Urbia Cataratas assina contrato de concessão do Parque Nacional do Iguaçu

Dia Mundial da Síndrome do X Frágil: vendas da Brød Bakery e do Madero Steak House serão revertidas em exames de diagnóstico
22 de julho de 2022
Anantara Hotels, Resorts & Spas inaugura primeiro hotel da América do Sul no Brasil
22 de julho de 2022

Após outorga de 375 milhões, consórcio entre Grupo Construcap e o Grupo Cataratas vai investir mais de R$ 600 milhões na ampliação e modernização do Parque

A Urbia Cataratas S.A., consórcio formado entre o Grupo Construcap e o Grupo Cataratas, assinou junto ao Governo Federal o contrato de concessão destinado à operação dos serviços turísticos do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga a famosa queda d’água na fronteira do Brasil com a Argentina. O consórcio formado entre as duas empresas levou o leilão de concessão por 30 anos ao oferecer R$ 375 milhões de outorga ao governo federal, ágio de 350% em relação ao lance mínimo, de R$ 83,4 milhões.

“Nosso projeto foi inspirado nas principais experiências mundiais e nosso objetivo é transformar o Parque Nacional do Iguaçu em um parque de natureza referência mundial, promovendo o turismo e o desenvolvimento econômico da região aliados a educação ambiental e as melhores práticas ESG”, afirma Pablo Mórbis, CEO do Grupo Cataratas, atual gestor do contrato.

Com isso, a Urbia Cataratas S.A. é a responsável pela prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos no Parque Nacional do Iguaçu, incluindo o custeio de ações de apoio à conservação, proteção e gestão. A empresa, criada com proposto específico (SPE), passa a ser a concessionária responsável pela gestão dos 95.602 hectares, correspondente às áreas de uso público.

“Esse contrato é um marco em investimento em ativos naturais brasileiros, que vai proporcionar ainda mais melhorias na experiência dos visitantes, com respeito integral à flora e faunas locais, além de contribuir para aumentar a competitividade do turismo brasileiro internacionalmente”, afirma Roberto Capobianco, presidente do Grupo Construcap.

Foz do Iguaçu é a terceira cidade brasileira mais visitada para turismo de lazer no Brasil e mais de 70% dos visitantes de Foz vão ao Parque Nacional do Iguaçu. Entre os investimentos previstos estão um novo sistema de transporte, o qual passará pelas principais estações, novo teleférico mobilidade ativa com a requalificação de trilhas, ciclofaixas e demais modais que permitam maior imersão do usuário com a natureza, implementar serviço de alimentação, atividades aquáticas como SUP, caiaque para todos os visitantes e embarque e desembarque em barco motor à combustão para conduzir o visitante até a marina que será construída fora do parque. O plano de transição operacional tem previsão de início da operação a partir de dezembro de 2022.

Sobre o Grupo Cataratas – O Grupo Cataratas, principal empresa de turismo sustentável do país, à frente da concessão do PNI desde 1999, é reconhecido pelos serviços voltados ao ecoturismo aos principais Parques Nacionais do Brasil e gestão de atrativos de bem-estar animal, reúne, hoje, seis atrativos de Foz do Iguaçu à Fernando de Noronha.

Três vezes eleita a companhia mais sustentável na área de Turismo e Hotelaria no Brasil (Revista Exame – Guia Exame de Sustentabilidade), o compromisso com a sustentabilidade e a conservação estão no DNA do Grupo Cataratas.

Para mais informações, acesse:

www.grupocataratas.com

https://www.instagram.com/grupo.cataratas/

https://www.facebook.com/GrupoCataratas.SA
https://www.linkedin.com/company/grupo-cataratas/