Um dos prédios mais altos do País é palco de prova surpresa de crossfit

Como a meditação pode ajudar no combate à insônia
27 de outubro de 2023
Bares da capital mineira fazem últimos preparativos para abertura da 7ª edição do Botecar
27 de outubro de 2023

Competição Cerrado Interbox desafiou competidores de todo o Brasil que se reuniram em Goiânia

Criado nos Estados Unidos em 2000 por por Greg Glassman, o crossfit é uma modalidade esportiva que tem como objetivo melhorar a capacidade física, respiratória, o condicionamento e a resistência muscular por meio da combinação de diversos exercícios que são realizados em treinos de alta intensidade. No Brasil desde 2009, a prática caiu no gosto dos brasileiros. Hoje se vê “boxes”, como é chamado o local de treinamento, por todo o país.

Atualmente, o Brasil conta com 613 boxes afiliados à marca crossfit. Se considerarmos os não afiliados esses números aumentam bastante. No início do mês aconteceu em Goiânia a 6ª edição do Cerrado Interbox, uma competição entre os praticantes da modalidade. “É um teste físico completo, teste de força, de resistência, com movimentação de objetos, precisão de movimentos, coordenação motora”, explica Guilherme de Souza Gomes Oliveira, um dos organizadores do evento.

O Cerrado Interbox acontece em três dias e no primeiro houve uma prova surpresa realizada no Órion Business & Health Complex, em Goiânia. Competidores de todo o país subiram as escadas do edifício, do subsolo até o heliponto. Ao chegarem ao topo ainda tiveram outras provas, em bicicletas ergométricas e carregando peso. “Todos ficaram impressionados com a dimensão do empreendimento e também encantados com a vista do topo. Eles chegavam cansados, mas mesmo assim queriam registrar o momento”, conta Guilherme.

De acordo com ele, no Órion participaram apenas atletas da categoria mais avançada, foram 68 no total, divididos em 17 times com quatro integrantes, sendo dois homens e duas mulheres. “Todo ano buscamos algo inovador e desafiador para os competidores. Eu vi uma prova em Dubai onde eles subiram as escadas do prédio mais alto de lá e me inspirei nisso para escolher o Órion, que é o edifício comercial mais alto de Goiânia e um dos maiores do país também. E aqui além das escadas complementamos com outras provas no heliponto”, detalha o organizador.

Em relação à prova surpresa Guilherme de Souza explica que os atletas só ficaram sabendo como ela seria ao chegarem ao Órion. “Não adiantamos nada para poder tirar o competidor da sua zona de conforto, ele não tem tempo de montar uma estratégia prévia, apenas na hora. O crossfit tem uma frase que é ‘Você se prepara para o inesperado’, então é para proporcionar essa experiência para eles, para se conhecerem ao máximo e se testarem de uma maneira inesperada”, ressalta.

divulgação