gordura da louça e economizar a água e o detergente na hora de lavar. Alguns mostram até como se deve empilhar a louça suja antes de pegar na esponja ou ainda exibindo formas mirabolantes de se livrar dos cheiros que ficam nos pratos, talheres e copos, mas é mais simples do que parece. “O melhor é sempre optar por detergentes que sejam concentrados, pois possuem uma ação mais potencializada, e controlam a quantidade que está sendo usada”, afirma Cristina Gaspar, gerente de Marketing da Casa KM.

Existe uma falsa impressão de que colocar mais produto significa mais “força” e, consequentemente, mais limpeza, mas a verdade é que o importante é seguir as recomendações dos fabricantes. Como os concentrados rendem mais, basta colocar apenas algumas gotas na esponja ou, se preferir, em um pequeno recipiente com água e ir enxaguando a louça. Isso faz com que a reação de limpeza comece e não seja necessário utilizar o detergente diversas vezes.

E quando os utensílios domésticos estão limpos, mas ainda têm algum odor? Já tem nas prateleiras dos supermercados produtos que reforçam a função de eliminar cheiros e gerar mais economia. “Um bom exemplo é o lava-louças Gel Care 30, da Casa KM, que além da limpeza comum, vem com uma tecnologia que elimina o odor de ovo e gordura, em todas as suas quatro versões — Deo, Aloe Vera, Proteína e Limão-Siciliano —, além de ser concentrado, rendendo 30% a mais que a versão anterior”, informa Gaspar.

No entanto ela conta que existem dicas simples, que não dão trabalho algum e facilitam bastante todo esse processo:

  • Faça uma limpeza prévia com uma esponja seca antes de lavar.
  • Use a torneira aberta apenas para umedecer um pouco a louça na hora de ensaboar.
  • Deixar as louças mais sujas e engorduradas por último, geralmente na ordem copos, talheres, pratos, vasilhas e panelas. Assim, não há risco da gordura que fica na esponja se espalhar para outras peças e ter que usar mais detergente do que o necessário.
  • As louças mais engorduradas devem ficar de molho em água quente com algumas gotas de detergente.
  • No enxágue, a sequência é a mesma da lavagem, e as peças devem estar todas juntas, sempre procurando economizar o uso da água — não abrindo toda a torneira — para que não haja desperdício.
  • A secagem natural é a mais recomendada, já que panos de prato podem acumular bactérias.
  • Utilize detergentes concentrados, dermatologicamente testado e que tenham como benefício um eliminador de odores, como o Gel Care 30, da Casa KM.
  • A troca da esponja deve ser feita semanalmente.

Com essas dicas, dá para realizar o uso consciente da água, economizar na conta do fim do mês e ainda ter uma boa higienização da louça.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.