Um apartamento contemporâneo com jeito de casa para viver feliz e receber em grande estilo

RIMOWA lança sua primeira pop up store em Beverly Hills e apresenta nova identidade visual
31 de janeiro de 2018
Refrescando com elegância
31 de janeiro de 2018

Para dar vida aos desejos de morar dos proprietários deste apartamento de 146m2 localizado no centro de Florianópolis, o escritório +2 Arquitetura, dos arquitetos André Manara e Luciana Decker, criou um projeto que privilegia a integração entre os ambientes sociais – sala, cozinha e sacada – trazendo cores e texturas de forma moderna e despojada aos espaços de convívio

Um piso único foi a escolha para a integração da área comum. “Adotamos um piso marmorizado branco com veios em tons de cinza, criando um pano de fundo para o mobiliário com tons neutros escuros – preto fosco e alto brilho, madeira em tom médio e pastilhas de porcelanato marmorizado na cor preta. Estas tonalidades conferem ao apartamento uma sensação de requinte e aconchego”, explica Manara.

No living um sofá em linho cinza e cortinas de linho e crochê na mesma tonalidade se juntam às poltronas reclináveis em couro marrom e namoradeira na cor Tiffany; as mesas de centros em dois níveis e cores geram um movimento descontraído, reforçado pelos 03 pendentes acima dessas mesas, em alturas e com dimensões diferentes.

A demarcação do living e da sala de jantar fica por conta dos tapetes com textura geométrica. A mesa de jantar com 08 lugares em vidro preto e cadeiras em linho com detalhe pespontado garantem requinte a este espaço, que recebe pendente na cor bronze com lâmpadas de filamento de led. Junto ao ambiente de jantar foi criada uma cristaleira destacada pelo uso de fita de led e de aparador para apoio.

Entre a cozinha e a sala de jantar foi criada uma bancada revestida em Dekton Kelya, revestimento de alta resistência à variação de temperatura, abrasão e manchas. Na bancada foi instalado cooktop com coifa permitindo o ato de cozinhar integrado ao restante da área comum. Foram utilizadas banquetas Bertoia na cor bronze e assento em couro preto.

A cozinha foi formatada de forma linear a fim de facilitar o seu uso e organiza o fluxo até a área de serviço. Foi adotado MDF liso com tom médio e portas de vidros com perfis na tonalidade bronze. Dois elementos quebram a neutralidade do ambiente: o uso do revestimento de tijolos no fundo dos nichos e um painel com arte visual (em preto e branco) bem alegre.

Junto à sala, a sacada cumpre papel importante de receber as pessoas através da colocação de uma mesa em compensado naval e vidro que parece flutuar preso apenas à bancada de apoio da churrasqueira. As cadeiras, o banco em fibra sintética preta e madeira juntamente com o sofá em tecido próprio para áreas abertas possibilita que até 10 pessoas de reúnam para refeições ou, apenas para curtir a bela vista da sacada do apartamento. Para fechamento da churrasqueira, foi criado um biombo articulado que fecha e pode ser guardado nas gavetas.

O lavabo, ambiente pequeno, mas não menos importante recebeu um olhar especial. Cores escuras no piso e paredes com o uso de porcelanato e papel de parede evidenciou a bancada em porcelanato com cuba esculpida. A iluminação localizada valoriza a dramaticidade do espaço. Reforçando este ar especial, foi usado vaso sanitário preto fosco e metais na cor red gold Deca.

Toda a área interna recebeu piso laminado amadeirado. O corredor de acesso às suítes e escritório foi transformado numa galeria de quadros de diversos tamanhos e modelos com fotografias pessoais do cliente. Para a iluminação do espaço foi adotado trilho com spots direcionáveis o que reforça a ideia de exposição. No fundo do corredor, foi projetado um armário de apoio com portas em espelho a fim de ampliar o ambiente.

A criação do escritório cumpriu requisitos bem específicos: a área de trabalho propriamente dita com bancada e armários em mdf amadeirado e cinza grafite; painel de TV para uso recreativo do espaço; armário para guardar álbuns de fotografia de diversos tamanhos e modelos e espaço para guardar roupas excedentes. Um ponto diferenciado deste espaço é a porta do armário com a impressão da imagem da ponte Hercílio Luz, um dos principais cartões postais da cidade.

A suíte de hóspedes recebeu tons neutros e texturas na tonalidade azul na colcha da cama e no papel de parede listado. A cabeceira em veludo tom fendi compõe com a cor do MDF usado no mobiliário. Criados mudos com desenhos diferentes, quadros soltos e espelho grande apoiado complementam a decoração do espaço e reforçam o ar leve e despojado desse espaço.

A suíte da filha adolescente sai do clichê e adota cores neutras e fortes, o que reforça a personalidade da cliente. Detalhes em espelhos, pendentes laterais em cristal reforçam o ar elegante do dormitório. Abaixo da janela, foi criado banco com futon em veludo igual ao usado na cabeceira, e na parte inferior foi usado para sapateira. Os criados mudos são móveis com desenho exclusivo para o quarto.

A suíte principal segue um conceito mais clássico conformada com tons pastéis e tom marrom na marcenaria, colchas, cortinas e cabeceira. Para o tapete foi adotada uma peça com textura geométrica a fim quebrar um pouco com a rigidez do ambiente. No mesmo ambiente foi criado um espaço de maquiagem com apoio para cosméticos e gavetas para joias com divisor em veludo. Ressaltamos o desenho contemporâneo da cadeira em couro.

No banheiro, mantivemos o conceito dos quartos com o uso de porcelanato marmorizado no piso e nos nichos das áreas molhadas. A bancada em Corian branco com as cubas esculpidas e prateleira superior de apoio conversam com o restante do ambiente e garantem a funcionalidade e beleza do ambiente.

www.maisdoisarquitetura.com.br