Universo intestinal: desvende os mistérios da saúde através da digestão

Casa aquecida para os dias de inverno
24 de julho de 2023
Aplicativo de mobilidade urbana já contabiliza mais de 120 mil entregas no Sul do país em 2023
24 de julho de 2023

Tal qual o universo, no emaranhado de cada um de nós, vivem galáxias feitas de órgãos, células e hormônios ao redor das quais a saúde orbita. Do complexo e refinado conjunto de sistemas que formam o corpo humano, o digestório reluz num organismo saudável

O intestino funciona como passagem obrigatória para absorção de nutrientes, mas também como filtro para vírus, bactérias e fungos – o que confere a ele a função de barreira da imunidade.

Mas, não apenas. A produção de um dos principais hormônios do bem-estar ocorre logo ali, onde, supostamente, terminaria a vida útil dos alimentos ingeridos.

Grande estrela da constelação hormonal ligada à alegria, 95% da serotonina se encontra no intestino. Fato que ilustra a conexão entre o trato gastrointestinal e o sistema nervoso e exemplifica porque o intestino é chamado de segundo cérebro.

Astros, planetas, estrelas

O sistema digestório engloba muito mais que estômago e intestino. Como no cosmo, o trato gastrointestinal inclui outros elementos envolvidos no caminho percorrido pelo alimento desde que chega até a hora em que sai do corpo humano.

Minúcias à parte, esse sistema é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e órgãos associados, como fígado e pâncreas, além de glândulas acessórias, a exemplo das salivares.

Embora a passagem pela boca pareça a mais rápida, quando avaliado todo o percurso, é na primeira etapa que ocorre a liberação de enzimas essenciais para o sucesso da digestão.

“É a partir da mastigação na cavidade oral e da liberação das enzimas pelas glândulas parótidas, submandibular e sublingual, que nós vamos transformar o alimento em bolo alimentar”, explica o professor do Puravida Prime e nutricionista especialista em modulação intestinal, Murilo Pereira.

A seguir, o bolo alimentar passa pelo esôfago em direção ao estômago, onde o alimento é reconhecido, aumentando a produção de ácido clorídrico. Segundo Murilo, o pH durante o processo de digestão, para que haja a homeostase ácida, deve ficar em torno de 1 a 2, até 2,5.

Depois de atingir a homogeneidade da acidez, o alimento parte em direção ao intestino delgado, onde há o maior número de processos de quebra, chamados de hidrólise – o hidro vem da palavra água, já que, nessa etapa, o elemento é fundamental para o aproveitamento dos nutrientes.

“O intestino delgado tem áreas como o início, o meio e o final. E cada uma dessas áreas tem responsabilidade pela absorção de compostos distintos”, detalha o professor do Puravida Prime.

Após serem devidamente absorvidos, no intestino grosso o foco é a absorção da água e dos sais minerais. E é justamente a quantidade de água nas fezes que ajuda a avaliar como está a saúde intestinal.

Escala de Bristol
Dividida em sete classificações, a escala médica inglesa foi pensada para identificar, por meio da aparência e textura das fezes, qual a velocidade do trânsito intestinal.

Quando sólidas e fragmentadas, indicam prisão de ventre; quando líquidas acusam disenteria. E, além da leitura mais óbvia para leigos, as informações visuais indicam ainda intolerâncias alimentares, doenças intestinais e até o uso de medicamentos.

Microbiota das estrelas
O produto final do que é digerido pelo organismo reflete o estado da microbiota intestinal – que é o conjunto de microorganismos (leia: bactérias, vírus e fungos!) que povoam o trato gastrointestinal.
Idealmente, há de se ter a prevalência das boas bactérias e o controle das bactérias patogênicas, que causam as doenças.

Para isso, a solução indicada é investir na alimentação de qualidade, voltada aos alimentos in natura. Quanto menos industrializados e ultraprocessados, melhor.

“Nós temos que dar prioridade a comer comida ‘que estraga’. Essa comida que tem vida, tem compostos fenólicos, tem nutrientes, tem microrganismos. Quanto menos alimento processado, mais estímulo da nossa camada de mucina e do nosso galt (tecido imunitário) e por isso mais barreira protetora”, conta o especialista.

Bom lembrar
O intestino é considerado o segundo cérebro do corpo humano graças às funções que desempenha – de conexão com o sistema nervoso e produção de diversos hormônios, inclusive, ligados ao bem-estar.

Para manter o processo de digestão equilibrado, é preciso investir na alimentação de qualidade, a fim de criar um ambiente favorável à manutenção das boas bactérias. São elas que garantem a eficiência da barreira imunológica presente no intestino.

Com uma microbiota intestinal equilibrada, todo o organismo funciona melhor e o resultado é o conjunto de corpo e mente saudáveis.

Sobre a Puravida:

A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.

foto: Unsplash