+Unidos e Instituto Embraer promovem ação de incentivo à jovens estudantes mulheres em tecnologia

Designer curitibano assina peças para Faustão, Casemiro e Gabriel Jesus
10 de agosto de 2018
Pérola Negra: cerveja artesanal lança sua quarta edição
10 de agosto de 2018

Acontecimento contará com a presença de estudantes bolsistas de excelência acadêmica do Instituto Embraer e profissionais convidadas.

Na primeira quinzena de agosto (13), o Grupo +Unidos e o Instituto Embraer realizarão na cidade de São Paulo o evento Mulheres em STEM. O encontro, que conta com a participação de lideranças femininas no setor de exatas e tecnologia, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento acadêmico e profissional de jovens mulheres.

Para conduzir as discussões sobre igualdade de gênero em carreiras de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática), o debate contará com Camila Achutti (fundadora e CEO da MasterTech), Paula Paschoal (diretora geral do PayPal Brasil), Roseli de Deus Lopes (professora e pesquisadora da Escola Politécnica da USP) e Desuíta Campelo (digital factory transformation leader na Embraer).

O projeto surgiu a partir da parceria firmada entre o Grupo +Unidos e o Instituto Embraer, duas organizações sem fins lucrativos que buscam o desenvolvimento educacional e social de jovens no Brasil. Em conjunto, as entidades concedem bolsas de custeio de despesas a estudantes mulheres de baixa renda que estão cursando o ensino superior em carreiras de STEM.

O segmento de STEM representa um campo crescente da economia e do mercado de trabalho. No entanto, ainda que as mulheres já representem mais do que 50% de taxa de ocupação nas Universidades brasileiras, a atuação feminina em ciências exatas ainda é incipiente. Conforme estudo divulgado pela ONU Mulheres, 74% das meninas possuem interesse na área, mas apenas 30% seguem efetivamente uma carreira relacionada.

Alinhando-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Nações Unidas, o Grupo +Unidos e o Instituto Embraer consideram o fomento dessa agenda, representada no ODS 5 – Igualdade de Gênero –, fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

Segue abaixo o perfil das palestrantes e a programação completa:

Camila Achutti (Fundadora e Diretora Chefe de Tecnologia da MasterTech)

Fundadora da consultoria em inovação Ponte 21 e da plataforma de educação em tecnologia Mastertech. Formada em Ciência da Computação pela USP e também mestranda pela mesma instituição, estagiou no Google na Califórnia e trabalhou para a Iridescent Learning, ONG americana de educação a distância do movimento maker. Decidiu voltar para o Brasil e empreender para fazer o que ama: mostrar o poder de transformação da tecnologia e do empreendedorismo.

Paula Paschoal (Diretora Geral do PayPal Brasil)

Desde junho de 2017, Paula Paschoal é diretora geral do PayPal Brasil, sendo responsável pela expansão dos negócios locais e pelo relacionamento com as autoridades regulatórias. Desde dezembro de 2015, a executiva ocupava a diretoria Comercial do PayPal no Brasil, liderando o atendimento a grandes contas, além da área de SMB. Antes disso, desde julho de 2010, Paula foi diretora de Vendas e Desenvolvimento de Negócios do PayPal no País, período em que alcançou resultados expressivos na conquista de novos clientes e na expansão de parcerias já estabelecidas. A executiva é formada em Administração de Empresas pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e foi, de 2007 a 2010, head do site Fnac.com.br.

Roseli de Deus Lopes (Professora e Pesquisadora da Escola Politécnica da USP)

Pesquisadora de tecnologias aplicadas à educação e professora livre-docente do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Trabalha como pesquisadora no Laboratório de Sistemas Integráveis da USP desde 1988 por meio do qual tem contribuído no desenvolvimento de pesquisas no que diz respeito ao uso de Tecnologias para a Educação. Em 2003 Roseli criou, e segue coordenando, a feira brasileira de ciências e engenharias voltada para estudantes pré-universitários, FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), referência em movimentos de ciência jovem no Brasil.

Desuita Campelo (Digital Factory Transformation Leader na Embraer)

Recifense, se formou em engenharia eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de onde ingressou em programa de especialização de engenheiros da Embraer (PEE) em parceria com o ITA, onde obteve o título de mestre em Engenharia Mecânica e Aeronáutica. Atuou mais de 10 anos no desenvolvimento de sistemas críticos embarcados para o controle da aeronave em diversos programas aeronáuticos, passando pela aviação executiva, comercial e de defesa. Tem como paixão a Inovação e o Intraempreendedorismo.

Cronograma de atividades:

09h00 – Coffee e boas vindas

09h30 – Apresentação +Unidos e Instituto Embraer

10h00 – Início do painel

(*) Considerando a mediadora Camila Achutti (Mastertech) e as painelistas Paula Paschoal (PayPal), Roseli de Deus Lopes (POLI USP) e Desuíta Campelo (Embraer), com aprox. 10 min de fala cada.

11h30 – Diálogos interativos: dinâmica com estudantes

12h30 – Encerramento

Informações gerais

Mulheres em STEM

Data: 13 de agosto, segunda-feira

Horário: 9h até às 12h e 30 minutos

Local: Auditório do Civi-Co (http://civi-co.net/)

Endereço: R. Dr.Virgílio de Carvalho Pinto 445, São Paulo – SP[9]

IMPORTANTE: caso tenha interesse em participar, confirme via e-mail: contato@maisunidos.org

Sobre o Instituto Embraer

O Instituto Embraer de Educação e Pesquisa foi criado em 2001, com o objetivo de investir o capital social privado da Embraer em programas voltados para educação. As iniciativas têm como base três frentes de atuação: educação, engajamento com a sociedade e preservação da memória. As iniciativas são conduzidas de forma alinhada ao poder público, parceiros locais e empregados voluntários engajados. Há ainda crescente participação das comunidades locais na definição de prioridades estratégicas, por meio de consultas públicas e pesquisas de opinião.

Sobre o +Unidos

O +Unidos, associação sem fins lucrativos, é um grupo de fundo de investimento social idealizado pela Embaixada Americana, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O Grupo, formado por grandes empresas atuantes no Brasil, tem trabalhado desde 2008 na capacitação dos jovens brasileiros por meio do desenvolvimento de iniciativas voltadas à educação e à formação tecnológica, propondo uma nova forma de pensar os esforços em responsabilidade social que são hoje realizados no país.

Para mais informações, acesse: www.maisunidos.org